terça-feira, 4 de setembro de 2012

FHC versus Dilma, a réplica.

Richard Jakubaszko
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso continua olhando-se no espelho e a perceber algo que lhe agrada em termos de história, mas esquece os fatos, e deturpa a realidade. Escreveu, mais uma vez, artigo em jornais "amigos" (O Estado de São Paulo e O Globo, em 2 de setembro último), "aliviando" a culpa da presidente Dilma Rousseff por ter recebido a tal "herança maldita" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


FHC perdeu, mais uma vez, rara oportunidade de ficar calado. Esqueceu-se de que o Brasil, em seu governo, quebrou por 3 oportunidades, e ele foi buscar de chapéu na mão o socorro do FMI, e recebeu a ordem de implantar as privatizações erráticas, que ainda hoje defende como ideias suas.

Esqueceu-se de que ele mesmo mudou a Constituição para poder reeleger-se, distribuindo verbas a parlamentares no Congresso. Esqueceu-se de ter colocado o dólar a quase 4,00 reais ao final de 2002, e de que a inflação estava já quase fora de controle quando passou a faixa presidencial para Lula. FHC esqueceu-se dos inúmeros escândalos de corrupção de seu governo, da privatização fraudulenta do Banespa, esqueceu-se do fator previdenciário, que reduziu ainda mais o valor das aposentadorias dos CLTs. Esqueceu-se de que o único legado positivo que nos deixou foi o da "Responsabilidade Fiscal" imposta aos governos estaduais e municipais, e que não foi medida de seu governo, mas projeto de lei de parlamentares.

FHC esqueceu-se de informar que foi ele quem deixou herança maldita para Lula, ao estabelecer a maior carga de impostos da história, e ainda a maior taxa de juros Selic de todos os tempos. Quando saiu do governo estava com a pior avaliação de todos os tempos, pior mesmo que a de Sarney.

O que FHC nos deixou, como legado maior, foi uma oposição incompetente e desorganizada, golpista, sem propostas, liderada pelo PSDB e pelo DEM. Outro legado de FHC foi o errático, o vingativo e ególotra José Serra, o coveiro do PSDB.

Abaixo reproduzo o artigo de FHC, e logo a seguir a resposta da presidente Dilma, que põe a verdade e os fatos em seus devidos lugares:

FHC: Pobre Dilma, com o legado de Lula.

Herança pesada
02 de setembro de 2012
Fernando Henrique Cardoso – O Estado de S.Paulo

A presidenta Dilma Rousseff recebeu uma herança pesada de seu antecessor. Obviamente, ninguém é responsável pela maré negativa da economia internacional, nem ela nem o antecessor. Mas há muito mais do que só o infortúnio dos ciclos do capitalismo.

Comecemos pelo mais óbvio: a crise moral. Nem bem completado um ano de governo e lá se foram oito ministros, sete dos quais por suspeitas de corrupção. Pode-se alegar que quem nomeia ministros deve saber o que faz. Sem dúvidas, mas há circunstâncias. No entanto, como o antecessor desempenhou papel eleitoral decisivo, seria difícil recusar de plano seus afilhados. Suspeitas, antes de se materializarem em indícios, são frágeis diante da obsessão por formar maiorias hegemônicas, enfermidade petista incurável.

Mas não foi só isso: o mensalão é outra dor de cabeça. De tal desvio de conduta a presidenta passou longe e continua se distanciando. Mas seu partido não tem jeito. Invoca a prática de um delito para encobertar outro: o dinheiro desviado seria “apenas” para o caixa 2 eleitoral, como disse Lula em tenebrosa entrevista dada em Paris, versão recém-reiterada ao jornal The New York Times. Pouco a pouco, vai-se formando o consenso jurídico, de resto já formado na sociedade, de que desviar dinheiro é crime, tanto para caixa 2 como para comprar apoio político no Congresso Nacional. Houve mesmo busca de hegemonia a peso de ouro alheio.

Mas não foi só isso que Lula deixou como herança à sucessora. Nos anos de bonança, em vez de aproveitar as taxas razoáveis de crescimento para tentar aumentar a poupança pública e investir no que é necessário para dar continuidade ao crescimento produtivo, preferiu governar ao sabor da popularidade. Aumentou os salários e expandiu o crédito, medidas que, se acompanhadas de outras, seriam positivas. Deixou de lado as reformas politicamente custosas: não enfrentou as questões regulatórias para acelerar as parcerias público-privadas e retomar as concessões de certos serviços públicos. A despeito da abundância de recursos fiscais, deixou de racionalizar as práticas tributárias, num momento em que a eliminação de impostos se poderia fazer sem consequências negativas: a oposição conseguiu suprimir a CPMF, cortando R$ 50 bilhões de impostos, e a derrama continuou impávida.

É longa a lista do que faltou fazer quando seria mais fácil. Na questão previdenciária, o único “avanço” não se concretizou: a criação de uma previdência complementar para os funcionários públicos que viessem a ingressar depois da reforma. A medida foi aprovada, mas sua consecução dependia de lei subsequente, para regulamentar os fundos suplementares, que nunca foi aprovada. As centenas de milhares de recém-ingressados no serviço público na era lulista continuaram a se beneficiar da regra anterior. Foi preciso que novo passo fosse dado pelo governo atual para reduzir, no futuro, o déficit da Previdência. Que dizer, então, de modificações para flexibilizar a legislação trabalhista e incentivar o emprego formal? A proposta enviada pelo meu governo com esse objetivo, embora assegurando todos os direitos trabalhistas previstos na Constituição, foi retirada do Senado pelo governo Lula em 2003. Agora é o próprio Sindicato Metalúrgico de São Bernardo do Campo que pede a mesma coisa…

Mas o “hegemonismo” e a popularidade à custa do futuro forçaram outro caminho: o dos “projetos de impacto”, como certos períodos do autoritarismo militar tanto prezaram. Projetos que não saem do papel ou, quando saem, custam caríssimo ao Tesouro e têm utilidade relativa. O exemplo clássico foi a formação a fórceps de estaleiros nacionais para produzirem navios-tanque para a Petrobrás (pagos, naturalmente, pelos contribuintes, seja por meio do BNDES, seja pelos altos preços desembolsados pela Petrobrás). Depois do lançamento ao mar do primeiro navio, com fanfarras e discursos presidenciais, passaram-se meses para se descobrir que o custo não fez jus a tanta louvação. Que dizer dos atrasos da transposição do São Francisco, ou da Transnordestina, ou ainda da fábrica de diesel à base de mamona? Tudo relegado aos restos a pagar do esquecimento.

O que mais pesa como herança é a desorientação da política energética. Calemos sobre as usinas movidas “a fio d’água”, cuja eletricidade para viabilizar o empreendimento terá de ser vendida como se a produção fosse firme o ano inteiro, e não sazonal. Foi preciso substituir o companheiro que dirigia a Petrobrás para que o País descobrisse o que o mercado já sabia, havendo reduzido quase pela metade o valor da empresa. O custo da refinaria de Pernambuco será dez vezes maior do que previsto; há mais três refinarias prometidas que deverão ser postergadas ad infinitum. O preço da gasolina, controlado pelo governo, não é compatível com os esforços de capitalização da Petrobrás. Como consequência de seu barateamento forçado – que ajuda a política de expansão ilimitada de carros com a coorte de congestionamentos e poluição – a produção de etanol se desorganizou a tal ponto que estamos importando etanol de milho dos Estados Unidos!

Com isso tudo, e apesar de estarmos gastando mais divisas do que antes com a importação de óleo, o presidente Lula não se pejou em ser fotografado com as mãos lambuzadas de petróleo para proclamar a autossuficiência de produção, no exato momento em que a produtividade da extração se reduzia. No rosário de desatinos, os poços secos, ocorrência normal nesse tipo de exploração, deixaram de ser lançados como prejuízo, para que o País continuasse embevecido com as riquezas do pré-sal, que só se materializarão quando a tecnologia permitir que o óleo seja extraído a preços competitivos, que poderão tornar-se difíceis com as novas tecnologias de extração de gás e óleo dos americanos.

É pesada como chumbo a herança desse estilo bombástico de governar que esconde males morais e prejuízos materiais sensíveis para o futuro da Nação.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, SOCIÓLOGO, FOI PRESIDENTE DA REPÚBLICA

A RÉPLICA DE DILMA:

Dilma Rousseff: “Recolocar os fatos nos seus devidos lugares”
3 de setembro de 2012
Do Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (3), em nota oficial, ter recebido uma herança bendita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma afirmou ter recebido um país com economia sólida, crescimento robusto e inflação sob controle. Leia abaixo a íntegra da nota:

Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.

Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.

Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.

Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional. Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.

Não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história. O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento. Aprendi com os erros e, principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam. Mas governo com os olhos no futuro.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
.

Um comentário:

  1. Richard,
    Bom já que é preciso governar olhando para o futuro, seria importante não aprovar cortes – e pelo contrário, investir - em orçamentos de ciência, tecnologia, inovação, educação, saúde NATURAL (pois tem muito melhor custo-benefício do que o que temos hoje) e comércio internacional, bem como, por questão estratégica [1], não encorajar aquisições privadas ou quase monopolísticas da infraestrutura de logística e comunicações do país. Este último ítem nos lembra do comentário do jornalista Bob Fernandes da TV Gazeta [2] sobre as privatizações de telecoms no BR, assuntos ainda por resolver. Em termos de prioridades e especialmente para uma presidenta que é economista, está claro que as fibras óticas e o acesso à banda-larga são hoje para o desenvolvimento um paralelo do que eram as ferrovias para a revolução industrial. Além de facilitarem produtividade, educação e saúde de forma distribuída, trazem uma excelente oportunidade de retorno de impostos ao governo no comércio eletrônico, várias ordens de magnitude maior do que os pífios bilhõezinhos arrecadados pela Anatel para encorajar os mesmos de sempre a controlarem o acesso e custo de um dos recursos mais importantes na era do conhecimento que é o acesso à banda-larga. Pelo contrário, deveríamos estar provendo de canto a canto do país a infra-estrutura básica e estimulando comunidades e vários milhares de pequenos empreendedores para que tomem frente na entrega de serviços ultra-competitivos a nível internacional com vários gigabits/s a baixo-custo indo até cidades pequenas e zonas rurais [3-6], mais ou menos o oposto do proposto hoje e de onde vêm os nossos custos altíssimos para serviço fixo e celular além da má qualidade e confiabilidade. Isso sim seria governar para o futuro, acabando com o tremendo deficit de engenheiros e tecnólogos no país, mas nem o sociólogo, nem o operário, nem a economista até o momento demonstraram esta visão. Talvez seja tempo de considerar um engenheiro da iniciativa privada com visão internacional para a próxima eleição?
    Dr Gerson Machado
    [1] http://goodbadstrategy.com/about-the-book/ Good Strategy/Bad Strategy - The difference and why it matters
    [2] http://richardjakubaszko.blogspot.co.uk/2012/08/de-onde-vem-impunidade.html
    [3] http://www.amt.kth.se/projekt/folkets_hub/commhub.pdf The Community Hub
    [4] http://www.viodi.tv/2012/08/21/fiber-by-the-community/ Fiber by the Community
    [5] http://b4rn.org.uk/ Community-wide, co-operative, and collaborative broadband initiative
    [6] http://5tth.blogspot.co.uk/2012/06/tip-of-iceberg-of-ftth-economics-telcos.html The tip of the iceberg of FTTH economics - the telcos

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