terça-feira, 2 de outubro de 2012

DENÚNCIA: queijos ralados Faixa Azul e Vigor estão estragados e contaminados.

Richard Jakubaszko

Em casa somos consumidores desses queijos ralados, tipo parmesão, desde os anos 1980. Usamos, em média, mais de 2 kg por mês, preferencialmente em saquinhos de 100 g, seja Faixa Azul ou Vigor. São fabricados pela mesma empresa, a Vigor, e são o mesmo queijo, a única diferença são as embalagens  / marcas e os preços, pois a Vigor é considerada uma marca de combate, com preço de 30% a 40% menor do que o Faixa Azul.

Nossos problemas começaram desde o ano passado. Na primeira vez que percebemos o problema com o Faixa Azul acreditamos, eu e minha mulher, que seria aquela partida, pois os queijos estavam no prazo de validade. O queijo, em várias embalagens, apresentava um cheiro de formol, mas não tinha aspecto alterado, pelo menos de forma visível. Depois de consumido, na macarronada ou sopa, ficávamos "conversando" com aquele cheiro desagradável. Mudamos de supermercado e voltamos ao Vigor. O problema continuava. Reclamamos junto ao 0800 da Vigor. Eles foram atenciosos, enviaram para minha casa 10 embalagens de 100 gramas, e retiraram 8 embalagens não utilizadas que estavam em nosso poder. Nas embalagens que nos enviaram havia o mesmo bom queijo de sempre.

Aparentemente o problema foi solucionado por alguns meses. Entretanto, na última partida comprada, agora em setembro 2012, de 15 embalagens de 100 g, todas elas apresentaram problemas, todas com datas de fabricação de agosto 2012 e de vencimento prevista para dezembro de 2012. Pior ainda: agora, além do sabor e aroma alterados, com o citado cheiro de formol, acre, haviam bolas de queijo esverdeado.

Com esta denúncia cumpro minha palavra, informada à atendente do 0800 da Vigor, meses atrás. Faço isso na expectativa de que seus acionistas, diretores e funcionários, tenham vergonha do que fazem, em vender um produto estragado de forma consciente e premeditada. E que fique claro que as compras desses queijos foram feitas em diversos supermercados de renome em São Paulo, como Extra, Pão de Açúcar, Sonda e Futurama. Não dá para acusar os varejistas de má conservação ou manuseio incorreto.

Não estou nem reclamando do alto preço cobrado por esses queijos, mas dos riscos à saúde de minha família. Para quem não sabe, informo que  infecções gastrointestinais causadas por queijos estragados costumam ser mais agressivas e violentas do que aquelas com peixe estragado. É risco de muito sofrimento e até de morte!

Antes de fazer esta denúncia aqui no blog fui fazer uma pequena pesquisa no Google, e não deu outra, há gente se queixando, e denunciando o problema.
O que faz a Anvisa nesses casos? Nada?
O problema não é só a fiscalização, ou de multas. É caso de polícia!

Vejam denúncias semelhantes nos links a seguir:






COMENTÁRIO ADICIONAL AO POST, ENVIADO PELA VIGOR
Recebi hoje, 17 de outubro 2012, enviado por e-mail pelo jornalista Alexandre Inácio Machado, do Grupo JBS, acionista majoritário da Vigor, a seguinte mensagem:

Oi Richard, tudo bem?
Abaixo segue o posicionamento da Vigor sobre seu post.
Abs
Alexandre Inácio

A Vigor alimenta milhões de consumidores que, ao longo de décadas, atestam a qualidade e a confiança nas nossas marcas.

Gostaríamos de ressaltar que o processo tradicional de produção do queijo parmesão mantém rigorosamente os mesmos padrões há mais de 70 anos. Também é importante dizer que o que diferencia o queijo Faixa Azul do Vigor, além do tipo, é o tempo de maturação: Vigor é maturado 6 meses e Faixa Azul é maturado por 12 meses.

Após exaustivas análises, revisitamos toda nossa a cadeia de produção especialmente em relação ao material de embalagem, o qual pode ter resultado nesta alteração de produto. Um percentual marginal dentro de um total de milhões de embalagens comercializadas pode ter apresentado algum tipo de alteração que interfere no odor, sabor ou coloração do produto.

Como parte de nossa política de respeito ao consumidor, mantemos um serviço de atendimento (08007246433) que permanece sempre à disposição para orientação, informação e procedimentos no sentido de assegurar a reposição de produtos caso seja necessário.
Acreditamos que apesar dos inconvenientes podemos contar com a compreensão dos nossos consumidores pela longa história de qualidade e de confiança recíproca.

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17 comentários:

  1. Agradeço a iniciativa e espero que as empresas tenham mais responsabilidade em fornecer produtos com qualidade.

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  2. Também sou - perdão - heavy user do Faixa Azul. Felizmente, ainda não tive essas desagradáveis surpresas, mas vou ficar de olho. Grande abraço!

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  3. Richard.
    Ontem postei sua denúncia no meu Face e teve boa repercussão, e hoje, por coincidência, minha mãe me liga e, no meio da conversa, me conta que estragou o macarrão que fez colocando queijo ralado estragado. Perguntei a marca, só para ter certeza, e ela disse que só compra Faixa Azul e Vigor. Li para ela seu texto e agora ela já tá sentindo todos os sintomas! Ficou em pânico.... mas o que é fato é que várias outras pessoas devem estar tendo essa mesma decepção que vocês. Eu não consumo quase queijo ralado... mas agora vou ficar de olho.
    Obrigada pelo serviço.
    Catarina Guedes, Salvador

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  4. Richard,
    é sempre tudo pelo dinheiro!!! Já tive desses problemas com vários queijos ralados, inclusive Vigor e Faixa Azul. Não compro mais, passei a comprar apenas queijos em pedaços, para ralar em casa, preferencialmente os uruguaios e argentinos, são ótimos, e muito, muito mais baratos!
    Parabéns pela denúncia e pela coragem!
    Flávio Albornoz, Livramento-RS

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  5. Senhores, tive este mesmo problema, tive que jogar fora dois saquinhos.. A solução que encontrei e consumir o queijo em barra e ralar na hora. Abandonei qualquer parmesão em saco. Lixo.. Fedorente e Deus sabo o que tem ali. Grande abraço Giovani lmeida Cáceres-MT.

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  6. Olá Richard,
    A nossa equipe de atendimento está tentando entrar em contato para prestar esclarecimentos. Por favor, confirme seus dados de contato pelo e-mail sac@vigor.com.br.

    Obrigado.

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    1. Este blog é democrático e civilizado, e está à disposição para publicar os esclarecimentos que a Vigor julgar necessários. No episódio anterior tive várias explicações e justificativas, mas nada teve solução. Agora o assunto é público, e o leitor do blog merece acompanhar o desenrolar das providências.
      Por gentileza, utilizem o espaço de comentários abaixo, com o limite de 3900 caracteres, sem fotos.

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  7. Caro Richard, que eu saiba, o responsável pela fiscalização desse tipo de produto é o MAPA - Ministério da Agricultura e Produção Agrícola - SIF/DIPOA, em cujo site podem ser feitas as denúncias. Há pouco encaminhei denúncia sobre peixe congelado (fiquei indignado ao encontrar 38% de água numa embalagem de um kg de merluza do Alasca) e recebi resposta por e-mail. Aliás, fui informado de que certas indústrias entraram na Justiça, para não serem fiscalizadas (sic). É mole?

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  8. O órgão responsável pela fiscalização dos queijos é o MAPA - Ministério da Agricultura e Produção Agrícola e as denúncias podem ser registradas no seu (dele) site. Encaminhei uma denúncia sobre o peixe congelado (38% de água!) e tive resposta. Aliás, fui informado de que algumas empresas entraram na Justiça, para evitar serem fiscalizadas. É mole?

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  9. Nunca compro queijo ralado em pacotinhos.Não gosto do sabor ardido que tem. Compro em pedaços, parmesão de boa qualidade, e ralo em casa. Conservo o queijo já ralado no freezer.

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  10. Era consumidor assíduo do parmesão Faixa Azul até que compramos um pacote da embalagem que já vem ralada e estava toda mofada por dentro. Bom saber que a VIGOR é o mesmo queijo.

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  11. Era consumidor assíduo do queijo Faixa Azul até que abrimos um pacote com o queijo todo mofado, estando no prazo de validade. Bom saber que o queijo VIGOR é da mesma marca.

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  12. Nojooooo, hoje comprei um pacote de queijo ralado da FAIXA AZUL... Ao abrir estava estragado, preto e fedido, entrei em contato com eles mas pelo fato de hoje ser Domingo não foi possível meu contato. Amanhã SEGUNDA entrarei em contato.

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  13. ACABOU DE ACONTECER A MESMA COISA COMIGO. Achei que tinha armazenado de forma incorreta o produto, mas olhando aqui todas as reclamações, vejo que não.

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  14. Aconteceu a mesma coisa comigo,comprei o queijo parmesao ralado vigor.Quando abri estava embolorado i vedendo liguei na vigor fis a reclamaçao vieram retira o produto e me dizera que em 30 dias me davao uma soluçao,hoje ja fais 3 mesese e nao dive soluçao nenhuma.Obs:sou transplantada renal quase perdi o rim.

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  15. Hoje aconteceu a mesma coisa aqui em casa com o parmesão ralado da vigor em saquinho.Meu marido ligou para vigor e ficaram de mandar novos produtos mais mediante ao fato de saber que o descasso é recorrente amamhã irei a Delegacia do consumidor fazer uma denúncia.Meus 3 filhos e esposo comeram macarrão com o queijo cheio de bolor só no final quando resolveram por o queijo no prato viram que o queijo estava totalmente estragado.

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  16. Comprei esse vigor e quando eu abri a embalagem. ..tava todo mofado. Mesmo dentro do prazo de validade. .Agora sei porque a embalagem NÃO é transparente. Pra enfiar produto estragado no consumidor. POR FAVOR MUDEM A EMBALAGEM PARA TRANSPARENTE !!! Por isso voltarei consumir TEIXEIRA.

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