sábado, 17 de março de 2012

As estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos

Richard Jakubaszko
As Estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos. Interessantes e intrigantes as descobertas feitas até o momento. Um dia ainda irei voar até Rapa Nui - um dos “umbigos” do mundo, como é também Jerusalém, em Israel. São muitos os mistérios que existem na Ilha de Páscoa. Esta última descoberta nos deixa ainda mais assombrados. Sempre se conheceu o Moais como sendo apenas enormes cabeças de pedras plantadas numa ilha no fim do mundo, mas jamais se poderia imaginar que existiam corpos destas estátuas.

Rapa Nui está localizada ao sul do Oceano Pacífico. Esta ilha vulcânica foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa, no ano de 1722, e mais tarde tornou-se posse do Chile, em 1888. Muitos segredos cercam a Ilha de Páscoa que é famosa por suas incríveis estátuas chamadas Moais e que estão ao redor de toda a ilha.
Essa descoberta, que não é tão nova, mas aumenta o mistério sobre quem as esculpiu, quem vivia na ilha, como elas foram parar lá, é o fato de que as estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos! Isso mesmo, as cabeças gigantes são estátuas completas cuja maior parte está enterrada e correspondem a corpos e mãos.
Um grupo de pesquisa privado tem escavado recentemente as estátuas da Ilha da Páscoa e está estudando as escritas nos corpos das mesmas.

A dúvida agora é por que estes gigantes de pedra tiveram seus corpos enterrados? As estátuas sempre foram assim ou com o tempo ficaram desta maneira?
Uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação, fato que levou a conflitos internos e falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme deslizamento pode ter varrido a ilha e sua civilização. Isso aniquilou a população e fez com que as estátuas ficassem com boa parte do seu corpo sob a terra.
















_

30 comentários:

  1. Fascinante esta Ilha.
    Favor verificar a possibilidade do meu blog fazer parte da sua lista de Blogs,
    Abraços.

    http:/antonioassiss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas, sempre vemos a mesma e única reportagem... Me desculpem a franqueza, mas, parece mais um mito internético. Depois que cheguei a acreditar que o "achado" dos esqueletos gigantes fosse verdade também, prefiro esperar a TV ou o Youtube mostrar os arqueólogos trabalhando. Uma reportagem televisiva bem feita no local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zinho,
      se passasse na TV eu não veria, pois assisto no máximo 3 a 4 horas por mês, incluso pelo menos um jogo de futebol...
      No Youtube vc vai encontrar algo, com certeza. Mas acho curioso vc comparar a credibilidade de um blog, que apresenta fotos, ao que passaria da TV em imagens. Por que isso? Meu blog teria menos credibilidade do que uma reportagem de TV? Lamento discordar...

      Excluir
  3. Vou encaminhar ao Fantástico para apurar a veracidade. Ninguém está acreditando. Renato renatok@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ninguém" vc quis dizer que é vc, né?

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FANTÁSTICO É P PROGRAMA MAIS LIXO E MANIPULADOR Q EXISTE!!!

      Excluir
  4. Richard, eu não estou duvidando especificamente do seu blog; o problema é o fotoshop e as pessoas que usam esse veículo maravilhoso que é a internet apenas para fazerem os outros se passarem por bobos.
    Analisando as fotos da reportagem acima, dá para notar que a única foto em que as estátuas fazem sombra é a primeira foto. Veja a segunda foto, como tudo na paisagem tem sombra, com exceção da estátua, que deveria ter uma sombra enorme porque está bem acima dax barraca. (veja como a barraca faz uma boa sombra)... procurei no youtube e não achei nada. Só em blogs e com a mesma "reportagem".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a colocação de que sempre devemos suspeitar de ações malandras do fotoshop. Entretanto, saiba que sou jornalista e trabalho numa editora, estou acostumado a ver montagens em fotoshop. Examinei as fotos, e discordo de vc. A segunda foto tem sombra, e são compatíveis com o todo. Entre as fotos analise o cercadinho também, é o mesmo.
      A última, mesmo com quase nada de sombra, é compatível com as anteriores, até mesmo no cercadinho e na grama.

      Excluir
  5. Richard, com certeza o cercadinho é original. Eu estou me referindo só à estátua mesmo; a sombra dessa estátua imensa, na segunda foto, deveria escurecer a cerca, mas isso não acontece.Como referência, veja a pedra à esquerda - é bem menor que a estátua é faz uma forte sombra.

    ResponderExcluir
  6. Richard, gostaria de encerrar o assunto das estátuas e parabenizá-lo pelo belo blog. Andei navegando por ele e achei tudo ótimo. Até mais e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Zinho,
    analisei com um especialista em dept. arte e fotoshop, e, definitivamente: não tem fotomontagem e nem fotoshop nessas fotos. Nós ampliamos as mesmas. A foto da barraca e a última foto são das 2 mesmas estátuas, vista de frente e por trás: cercadinho, grama, buraco, tem uma escadinha e outros detalhes, e tudo o mais que dá para garantir: não há retoques e nem montagens.
    Portanto, se vc ainda tem dúvidas, fique com elas, nada mais posso esclareceer, ou aguarde as TVs...

    ResponderExcluir
  8. Richard, isso que vou dizer, não precisa publicar. É sobre a minha ignorância.. Realmente as fotografias podem ser verdadeiras...
    Ao pesquisar sobre o assunto encontrei um documentário da BBC "The lost gods of Easter Island" e nele há um trechinho que mostra a escavação em torno de uma cabeça de estátua soterrada por cinzas vulcânicas, chegando a revelar o corpo todo do moai.Porém, esse trechinho é o único em preto e branco, porque é do ano de 1955. Eu o separei do resto do filme e se você quiser, posso mandá-lo. Vou confessar uma coisinha: também assisto TV muito pouco e também, praticamente, só esportes. Se eu tivesse assistido a essa reportagem antes, com certeza não teria pago esse mico. Se você quiser fechar o assunto, inclusive, excluindo o asusnto em seu blog (pra que discutir uma coisa atual que já ocorreu em 1955?) mando o trechinho com a escavação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, impressionante como toma tão em conta as informações veículadas em programas de tv que em suma são a maior porcaria e a tv um dos meios de comunicação mais imbecis e manipulados do mundo. O bom é que você também pode duvidar da revolução industrial, da existência de Lenin, Marx, Ptolomeu, da Guerra do Peloponésio, entre outros já que são coisas que obviamente não aparecem muito na tv. Lamentável!!!!! Olha a banana...

      Excluir
    2. Caro Amigo, é lamentável que coloque em cheque as informações aqui postadas com base em programas de tv. A tv é o meio de comunicação mais boçal e e manipulado do mundo. O bom é que você também pode questionar a existência da revolução russa, francesa, colombo, ptolomeu, a guerra do peloponesio, aquino, entre outros dado que são coisa que nunca aparecem na tv. Olha a banana...

      Excluir
  9. Para a sugestão de que tenha sido um tsunami que enterrou parcialmente as estátuas, por que será, então, que todas elas ficaram enterradas até a mesma altura, do peito ou pescoço, já que elas estão em alturas diferentes da ilha em relação ao nível do mar?
    José Augusto Favilla

    ResponderExcluir
  10. Caros colegas, cheguei a este site durante pesquisa sobre a veracidade das informações que recebi por e-mail sobre as escavações das estátuas. Mineiro desconfiado que sou, li outros sites, e cheguei a um site bem interessante e com notícias bem recentes. Sigam o seguinte site: http://www.eisp.org/ - site do projeto de escavação das estátuas da ilha de Páscoa. Boa leitura!

    ResponderExcluir
  11. Caros colegas, cheguei a este site durante pesquisa sobre a veracidade das informações que recebi por e-mail sobre as escavações das estátuas. Diga-se de passagem, o texto é o mesmo do que foi postado aqui. Mineiro desconfiado que sou, li o conteúdo deste e de outros sites, e cheguei a um bem interessante e com notícias relativamente recentes. Sigam o seguinte site: http://www.eisp.org/ - projeto de escavação das estátuas da ilha de Páscoa. Boa leitura! Thiago Lopes.

    ResponderExcluir
  12. para quem tem alguma duvida: http://www.eisp.org/

    ResponderExcluir
  13. Nao existe duvida, e isso nao e' novidade: o Museu Britanico tem um moai com corpo inteiro desde 1860.

    ResponderExcluir
  14. Hehehe só agora que passou no fantástisco todos acreditam...

    ResponderExcluir
  15. é, meu caro anônimo, veja como as pessoas são comodistas... Ficam na frente da telinha de TV vendo o mundo passar... Essa notícia das estátuas de Ilha de Páscoa eu publiquei aqui no blog em 17 de março, mas só hoje (10/6) ela teve mais de 1.200 visitas, em menos de 1 hora, e até agora... contando a partir da notícia publicada no Fantástico, após 21.30 hs...
    Por causa disso é que vamos em direção ao pensamento único, na rota da imbecilidade e da mediocridade, porque as pessoas só veem TV... Devia ter mais de 20 ou 30 milhões de pessoas na frente da TV, mas apenas 20 ou 30 mil saíram da frente da TV e foram para a internet, e pouco mais de 1.200 vieram para este blog.

    ResponderExcluir
  16. Eu sou uma que veio parar aqui, rs. Parabéns pelo blog. Concordo plenamente com vc.

    ResponderExcluir
  17. Blog nota 10 adorei esse site parabens Richard Jakubaszko é um belo trabalho

    ResponderExcluir
  18. Parabéns muito bom,suas informações são reais , e as imagens muito boas ,assim como ja foi veiculado na tv,porém achei o blog muito mais instrutivo!

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde
    Será que sob o solo, ao redor dos Moais não poderá haver uma grande praça soterrada? ou um local onde os antigos usavam para se reunirem?
    Muito interessante e parabens pela descoberta
    Nataniel

    ResponderExcluir
  20. Uma coisa bastante triste sobre a Ilha da Pascoa é sua história de injustiça e colonização. O povo foi escravizado e destituído de suas terras pelos europeus que o mesmo fizeram com outros tantos povos ao redor do planeta. Mais triste e absurdo ainda, é o acordo que o Chile fez para tomar para si algo que já não lhe pertencia. E por fim, visto que o Chile assim como todo país latino-americano já foi massacrado pelos europeus e que o povo nativo da Ilha reclame sua soberania até os dias de hoje, o auge da injustiça e da falta de moral é que o a Ilha da Páscoa ainda pertença ao Chile. As características dos nativos da Páscoa nada tem a ver com os indigenas ou espanhois do Chile ou qualquer outro país americano, mas possuem suas raízes nos povos polinésios da Oceania, local de onde derivam seus costumes, habitos e tradições.

    ResponderExcluir
  21. Kara, os moais mais legais são os de corpo inteiro.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ahu_Tongariki
    Não entendi a grande descoberta? Estas fotos são provavelmente de Rano Raraku "a fábrica de moais"
    http://en.wikipedia.org/wiki/Rano_Raraku
    E lá tem muitos moais inacabados e deixados pelo caminho mesmo

    ResponderExcluir
  22. Gostei da postagem e dos debates. Nos dias de hoje e nos ontem, vale sempre a desconfiança, aqui e nas catacumbas do antigo Egipto. ora ora ora. Pela minha formação profissional, as imagens me parecem muito reais, e se tiver retoques são poucos. Mas, tem gente muito boa em photoshop..abraços gerais do degas

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.