domingo, 7 de abril de 2013

Curiosidades & soluções de nosso corpo

Richard Jakubaszko
Dicas práticas e úteis para o seu dia a dia:
1. Se você estiver com pigarro na garganta, coce seu ouvido com o dedo mínimo: pressionando os nervos do ouvido, ele cria um reflexo na garganta, que imediatamente provoca espasmos e alivia o desconforto.

2. Para ouvir melhor use apenas um dos ouvidos: se você está em um clube e não consegue ouvir bem o que dizem, vire a cabeça e use apenas o ouvido do seu lado direito, uma vez que ele distingue melhor as conversas; enquanto que o esquerdo identifica melhor as músicas que soam no ambiente. Tapar o ouvido com um dedo também ajuda a discernir melhor a fala da musica.

3. Não pratique exercícios em locais expostos à poluição, como avenidas movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou praças arborizadas ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira.

4. Tossir reduz a dor de uma injeção: um grupo de cientistas alemães descobriu que se você tossir enquanto estiver tomando injeção, irá aumentar a pressão sobre o peito e da coluna, o que inibe condutores de dor vertebral.
Obs. do blogueiro: sugiro tossir após a injeção pois no momento o corpo tem de ficar imóvel para a agulha não balançar no braço com movimento da tosse...

5. Se você tem um nariz entupido: pressione seu palato superior e o nariz. Toque no palato duro com a língua e com o dedo segure o nariz em direção da testa. Isso permite que as secreções se movam e você possa respirar melhor.

6. Quando você tem azia, durma virado para o lado esquerdo: isto cria um ângulo entre o estômago e esôfago, e evita que os ácidos passem para dentro da garganta.

7. Quando um dente dói esfregue um gelo em sua mão: você deve passar o cubo de gelo na área em "v" que existe entre o polegar e o indicador. Isso reduz em 50% a dor, visto que este setor está ligado aos receptores de dor da face.


8. Quando você se queimar, use apenas água fria, da torneira, bastante água corrente, por vários minutos, no local da queimadura, pois algo frio (não gelo) sobre o local impede que as células continuem sendo destruídas e que se formem bolhas. Se a queimadura apresentar sangramento lave apenas com água e sabão, e depois procure um médico se a área for maior do que 5 cm2.

9. Quando você bebe álcool além da conta, e tudo começa a girar: coloque sua mão em uma mesa ou superfície estável. Se você fizer isso, seu cérebro vai recuperar um sentido de equilíbrio e evitar que tudo pareça girar em torno de você.

10. Se você estiver com hemorragia nasal, faça pressão com o dedo sobre a narina que sangra: se você deitar, você pode se engasgar com seu sangue, então, sua melhor conduta é a de pressionar o dedo no nariz, na narina que está com sangramento.

11. Para quando você está nervoso: coloque o seu polegar em sua boca e sopre, isso fará seu coração bater mais lento e você poderá respirar melhor. Ou então boceje e se espreguice, isto descontrai os músculos e alivia a tensão. Ou então, sente-se numa cadeira e tente levantá-la com os braços, sem a ajuda das pernas. Isto relaxa, depois de alguns segundos.
 

12. Para acabar com a dor de cabeça, logo que aparece: respire fundo, várias vezes, preferencialmente abaixando o queixo até o peito. Passa a dor em 2 a 3 minutos. Você vai oxigenar o cérebro, provocando a normalização da circulação sanguínea no cérebro, que provoca a dor de cabeça. Isso normaliza e a dor passa, pois ela é provocada pela vasoconstrição. Outra maneira é tomar um vasodilatador, ou aspirina, o que não é recomendável, pois pode provocar hemorragias em alérgicos ao AAS.

13. Previne falta de visão quando você está na frente do PC: quando você coloca seus olhos em um objeto próximo, como um computador, a visão torna-se cansada e fica desfocada depois. Para evitar isso, feche os olhos, deixe a coluna ereta e prenda a respiração por um momento. Então, relaxe tudo. Santo remédio.

13 a. Para evitar a LER - Lesão de Esforço Repetido, especialmente no pulso e nas mãos, a cada uma hora dê uma pausa de pelo menos 5 mintos. Faça alongamento nos dedos, pressionando-os para trás.

14. Após longo período no computador ou após longa leitura, ou para obter uma visão mais nítida, boceje e pisque repetidamente por alguns segundos, isto lubrifica os olhos.

15. Formigamento nas extremidades. “Acorde” suas mãos e pés quando estiverem dormentes movendo a cabeça: se a mão ou braço estiver formigando, vire a cabeça de um lado para o outro algumas vezes, e irá passar em menos de 1 minuto, quando as extremidades superiores adormecem, isto se deve pela pressão sobre o pescoço. Se for uma perna ou pé, basta andar apenas alguns segundos.

16. Fácil método para prender a respiração debaixo d'água: antes de mergulhar, fazer muitas inspirações rápidas e fortes para fazer o ácido do sangue desaparecer, é isso que causa a sensação de afogamento.

17. Memorize os textos à noite: qualquer coisa que você ler antes de dormir, você vai se lembrar mais facilmente.

18. No computador, ou quando muito tempo sentado, estique os pés frequentemente e a ponta do pé para frente e para trás: este movimento ativa a circulação do sangue e evita coágulos e varizes; ou levante a cada hora e ande um pouco, de 3 a 4 minutos.

19. No caso de insônia, relaxe todo o corpo, e escolha um membro do seu corpo (pés ou mãos) e pense apenas nele, focalize atenção apenas nele, se a mente começar a vaguear, controle-se, e obrigue-a a voltar para o membro do seu corpo, se você se concentrar nela você adormece, exige um pouco de treinamento...

20. Coma de tudo, mas coma pouco, se sentir muita fome tapeie o estômago com pedaços de cenoura ou maçã; o jantar deve ser sempre uma refeição bem leve: peixes, legumes, sucos naturais, saladas, como rúcula e outras folhas; evite a alface a noite, pois é de difícil digestão. Os orientais recomendam comer alimentos com 5 cores diferentes, isto faz parte de uma alimentação balanceada.

21. Quando engasgar com comida, ou mesmo com líquidos, levante imediatamente o braço esquerdo, acima da cabeça, ereto, como se estivesse chamando o vendedor de pipoca na geral do estádio de futebol. Não virá nenhum vendedor, mas o engasgo some quase imediatamente. Se for num restaurante, levante o braço do mesma maneira, o garçom vai aparecer rapidinho, e você aí explica que era só pra desengasgar. Os garçons conhecem bem essa técnica...

Há uma infinidade de informações úteis que tornam a vida melhor, mas aqui ficam estas (as minhas são as de nºs 8 - 12 - 13a e 21, plenamente testadas), não testei todas as outras para me certificar de que são funcionais ou eficientes...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome / cidade na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.