terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A safra das incertezas


Richard Jakubaszko

A revista Agro DBO, edição nº 41 de fevereiro 2013, está em circulação desde a semana passada, e a matéria de capa destaca as novas tecnologias e máquinas lançadas por ocasião da Show Rural Coopavel, em Cascavel, PR, de 4 a 8/2/2013, em matéria assinada pelo jornalista Glauco Menegheti.


Um dos destaques é o início da colheita da soja no Brasil Central, em matéria da jornalista Marianna Peres, que registra as incertezas dos produtores, pois choveu pouco e de forma irregular no plantio, e agora chove muito e de forma também irregular na colheita, acarretando, além de atrasos, problemas fitossanitários como invasão de lagartas que migraram do milho e algodão, além de ataques da temida ferrugem. Com tudo isso, a presente safra já está sendo chamada de "a safra das incertezas", apesar dos bons preços, porém com o câmbio nervoso, e provoca um dos custos de produção mais altos da história da soja.


Outra matéria importante da edição, assinada pelo jornalista Ariosto Mesquita, aponta a tendência de a citricultura migrar para outras regiões do país, especialmente em busca de terras mais baratas, e também de menos problemas fitossanitários. É a consequência natural da crise da laranja. Conforme destaquei em editorial, a citricultura paulista ainda resistia aos avanços da cana de açúcar, pois o boi e o algodão já foram embora de São Paulo há mais tempo, e depois o café.

Os irmãos Peterson são o tema do Marketing da Terra, na defesa do agro, assunto já abordado aqui no blog.

Em artigo exclusivo para a Agro DBO o engenheiro agrônomo Evaristo Eduardo de Miranda, da Embrapa, mostra o sucesso da implantação de mais de 400 famílias, em Machadinho d'Oeste, Rondônia, do inédito programa que ele e equipe planejaram e implantaram naquela região, e a partir disso montaram o maior e mais completo banco de dados sobre a Agricultura Familiar existente no Brasil. Com esse projeto Evaristo e equipe derrubam mitos sobre como fazer agricultura na Amazônia, com inclusão social, excepcionais resultados econômicos, e inegáveis avanços no entendimento das questões ambientais dessa região, sempre criticados de forma emocional pelos defensores do verde.
Abaixo o vídeo onde faço comentários adicionais sobre a edição. A revista pode ser lida e folheada virtualmente no site www.agrodbo.com.br 

.

2 comentários:

  1. E bota incerteza nisso!
    Mairson R. Santana
    Girassol Sementes
    Rondonópolis - MT

    ResponderExcluir
  2. José Carlos Arruda Corazza, BH5 de março de 2013 às 13:33

    Vocês, por acaso, vão fazer alguma reportagem na Agro DBO sobre as lagartas que estão destruindo os milhos transgênicos?
    José Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.