quarta-feira, 24 de abril de 2013

Brasil é 4º destino dos investimentos da China

Vladimir Milton Pomar
Como se poderá constatar, compensa investir para atrair investimentos chineses.

Energia responde por 46,9% dos investimentos chineses no mundo.

Levantamento realizado pelo jornal ExpressoXL, de Portugal (www.expresso.sapo.pt ), e divulgado na edição de 10 de abril de 2013, a respeito dos investimentos chineses no mundo, dá conta de que teriam atingido 472 bilhões de euros, de 2005 a 2012.

Em 2013, esse total deverá superar meio trilhão de euros. Segundo o jornal, no início do ano a CNOOC (China National Offshore Oil Corporation) comprou por 11,8 bilhões de euros a petrolífera canadense Nexen. E empresas chinesas em dezenas de países continuam comprando e investindo em instalações industriais, petrolíferas etc., etc.

Chamam a atenção nesse levantamento a concentração em energia (46,9%) e ouro (16,2%), responsáveis por 298 bilhões de euros de investimentos chineses no mundo.
O terceiro setor a receber mais recursos é o de infraestrutura de transportes, com 14,7% (69,3 bilhões de euros). Imóveis (8,0%) e o setor financeiro (6,2%) revelam-se setores de interesse intermediário. E estranhamente agricultura (3,1%), tecnologia (2,2%) e indústrias (integrantes de um genérico "outros") são os setores que menos receberam investimentos no período analisado.

Pelo estudo, a Austrália é a campeã mundial de investimentos da China, com 43,46 bilhões de euros, seguida de perto pelos EUA, com 42 bilhões (certamente o total seria bem maior, se o governo norte-americano não tivesse impedido a compra de empresas do país por empresas chinesas). O Canadá está em terceiro lugar, com 28,6 bilhões, e o Brasil em quarto, com 25,6 bilhões - detalhe: no caso brasileiro, não aparece nenhum valor em "outros", o que pode significar que os muitos (e recentes) investimentos em indústrias não foram computados nesse levantamento.
Saudações atentas,
Vladimir Milton Pomar
Revista em chinês
"Negócios com o Brasil"

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.