sexta-feira, 16 de agosto de 2013

As Alergias mais Estranhas do Mundo

Richard Jakubaszko
A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja, uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico.
Reuni algumas das alergias mais estranhas conhecidas no mundo, você conhece alguém que sofre de alguma delas? Você sofre com alguma delas?

1 - Alergia a Água  

Basta o contato da pele com a água para que uma reação alérgica apareça e os efeitos podem demorar até duas horas para desaparecer.
Diferente de outros tipos de urticária causadas pela liberação de histamina, a urticária aquagênica é geralmente provocada por uma rara hipersensibilidade às substâncias presentes na água não-destilada, como o cloro.
A doença rara não causa inconvenientes só no momento de se banhar: suor, lágrimas e até mesmo a ingestão de um pouco d’água para aliviar a sede são grandes desafios para quem sofre da doença que ainda não possui cura.


2 - Alergia ao Frio
Se você sempre achou a expressão “morrendo de frio” um tanto exagerada, saiba que ela pode ter uma interpretação literal. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a exposição ao frio intenso pode causar urticárias graves em jovens adultos acometidos pela doença, que tem incidência estimada em 0,05% da população.

Geralmente motivada pelo contato com ar, líquidos ou objetos frios, a alergia à temperatura baixa pode causar urticárias generalizadas, dores de cabeça, hipotensão e até perda de consciência.

O risco de morte aumenta em casos de mergulhos em águas geladas ou pelo consumo de bebidas ou comidas geladas que podem causar o inchaço da laringe e, consequentemente, provocar a sufocação. A boa notícia é que em 50% dos pacientes a doença sofre remissão em até cinco anos.

3 - Alergia ao Próprio Filho

A alergia um tanto inusitada atinge principalmente as mães de primeira viagem. Foi o caso da britânica Dayle Byrom, que durante a 20ª semana de gestação sofreu com os sintomas do que os médicos chamam de Erupção Polimorfa da Gravidez.
Apesar de não afetar o bebê, a alergia causa grande desconforto na mãe, incluindo extrema coceira e vermelhidão.

Não há consenso no que diz respeito à causa exata do quadro, estudos conduzidos pela Dra. Samantha Vaughan-Jones, da British Association of Dermatologists, indicam que há mais casos entre mães carregando filhos do sexo masculino, o que levanta a possibilidade da alergia ser resultado de uma reação à testosterona gerada pelo feto, embora não haja ainda confirmação científica. A boa notícia é que a dermatose é curada após o nascimento e não costuma se repetir nas gestações seguintes.


4 - Alergia a Exercícios Físicos

Um aviso aos preguiçosos de plantão: você não vai querer ter alergia a exercícios físicos só para poder continuar sentado no sofá!

A alergia, associada a 17% dos casos de urticária crônica autoimune, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, possui um quadro clínico pouco agradável: além de coceira intensa, sensação de calor, ruborização, urticária gigante, inchaços, tonteira, vômitos, cólica e diarreia, em casos extremos pode levar até à morte.

5 - Alergia ao Sêmen

No mundo, foram documentados pouco mais de 80 casos da rara alergia também chamada de “hipersensibilidade ao plasma seminal humano”.

Os sintomas, normalmente manifestados logo depois do contato com o líquido durante o sexo, incluem queimação, inchaço, coceira, dificuldade para a respiração, hipotensão e náuseas.

Muitas vezes confundida com uma DST, a alergia pode ser evitada com o uso de camisinha e seu tratamento é simples.

6 -  Alergia ao Sol

Não adianta apenas usar filtro solar. A doença, também chamada de erupção cutânea fotoalérgica, fotoalergia ou fotodermatose, é causada por uma reação do sistema imunológico desencadeada pela exposição ao sol.

Suas causas podem ser várias, acúmulo na pele de substâncias tóxicas depois da incidência solar, sensibilidade causada por medicamentos ingeridos ou fatores hereditários.

7 - Alergia à Vida Moderna

Ou, mais especificamente, à eletricidade e aos campos magnéticos. “A sensibilidade à radiação eletromagnética é o problema de saúde do século XXI.

Os casos pipocam na internet de tempos em tempos: em 2004, a alemã Petra Smith relatou o desenvolvimento da alta sensibilidade na vida adulta. Ela sofre com reações extremas provocadas pela proximidade a aparelhos eletrônicos, incluindo insônia, ataques de pânico, náusea e dores de cabeça.

Em 2007 foi a vez do DJ britânico Steve Miller, cuja hipersensibilidade é causada pela presença em ambientes com rede wi-fi, ou seja, ele dificilmente está à salvo. Tudo vale para desencadear uma reação adversa: de equipamentos de som a tomadas.

A exposição a qualquer tipo de campo eletromagnético pode causar sintomas neurológicos e alérgicos.

Publicado no Ig: http://falafil.com.br/comportamento/as-alergias-mais-estranhas-do-mundo/

COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:
Existem alergias estranhas e raras, aliás, a maioria citada acima é rara. Os médicos pouco contribuem para esclarecer a questão, até porque os processos alérgicos são muito individuais, dificultando um diagnóstico preciso.
Sou um alérgico típico. A diferença com outras pessoas é que conheço boa parte das coisas às quais sou alérgico, enquanto a maioria das pessoas nem sabe que têm alergias. Sou alérgico a chocolate, batata, banana, feijão preto, leite in natura, a muitos remédios, e, especialmente a produtos químicos, como corantes (de roupas) e os chamados "acidulantes" e "conservantes" contidos em alimentos industrializados. Em algumas situações de alta irritação parece que sou alérgico a mim mesmo, pois coceiras acontecem pelo corpo afora, é incontrolável.
Já escrevi aqui neste blog sobre o tema, leia "Alergia: decifra-me ou te devoro", é um bom primeiro aprendizado sobre o tema: clique aqui.
.

Um comentário:

  1. Eu gostei muito do seu blog :D as reportagens são interresantes e curiosas, nunca pensei que o o homem poderia ter tantas alergias.Gostei mt da reportagem sobre o mal de Alzheimer , espero que quando eu for maior ,também possa ter um carreira de jornalista ! Parabens pela carreira e o blog...

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.