quarta-feira, 29 de junho de 2011

Inesquecíveis canções IX - Unchained Melody

Richard Jakubaszko
Uma das mais belas canções de todos os tempos. The Platters a imortalizaram, mas foi interpretada de forma magistral também por mitos imortais como Elvis Presley e Tom Jones.

Aqui neste post 4 interpretações inesquecíveis:

Elvis Presley (em seu último show, em 1977)


The Platters
Ghost - cena do filme (Righteous Brothers)

Tom Jones
_

terça-feira, 28 de junho de 2011

Os 22 tipos de orgasmos femininos

Richard Jakubaszko
Tem coisas que os homens não entendem. Nem as mulheres. Pois essa questão do orgasmo feminino é uma delas. Aqui abaixo listo os 22 tipos de orgasmos femininos existentes, selecionados por especialistas. Colaboração do engenheiro agrônomo José Maria Fernandes dos Santos.

01 – Asmática
Uhh! Uhhh! Uhhh!
02 – Geográfica
Aqui! Aqui! Aqui!
03 – Matemática
Mais! Mais! Mais!
04 – Religiosa
Ai meu Deus! Ai meu Deus!
05 – Suicida
Eu vou morrer! Eu vou morrer!
06 – Homicida
Não para, senão te maaaaaatoooo!!!
07 – Suicida 2
Acaba comigo! Me mata! Me mata!!!
08 – Sorveteira
Ai, Kibon! Ai, Kibon! Ai Kiboooon!
09 – Zootecnista
Vem, meu macho!!! Vem, meu Macho!!!
10 –Torcedora
Vai! Vai! Vai!
11 – Professora de Inglês
Ohhh!!! YES!!! Ohhh!!! My God!!!
12 – Margarina
Ai, Delícia! Ai Delíííííícia!
13 – Negativa
Não! Não! Não!
14 – Positiva
Sim! Sim! Siiiiim!
15 – Desbocada
Puta que pariu! Vai, filho da puta, vai!!!
16 – Serpente Indiana
Ssssssssssim!!! Ssssssssssim!
17 – Professora
Sim, isso! Por aí! Exato, isso!
18 – Sensitiva
Tô sentindo!!! Tô sentindo!
19 – Desinformada
O que é isso??? O que é isso???
20 – Degustadora
Ai, gostoso! Gostoso! Gostoso!
21 – Cozinheira
Mexe! Mexe! Mexe!
22 – Casada
Olha só! A empregada não limpou o lustre! 


Se vc for mulher: com quem vc se identifica?
Se vc for homem: com qual delas vc vc observa isso?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O 5ão Paulo é freguê5

Richard Jakubaszko
Não sou corintiano, mas gosto que me enrosco de um debate esportivo e cultural...
A nova nota do Real, ilustrada por uma de nosssas avis raras, foi bem aceita lá na avenida Marginal... Ninguém entende, entretanto, porque o Banco Central usou a cor estranha em que foi impressa...

O jogo de ontem gerou hoje uma série de debates, alguns dignos de registro, como a comparação do futebol com a vida, tipo "Todo mundo sabe que não adianta colocar jogador contrariado em campo. A alma do time estava na Avenida Paulista, e não no Pacaembu..."
E por aí vai...

Teve também a comparação entre futebol e o comércio, quando afirmam que "O São Paulo é freguês fiel, volta sempre"...

Há gente perguntando por aí se o Ceni vai virar avicultor, depois de se aposentar, de tanto que ele gosta de um frango. Já os economistas e também os matemáticos derramam-se em dúvidas sobre se os cinco de ontem serão descontados dos cem...

Um amigo santista me contou que Rogério Ceni engoliu um frango na derrota por 5 a 0 para o Corinthians só para o São Paulo não tomar de 4!

E outro amigo, este palmeirense, afirmou que os dirigentes do São Paulo devem estar cansadérrimos! Num momento foram à Parada Gay e no seguinte a um velório no Pacaembu, tudo no mesmo dia. Sabe lá o que é isso?

Alguém merece?
_

sábado, 25 de junho de 2011

Na FEICORTE, o marketing das carnes vermelhas.

Richard Jakubaszko 
Estamos sempre em tempos de debates, de mudanças, de revoluções. Semana passada fui até a Feicorte, em São Paulo, o que é incomum para mim, pelo fato de a agricultura ser a minha praia na revista DBO Agrotecnologia. Mas gosto que me enrosco de carnes vermelhas, e por isso fui passear na Feicorte.

Muitas novidades, muita agitação. Riquezas correndo a solto, os preços da carne andam bons para os pecuaristas, sobra um troco bom para todos os fornecedores...

No estande da CV fico conhecendo o cardiologista e pecuarista Wilson Rondó Jr., também escritor, que acaba de lançar o livro "Sinal Verde para a Carne Vermelha". Trocamos "figurinhas" e opiniões a respeito do marketing das carnes vermelhas, assunto deste post, e que comento mais abaixo. Saímos do encontro, eu e Demétrio Costa, da DBO , com 2 livros autografados, depois de pagar R$ 58,00 pelos 2 exemplares, é claro.

Ainda no estande da CV encontramos Carlos Viacava, nosso ex-ministro interino da Fazenda dos tempos difíceis do Plano Cruzado. Agendamos um possível almoço de confraternização com Sebastião Guedes para os próximos dias. Ainda nem falei com Guedes...

No estande da DBO recebemos a simpática visita do amigo nonagenário (97...), e sempre com muita lucidez, enorme disposição e invejável saúde, Fernando Penteado Cardoso acompanhado de seu filho, Eduardo, muita conversa, muita tecnologia rolando na perspectiva, a pecuária evoluindo. A saúde, diz o Dr. Fernando, é uma questão de sorte, dele, é claro...

Volto a bater pernas pelos corredores da Feicorte, e topo com muitas figuras amigas do agronegócio, primeiro com o engenheiro agrônomo Alcides de Moura Torres Jr., o Scot, depois com Carlão, da Publique, e logo adiante, no estande da Matsubara, com Marisa Rodrigues, da Activa, depois com Paulo Roque, agora na assessoria de imprensa da Publique, noutro corredor com Bruno Blecher, agora na Globo Rural, e adiante com Marli Coimbra, ex-Publique, agora trabalhando por conta própria em assessoria de comunicações. Desencontro com Sidnei Maschio, do DBO na TV, lá do TerraViva, POIS na véspera ele tinha autografado no estande da DBO seu livro de poesias e versinhos caipiras. Uma festa essa Feicorte.

Nas salas de palestras encontro Miguel Cavalcanti, da BeefPoint, testando um novo formato de palestras. Montou aquilo que apelidei jocosamente de "palestração precoce", ou seja, palestras de 5 minutos de apresentação e outros 5 de debates. Parece que funciona, muita gente gostou. Vamos ver se pega a novidade. Para provar que funciona Miguel proferiu, ele próprio, a palestra de abertura, e que recebi ontem em vídeo, incorporada na newsletter da Agripoint, e que reproduzo a seguir.
Depois de o leitor assistir o vídeo leia abaixo os comentários que fiz sobre o tema.


Entre a palestra de Miguel Cavalcanti e o livro do Dr. Rondó há pontos convergentes, e tem marketing de carnes vermelhas embutido. Como sabemos, marketing e propaganda é coisa muito séria, além de dispendiosa de se fazer. E sempre exige especialistas.

Tratei do marketing das carnes vermelhas em meu livro Marketing da Terra (Editora UFV, da Universidade Federal Viçosa, 2006), onde dediquei um capítulo inteiro sobre o debatido e pouco conhecido tema. O livro teve boa repercussão em vários dos outros tópicos abordados (soja, milho, trigo, frutas, hortaliças, cooperativismo, transgênicos etc.), mas foi pouca no capítulo sobre as carnes vermelhas. Eu imaginava que, dada a minha natural "agressividade" na abordagem, por vezes cheia de testosterona oriunda das carnes vermelhas, muita gente lia e não concordava com as minhas maluquices sugeridas, entre elas a de que o marketing das carnes vermelhas precisaria enfrentar o problema com coragem de gente grande. Assim, no livro eu afirmava, sem apoio médico e sem referências na literatura ou de bibliografia científica, que carne vermelha faz mais bem do que mal, e fiquei achando que exagerara nas minhas afirmações...

Depois de alguns meses de o livro ter sido editado fiquei muito feliz e honrado por ver o capítulo em causa ser publicado no site do cardiologista gaúcho Rui Peixoto, vejam e leiam: http://cardiologistaruipeixoto.com.br/2009/04/12/o-marketing-das-carnes-vermelhas/

A partir daí fiquei "cheio de prosa, metido e cheio de si", como dizia minha avó materna... Afinal, essa era a comprovação (científica, né não?) de que a medicina não apenas rendia-se ao marketing, mas ao bom senso. Era a prova final de que aquilo que eu havia sugerido tinha fundamento. Apenas fui, talvez, reconheço, um pouco açodado e quem sabe agressivo demais, aliás, essa é uma recomendação de prudência feita por Miguel Cavalcanti na sua palestra, e com a qual deve-se ter alguns cuidados, é claro. Brasileiro não gosta de propaganda comparativa, mas uma prática comum na Europa e EUA.

Para quem já leu o texto lá no site do Dr. Rui Peixoto é fácil entender, agora, as minhas críticas ao FDA (Food and Drug Administration), e se o visitante deste blog vier a ler o livro do Dr. Rondó, ele também médico e cardiologista, irá verificar que a estrada desse marketing começa a ser terraplaneada, ou, quem sabe, começa até a ser asfaltada, facilitando a caminhada do marketing em prol das carnes vermelhas. 
Há que se derrubar, antes tarde do que nunca, os piores entraves ao maior consumo das carnes vermelhas, e que são os próprios médicos, embasados nas recomendações feitas pelo FDA. Com isto o mercado consumidor cresce.

Como curiosidade, comento aqui que o prefácio do livro Marketing da Terra foi do então ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Em 2005, depois de uma leitura dele nos originais do mesmo, recebi um recado através de seu assessor de comunicação, Ismar Cardona, meu amigo, já falecido, de que o ministro iria "abrir mão" de fazer o prefácio, pois havia temas exacerbadamente polêmicos colocados no livro, que poderiam deixar o ministério em "saia justa", entre eles as minhas críticas ao FDA, e também a sugestão aos produtores rurais de fazerem passeatas-protesto com carreata de tratores (sugestão abraçada por Rui Prado, então presidente da Famato, feita lá em Brasília, em 2006, semanas depois do lançamento do livro. E Roberto Rodrigues ainda era ministro do Lula...), além de outras opiniões e maluquices. 
Sugeri então ao Ismar que o ministro colocasse, explicitamente, no fim do texto do prefácio, a observação de que havia discordâncias do ministro em relação a algumas opiniões do autor, mas que mesmo assim recomendava a leitura, já que ele havia concordado com outras opiniões. Com essa observação o prefácio saiu, e enriqueceu o conteúdo do livro.

Ao Miguel Cavalcanti e ao Dr. Wilson Rondó Jr., e aos meus amigos pecuaristas, esclareço que essa é a minha modesta contribuição ao marketing das carnes vermelhas. Que as pessoas consumam seu churrasquinho sem culpas e receios, só com os devidos prazeres.

É isso aí gente, sem medo de ser feliz, é pau e porrada no FDA, eles é que são os bandidos, nós somos os mocinhos, caramba! 

ET. NOTA DO BLOGUEIRO, CORRIGINDO UM ATO FALHO:
Viacava comentou:
P.S. Ministro Interino quando secretário geral durante gestão do Ernane Galveas no Ministério da Fazenda, governo Figueiredo. Bem antes do plano cruzado. Época do cruzeiro. (cruzeiro velho, o original!!!).
_

Hugo Chávez, é crítico seu estado de saúde!

Richard Jakubaszko
Pelo menos é isso o que diz o jornal de Miami. O cartunista Alpino, do Yahoo!, apressou-se a registrar sua opinião a respeito... E o blog aqui divulga...
É muita vontade, né não? 

Fotos criativas

Richard Jakubaszko
Mais uma série de fotos notáveis que publico para o deleite dos visitantes.
Em algumas das fotos o visitante pode clicar e terá uma vista ampliada. Se aparecer um sinal de + no cursor (em forma de lupa), clique novamente para mais uma ampliação. 
Para retornar ao blog clique na flecha superior esquerda lá em cima na caixa de ferramentas.
Sugiro o título de algumas fotos, de outras deixo para a imaginação do visitante.

Correndo para o futuro...
Onde será que tem um semáforo?


_

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Meteorologia indígena

METEOROLOGIA INDÍGENA
(enviada por Odo Primavesi)


Aproxima-se o inverno.
Os notáveis da tribo vão ao cacique se esclarecer:
- Grande Chefe, o inverno este ano será rigoroso ou ameno?

O chefe, nascido e criado em tempos modernos, não aprendera como seus ancestrais os milenares segredos da meteorologia. Entretanto, não podia e nem queria demonstrar insegurança.

Olhou para o céu por algum tempo, elevou e estendeu as mãos, sentiu o rumo dos ventos e, em tom sereno, profético e firme anunciou:

- Teremos um inverno muito forte! É bom catar muita lenha!

Na semana seguinte, preocupado com o chute, telefonou para o Serviço Nacional de Meteorologia e ouviu a resposta:

- Sim. O inverno deste ano será muito frio!

Sentiu-se, então, mais aliviado e seguro.

Novamente aconselhou todo seu povo:

- O melhor que se faz é catar muita lenha... O inverno será rigoroso!

Dois dias depois, ligou novamente para o Serviço Nacional de Meteorologia e não deu outra:

- Sim... As evidências apontam este ano como de inverno muito rigoroso!

Dirigiu-se novamente a seu povo:
- Teremos um inverno muito rigoroso. Catem todo pedaço de lenha que encontrarem, temos que aproveitar até os gravetos.

Na semana seguinte, ainda um pouquinho inseguro, ligou para a meteorologia outra vez:

- Vocês tem certeza que teremos um inverno tão rigoroso assim, como estão afirmando há dias?

- Sem a menor dúvida, responde o meteorologista de plantão. Este ano teremos um frio muito, mas muito intenso mesmo, fora das médias tradicionais.

- E o que leva o homem branco a ter tamanha certeza?

- Meu amigo... Este ano os índios estão catando lenha pra caramba!


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
Não parece a fábula da inflação no Brasil? Os oráculos da economia vaticinam: vai ter a volta da inflação! A mídia repercute, faz escândalos... Os magos voltam a enfatizar, vem aí uma inflação "das bravas". 
Os empresários sobem os preços preventivamente, e a mídia informa: viu só? O Banco Central corrige pra cima os juros da Selic. Nós falamos que ia ter...
Me lembra também a crise de 2008, "os homi" falando que ia ter crise, a mídia repercutindo, e o Lula avisando: vai ser só uma marolinha...
E não foi?
 _

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os gaúchos, por que são tão modestos?

Richard Jakubaszko
O post abaixo me foi enviado por Carlos M. Wallau, gaúcho que, a julgar pelo comentário final, não aprova incondicionalmente certos gauchismos detestados pelos não gaúchos, mas é gaúcho até debaixo d'água!. 
De toda forma, vale a pena ler as expressões ufanistas de alguns gaúchos convictos, que caíram no gosto popular da República do Piratini:

Tchê! Nunca te esqueça!
Porque somos tão modestos:
 
Deus é gaúcho,
São Pedro é o capataz.

O sol é um fogo de chão que se alastrou.


O Atlântico é salgado porque a indiada daqui batia os espeto perto dos rio.

O Saara é um deserto porque foi das árvores de lá que vieram os espetos.
 

A maior churrascada que se fez, resultou na extinção dos dinossauros.

A 2ª Guerra se deu por causa que o Turco Salim de Bagé queria tomar conta dos bolichos em Uruguaiana.
O Rio Grande amado é o único Estado que faz divisa com 3 países: Uruguai, Argentina e Brasil!

Esses terremotos que andam ocorrendo por aí são decorrência de uns concurso de xula na fronteira...
E por aí se vai essa porção de terras ao redor do Rio Grande, chamada MUNDO!

... GAÚCHO É
... morar em Florianópolis e dizer que Caxias do Sul é melhor;
... assinar Zero Hora em Nova York;
... estar no Maracanã escutando a Rádio Gaúcha;
 
... achar que a FREE WAY é a nona maravilha do mundo;
... comemorar uma revolução que não deu certo;
... chamar a mulher de prenda;
 
... dizer que é fácil fazer churrasco;
... comer a costela antes da picanha;
... comer NEGRINHO em vez de brigadeiro;
 
... falar TCHÊ ao telefone só pra ver se descobre outro;
... falar TU em vez de VOCÊ;
... enviar cartão postal de TORRES;
 
... fazer compras no SÚPER rsrs;
... achar que o LAÇADOR é maior e mais bonito que o Cristo Redentor;
... cantar o hino Rio-Grandense com mais EMOÇÃO que o hino nacional;
 
... achar que o GUAÍBA é rio;
... dizer que tomar água à 100º C com gosto de mato é coisa de macho;
... chamar geléia de CHIMIA;
 
... chamar doce de leite de MU-MU;
... falar roleta em vez de catraca;
... falar lomba em vez de morro;
 
... poder falar tri legal ou muito tri;
... chamar quarteirão de quadra...
... chamar semáforo de sinaleira (ninguém entende)...
 
... falar "capaz" (ninguém entende também)...
... torcer pra qualquer time que esteja jogando contra o time adversário (grêmio ou inter)...
... ficar babando na frente do açougue e achar carne "linda"...
 
... gostar de passar frio (5 graus e o índio velho vai colocar um moletom)
... Outra coisa que só o gaúcho fala é "pechada" quando se refere a uma batida de carros... ninguém entende...
... Chegar no mercado e pedir: me dá 5 pila de cacetinho e 1 kilo de guisado ....

Ser gaúcho é...
- saber que nossa característica é a bravura e não o jeitinho;
- é ser franco e direto, nem que isso cause inimizades;
- é ser humilde em ambições, mas exagerado em ideais e paixões;

Por isso eu tenho orgulho de ser chamado de "GAÚCHO".

Bem CAPAZ que eu não vou REPASSAR A TODOS OS MEUS AMIGOS!
Capaz, meeeesmo!! Ahammm!!!
Abração!!!


Essa gauchada é insuportável.
Niguém aguenta!

Abs
Wallau
_

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sabe com quem você está falando?

Richard Jakubaszko 
Pois é, parece que ninguém sabe com quem está falando... 
No vídeo abaixo temos um trecho de uma aula do Mário Sérgio Cortella, professor de filosofia na PUC-SP, em que estabelece e demonstra a diminuta importância humana diante das grandezas do(s) (pluri)universo(s) existente(s).
Dica de vídeo enviada pelo meu amigo Dr. Odo Primavesi, lá de São Carlos, SP, terra onde tem mais doutores por m2 do que pé de cana em canavial. 


_

quinta-feira, 16 de junho de 2011

As 'bactérias assassinas' e os adubos orgânicos

Prof. Dr. Luiz Alberto Silveira Mairesse, UERGS

Os adubos orgânicos, devido às origens das matérias-primas utilizadas na sua fabricação ou elaboração, têm sido muito questionados, pelo risco de conterem metais pesados como o cádmio, mercúrio, zinco, cobre, cromo, níquel e outros. Os próprios chamados 'defensivos alternativos' e 'biofertilizantes', compostos de sais de cobre, zinco, cobalto, manganês e outros, à luz dos novos conhecimentos, podem ser tão ou mais perigosos do que os agrotóxicos comuns.


A Ciência já tinha comprovado e as pessoas mais antigas ainda devem se lembrar da época em que a humanidade lutava contra as mais variadas moléstias infectocontagiosas provindas de alimentos contaminados.

Entretanto, a não ser a Ciência, poucos sabiam que os agentes causadores de tais moléstias estavam principalmente nos estercos usados na adubação orgânica e nas águas contaminadas, utilizadas para irrigação das culturas. Com o surgimento da adubação química e de novos medicamentos tais moléstias diminuíram drasticamente, dando lugar a outros tipos de problemas conhecidos com o advento da agricultura convencional.

Com o esgotamento das tecnologias convencionais, de uma maneira geral, novos paradigmas entraram em luta. Dentre os principais, pode-se destacar o embate entre a agricultura orgânica e a agricultura biotecnológica (dos transgênicos). Na verdade esta é uma falsa contradição, pois a agricultura biotecnológica, tendo como base 'os produtos dos genes', nada mais é do que a nova agricultura orgânica à luz dos novos conhecimentos, já que os genes codificam para produtos orgânicos.

Assim como o esgotamento das tecnologias convencionais significou a falta de eficiência dos agrotóxicos para combater as pragas (insetos, fungos, bactérias e outros), devido à seleção de resistência, o mesmo ocorreu com os produtos utilizados na medicina humana e animal

A utilização de adubos orgânicos, sem tratamento adequado em usinas, aumenta o risco de contaminações, pois no mundo inteiro, inclusive no Brasil, já foram detectados microorganismos mutantes mais agressivos e resistentes a antibióticos. Há várias décadas a pesquisa tem demonstrado tais riscos e são inúmeros os trabalhos científicos que demonstram os perigos do surgimento de situações até mesmo catastróficas.

Só para exemplificar:

Contaminação de estercos com microorganismos, antibióticos, hormônios e outros, podem significar grandes riscos à saúde pública. Salmonelas têm capacidade de sobreviver por quase 300 dias nos dejetos de bovinos.

Brucellas abortus pode sobreviver por oito meses sem redução significativa na população. Larvas de helmintos são capazes de permanecer vivas na fase de estocagem e serem viáveis após um ano da aplicação. Ovos de Ascaris sobrevivem até por mais de 800 dias em dejetos de suínos armazenados. Micobactérias podem continuar ativas por 150 dias nos estercos e por mais de dois anos no solo. Dejetos suínos comumente estão contaminados com enterovírus, adenovírus, coronavírus, parvovírus e outros; e regularmente contêm ovos de Ascaris e oocistos de coccídeos, além de outros parasitas como Balantidium, Strongyloides e Fasciola. Altos valores de Escherichia coli são facilmente encontrados em dejetos bovinos mesmo depois de submetidos à fermentação.

Diversos trabalhos têm reportado a sobrevivência de patógenos e parasitas entéricos por semanas sobre os vegetais e por meses e até anos nos solos. No solo podem ser transportados superficialmente, descer para o lençol freático e mesmo ser transportados por insetos, roedores e pássaros.

No Brasil o problema é mais sério, pois independentemente do tipo de agricultura utilizado, uma parcela considerável de agricultores utiliza adubos orgânicos de maneira inadequada e até mesmo irriga suas plantações, principalmente hortigranjeiros, com água de esgotos cloacais. E há ainda os que utilizam adubos orgânicos a partir de fezes humanas (!), disponibilizadas por estações de tratamento de esgotos para outros fins.

Aos poucos a humanidade vai entender que já tem a solução para esta nova era que se avizinha. É a moderna biotecnologia aplicada e interconectada a todas as áreas do conhecimento humano. Na agricultura significa a troca do uso de agrotóxicos pela resistência genética e da aplicação de adubos químicos pela capacidade das plantas em extrair seus próprios nutrientes. E mais: a adaptação das plantas às mais variadas condições ambientais, preservando e recuperando o ambiente; a produção de proteínas e óleos mais saudáveis; a produção dos mais variados artigos de uso e consumo humano; e muito mais. Além de inúmeras aplicações na medicina humana e animal; e na indústria. Tudo isto na construção de uma nova sociedade cada vez mais sustentável.

E se a agricultura biotecnológica, por sua essência, é a herdeira da agricultura orgânica, os adubos orgânicos continuarão a ser utilizados, mas à luz dos novos conhecimentos. Na busca da reciclagem total, ou seja, do fim do lixo, os restos animais e vegetais deverão ser reciclados em usinas de tratamento e com utilização de bactérias transgênicas encarregadas de realizar eficientes fermentações, eliminando os riscos para o ambiente e saúde humana. Tudo isto já e possível atualmente. E as 'bactérias assassinas' não terão outro caminho senão a readaptação ao novo sistema orgânico sob a responsabilidade do Homem.


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
Recebi hoje (18/6) por e-mail, enviado pelo Gerson Machado, empresário, apicultor, um eterno estudante, e ambientalista ferrenho, lá das Minas Gerais, o vídeo abaixo, com uma notícia publicada na RT América ( proveniente da Alemanha), em inglês, e que denuncia a "fabricação" da tal bactéria assassina em laboratórios, provavelmente com fins militares. Das suposições persecutórias ninguém escapa no mundo contemporâneo, né não? Parece que estamos sempre à beira do abismo do fim do mundo...



DIVIRTAM-SE!
_

terça-feira, 14 de junho de 2011

Escher, a genialidade ilusionista da arte.

Richard Jakubaszko 
Fui assistir no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, no centro velho de São Paulo, a exposição de Escher. Já conhecia algumas de suas obras, as mais divulgadas, evidentemente, mas vi outras, geniais, desse "ilusionista" da arte.
Apresento aqui no blog uma amostra grátis (algumas fotos e dois vídeos) do que o visitante pode ver no CCBB.
O vídeo mais impressionante, em 3D, é uma fusão de várias das obras de Escher:





O Mundo Mágico de Escher

19 Abr a 17 Jul 2011

Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares | CCBB SP
Centro velho de SP

Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h

Entrada gratuita

A mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente conhecido por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano e explorações do infinito. Escher foi um gênio da imaginação lúdica e um artesão habilidoso nas artes gráficas, mas a chave para muitos dos seus efeitos surpreendentes é a matemática, utilizada de uma forma intuitiva. A exposição mostra de forma analítica o desenvolvimento da obra gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos. Além disso, a exposição evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.

Fiz pesquisas na internet sobre o artista, e encontrei análises interessantes em vários blogs. Assim, o melhor daquilo que vi está aqui:


Maurits Cornelis Escher - Artista gráfico holandês
Escher (1898-1972) era um artista de enigmas. Arquitetura, repetição de padrões, jogos espelhados, simetrias, metamorfoses, combinações de formas côncavas e convexas, situações impossíveis, perspectivas infinitas e gravidade são algumas das ideias que compõem o seu repertório. Escher ficou mundialmente famoso por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva, é uma de suas principais contribuições para as artes.

Escher desestrutura as leis da perspectiva em vários de seus quadros. As escadas que descem e sobem ao mesmo tempo, pessoas que sobem para descer e descem para subir.

O que é realidade? O que não é? O que é impossível ou não?

Metamorfoses enigmáticas delirantes... Na exposição de sua obra, sete  são destrinchadas em um filme em 3D de poucos minutos, mas que deixam o público tonto de tanta engenhoca e inteligência articulada, metódica, mas ao mesmo tempo artística, livre e experimental.

Ladrilhamentos são outra paixão que este mestre do desenho faz como ninguém. Seu traço, inconfundível, como uma assinatura de seus trabalhos, pode ser reconhecido/identificado por seus admiradores.

Fascinado por matemática e intrigado com as limitações do olho humano, ele passou a vida a investigar como transpor para as dimensões da folha de papel as perspectivas imperceptíveis à visão humana. A escada que sobe e desce ao mesmo tempo, a água que cai para cima ou a sala na qual o chão parece teto são imagens bastante conhecidas do artista holandês nascido no final do século 19.

O quadro "Queda D'água" (acima) consiste em traves retangulares que se sobrepõem perpendicularmente. Se seguirmos com os olhos todas as partes desta construção, não se pode descobrir um único erro. No entanto, é um todo impossível porque de repente surgem mudanças na interpretação da distância entre os nossos olhos e o objeto. No desenho aplicou-se três vezes este triângulo impossível. A água duma cascata põe em movimento a roda de um moinho e corre depois para baixo, numa calha inclinada entre duas torres, devagar, em ziguezague, até ao ponto em que a "queda d'água" de novo começa.

Escher se considerava um artista gráfico. Sua obra é marcada por um repertório de enigmas recorrentes, como as escadas, as perspectivas infinitas, os espelhamentos, a brincadeira com a gravidade e as distorções. “O que ele faz é uma tentativa de nos confundir, na posição de questionar o que vemos. Ele usa o espelhamento para mostrar o que nosso olho não consegue ver”.

Conforme aforismo de Picasso: "A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade".

_

sábado, 11 de junho de 2011

Arte e criatividade na areia

Richard Jakubaszko
A arte de pintar "na areia", em cima de uma mesa de luz: é genial, muito criativo. Por Kseniya Simonova, uma ucraniana de muito talento.
Assista o védeo, vale a pena! Você perceberá que a plateia se emociona. Garanto que vc também ficará encantado e emocionado.

_

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vulcão: horror e beleza.

Richard Jakubaszko 
Nada supera a força e beleza da natureza. As fotos a seguir comprovam isso, pelo menos no aspecto da beleza visual. Lembra-nos a insignificância dos seres humanos perante a grandiosidade da natureza. Quem estava por perto, quando o vulcão teve suas erupções, deve ter corrido pra bem longe...
Distante 750 km de Santiago do Chile, entrou em erupção no princípio de junho o vulcão Puyehue obrigando a evacuação de milhares de pessoas. As nuvens de cinzas chegaram até a Argentina e interferiram no transporte aéreo da região. À margem da tragédia, as imagens que nos chegam são realmente impactantes. Uma grande coluna de cinzas iluminada por raios elétricos na noite chilena. Um espetáculo visual incrível.

Dica enviada pelo jornalista Nivaldo Manzano, lá da DBO, e surrupiadas seletivamente do blog  http://blogs.publico.es/mesadeluz/4195/el-volcan-puyehue


















terça-feira, 7 de junho de 2011

Criatividade na propaganda

Richard Jakubaszko
Recebi do jornalista Nivaldo Manzano, lá da DBO, o vídeo abaixo. É genial!
Diz ele:
Criação da agência japonesa Drill para promover seu aparelho celular NTT DoCoMo SH-08C, com caixa de madeira, a ser lançado este ano. A agência criou um xilofone gigante, no meio da floresta, e fez o filme ao som do xilofone tocando "Jesus, alegria dos homens", da cantata nº 147 de Bach. O projeto levou 4 dias para ser filmado.

_

domingo, 5 de junho de 2011

Inesquecíveis canções VIII - Per amore

Richard Jakubaszko
Uma das mais belas canções napolitanas, composição de Mariella Nava, e, como sempre, apresento em 3 versões:

Zizi Possi
Genial na interpretação e no arranjo.

Andrea Bocelli
Muito bom, mas acho que deixa a desejar pelo talento que ele inegavelmente possui. O arranjo feito pela Zizi é muito superior.


Mariella Nava
Magistral interpretação da própria autora, que tem um timbre de voz belíssimo.

_

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pepino orgânico contaminado com bactéria assassina

Richard Jakubaszko
Saiu no Estadão, em 28/05/2011:

Bactéria dos 'pepinos assassinos' chega à Inglaterra
Tipo letal da E.Coli, que já matou nove pessoas na Alemanha, foi diagnosticada em morador inglês
AE - Agência Estado / Francisco Bonilla / Reuters

Francisco Bonilla/ReutersLONDRES - Uma pessoa na Inglaterra foi diagnosticada com um tipo letal da bactéria E. Coli que pode ter vindo de pepinos orgânicos cultivados na Espanha. A bactéria já matou nove pessoas na Alemanha e quase 300 foram internadas em hospitais. Alguns casos também foram registrados na Suécia, na Dinamarca e na Holanda. Por conta das mortes, os produtos foram apelidados de "pepinos assassinos" nos locais afetados.

Bactéria pode ter vindo de pepinos orgânicos cultivados na Espanha
A recomendação das autoridades é que pessoas que estejam viajando para a Alemanha não comam pepinos, tomates crus ou alface. A Autoridade de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha afirmou que três alemães que estão atualmente na Inglaterra ficaram doentes e já foi confirmado que um dos casos envolve a bactéria. Segundo a autoridade, a epidemia da Alemanha é séria. A bactéria é infecciosa e pode provocar infecções secundárias. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,bacteria-dos-pepinos-assassinos-chega-a-inglaterra,725197,0.htm

Comentário do blogueiro:
Volta e meia é publicada notícia igual a esta nos jornais, e invariavelmente a bactéria é a mesma, Escherichia Coli. Como a dita cuja habita também em nossos humanos intestinos, acaba sendo resistente a todos os antibióticos existentes. Quando um alimento ingerido, orgânico ou não, está contaminado por E. Coli a bactéria acaba se instalando em outros órgãos, como pulmão, ou rins, e aí é fatal, a patogenicidade é elevadíssima e medicina não tem defesas. Da maneira que saiu a notícia no jornal dá a entender que há uma bactéria letal matando ingleses e alemães, mas é preciso entender que essa bactéria sempre será letal quando fora de nossos intestinos.
A neurose agora localizou pelo menos duas pessoas nos EUA que morreram pela dita bactéria assassina.

_

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fotos inteligentes

Richard Jakubaszko 
De minhas últimas pesquisas na internet, aí vão algumas fotos inteligentes, e bonitas, é claro.
Ao clicar nas fotos o leitor amplia seu tamanho, e, na foto ampliada, se aparecer uma lupa com o sinal + clique para ampliar ainda mais, existem detalhes riquíssimos nessas fotos.
A fé e o saber iluminam

Parece Veneza, mas não é.
O infinito, pra baixo todo santo ajuda.
Gotas d'água em movimento.
Mesmo estéril a natureza tem suas belezas.

Ou é dócil e dependente de nós humanos.













Pode ser espertíssima!

Com ou sem fotoshop, é claro...
Sempre bela e inesperada!