sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tecnologias e milagres

Richard Jakubaszko  
Na Agro DBO nº 48, de setembro 2013, tem muitas novidades e algumas tecnologias interessantes.
Registrei no editorial deste mês:
Na matéria de capa, “Campo transgênico”, a jornalista Marianna Peres registra o expressivo avanço dos OGMs nas lavouras de soja e milho, na próxima safra de verão, sendo de 92% entre a oleaginosa. Tudo isso pela busca antecipada de reduzir custos de produção. Mas a safra 2013/14 esquenta motores com olhos e ouvidos atentos nos preços dessas commodities, que andam instáveis como nunca.

Em outra matéria de fôlego, “Tecnologias e milagres”, de minha autoria, mostramos as novidades nas tecnologias de bioestimulantes, biofertilizantes, aminoácidos, extratos de alga e enraizadores, classe de produtos que se torna a quintessência dos agricultores para a conquista de relevantes e necessários ganhos de produtividade. Dentre as novidades, há uma que se destaca, apesar de ainda carecer de comprovação em testes de campo, como as dos aminoácidos, e também bactérias especiais, que teriam competência de mostrar às plantas o caminho das pedras para que elas consigam sequestrar da atmosfera o N de que necessitam, sem o uso de fertilizantes nitrogenados. Como isso acontece, a ciência ainda não sabe; o importante é que as plantas parecem saber.

Na reportagem do jornalista Glauco Menegheti, “O perigo mora ao lado”, um assustador alerta sobre as pragas e doenças quarentenárias, que habitam em países vizinhos, eis que nossas fronteiras são secas e porosas, permitem trânsito livre das mesmas, e seus acessos serão facilitados por eventos com expressiva afluência de turistas, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Na matéria “Nova palhada”, do jornalista Ariosto Mesquita, boas novas, com a descoberta de práticas criativas no plantio direto, através da ILP, Integração Lavoura Pecuária, que permitem ganhos de produtividade em lavouras de soja e milho, com base em manejo, no Mato Grosso do Sul.

Como contrapeso, os colunistas e articulistas técnicos esbanjam categoria e competência na análise de diversos temas de absoluto interesse dos agricultores profissionais que a Agro DBO possui como leitores.

Assim, conforme costumamos afirmar na redação, informação é um bem tangível e mensurável, vale muito a quem a recebe. Por isso mesmo, desde a edição anterior, Agro DBO passa a ser distribuída apenas pelo sistema de assinatura paga. Nesta edição o assinante recebe um boleto nominado, com oferta especial a quem já é nosso leitor habitual. Se desejar continuar a receber Agro DBO, todo mês, com informação “chique no úrtimo”, na porta de casa, é só passar no banco e acertar as contas.

No vídeo abaixo José Augusto Bezerra, o Tostão, mostra quais são as novidades da Agro DBO de setembro:
.

3 comentários:

  1. Richard

    Tenho uns comentarios sobre os niveis alarmantes de transgenicos reportados nesta edicao da AgroDBO para milho e soja. Considero ser ma' estrategia [1-2], um risco para soberania alimentar [3] e para a saude [4-5] tal concentracao de producao em transgenicos, especialmente quando a populacao nao e' claramente informada de sua presenca e de seus efeitos. Os problemas estao muito bem documentados nos meios cientificos que ainda sao independentes do financiamento das grandes empresas por detras destas tecnologias obsoletas de monocultura GMO. Ha muitas referencias na Internet, acrescento algumas abaixo para aqueles interessados [6-16].

    Aproveito para mencionar uma tecnologia nova da Universidade de Limerick na Irlanda para estruturar agua aumentando o rendimento da producao agricola em 30%, reduzindo o uso de fertilizantes e melhorando a resistencia das plantas a doencas (viaqua.ie). Ela foi testada em varios paises e esta' em uso na Europa [17].

    Finalmente, gostaria de chamar a atencao de seus leitores para um exemplo recente mostrado no especial da CBN 'Made in Israel' onde mostram os exemplos de producao organica em larga escala e controle natural de pragas, em poucas palavras um bom exemplo de soberania alimentar e boa estrategia levando a bons alimentos [18].

    SDS
    Dr Gerson Machado

    [1] http://dl.dropboxusercontent.com/u/28242737/Good%20Strategy_Summary.pdf
    [2] The perils of bad strategy http://www.mckinseychina.com/wp-content/uploads/2011/07/perba11.pdf
    [3] http://en.wikipedia.org/wiki/Food_sovereignty
    [4] GMO Myths and Truths An evidence-based examination of the claims made for the safety and efficacy of genetically modified crops http://earthopensource.org/files/pdfs/GMO_Myths_and_Truths/GMO_Myths_and_Truths_1.3b.pdf Michael Antoniou et al June 2012
    [5] Ten things the mainstream media didn't tell you about the Seralini GM corn study http://www.naturalnews.com/041930_GMO_rat_study_GM_corn_Seralini.html
    [6] http://www.naturalnews.com/GMOs.htm
    [7] http://gmo.mercola.com/‎
    [8] Do we really need industrial agriculture to feed the world? http://www.youtube.com/watch?v=uem2ceZMxYk http://www.foodmyths.org
    [9] http://www.agroeco.org
    [10] The Future of Food and Seed Vandana Shiva Apr 23, 2011 http://www.youtube.com/watch?v=yYwOTLopWIw
    [11] The Gene Revolution with Dr. Thierry Vrain; GMO Free Langley Shines http://thebovine.wordpress.com/2013/06/11/the-gene-revolution-with-dr-thierry-vrain-gmo-free-langley-shines/
    [12] 5 GMO Myths Busted http://www.corbettreport.com/5-gmo-myths-busted/ 20 Aug 2013
    [13] GMOs e transhumanismo http://www.youtube.com/watch?v=bZsazm0VCXA
    [14] Favorite Permaculture Videos http://www.permaculturenow.com/video.html
    [15] http://vimeo.com/46010618 Back to Eden OFFICIAL SPANISH FILM www.backtoedenfilm.com
    [16] A Voice for Eco-Agriculture http://www.acresusa.com/
    [17] http://www.independent.ie/business/irish/wave-goodbye-to-global-warming-gm-and-pesticides-29525621.html
    [18] Made In Israel http://www.cbn.com/special/made-in-israel/?cpid=EU_WW_2013_249

    ResponderExcluir
  2. Richard,
    FOTOSSÍNTESE - Segundo o prof. Mello Moraes, meu professor de Química Agrícola na ESALQ em 1935, o processo de síntese da amônia é o maior invento da humanidade, pois veio assegurar a alimentação de vários bilhões de seres humanos.

    Haber & Bosch conseguiram juntar um átomo de nitrogênio com 3 de hidrogênio, em ambiente de altíssima temperatura e pressão na presença de platina (ou substituto moderno). Curioso é que seus inventores estavam procurando um nitrato sintético que substituísse o natural, até então indispensável para fabricar pólvora e ganhar guerras.

    Só que essa fabulosa reação química acontece sem rumor no ambiente da clorofila a partir dos gases atmosféricos contendo carbono e oxigênio, da água contendo hidrogênio, de alguns nutrientes vindos do solo e da energia na forma de luz solar.

    Poucos se dão conta do esforço gigantesco que vem sendo dispendido para reproduzir a fotossíntese, até agora sem sucesso, a não ser o mencionado maior invento da amônia. Se o cristianismo admite os milagres do maná e do vinho, então tudo é possível para os crentes, sendo lícito admitir que, de repente, os cientistas venham a reproduzir em laboratório o processo natural da fotossíntese, seja como invento humano ou como milagre.
    Fernando Penteado Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Cardoso
      O MIT vem reportando progresso interessante neste setor nos ultimos anos, referencias abaixo.
      SDS
      Gerson Machado
      ==
      http://video.mit.edu/watch/daniel-nocera-describes-new-process-for-storing-solar-energy-2959/
      Daniel Nocera describes new process for storing solar energy
      ===
      http://www.iowaenergycenter.org/2013/05/mits-artificial-leaf-to-convert-solar-energy-to-hydrogen/
      May 17, 2013 MIT’s “artificial leaf” to convert solar energy to hydrogen
      ===
      http://www.pnas.org/content/110/12/E1076.full.pdf+html
      Modeling integrated photovoltaic–electrochemical devices using steady-state equivalent circuits
      ===
      http://gigaom.com/2013/03/06/remember-the-artificial-leaf-startup-turns-to-making-a-flow-battery-instead/
      Remember the artificial leaf? Startup turns to making a flow battery instead Mar. 6, 2013
      ===
      http://www.greencarcongress.com/2013/03/winkler-20130305.html
      MIT team outlines path to low-cost solar-to-fuels devices; the artificial leaf 5 March 2013
      ===
      http://www.sciencedaily.com/releases/2013/03/130304211504.htm
      Artificial Leaf: Solar-To-Fuel Roadmap Developed for Crystalline Silicon Mar. 4, 2013
      ===
      http://theenergycollective.com/tinacasey/225966/new-artificial-leaf-concept-could-blow-fuel-cell-market
      Energy Innovation: “Artificial Leaf” Could Blow Up Fuel Cell Market May 20, 2013
      ===
      http://www.gizmag.com/artificial-leaf-self-healing/27004/
      Self-healing “artificial leaf” produces energy from dirty water April 10, 2013
      ===
      http://www.technologyreview.com/news/429681/artificial-photosynthesis-effort-takes-root/
      Artificial Photosynthesis Effort Takes Root A $122 million innovation hub could speed the development of devices for making fuel from water and sunlight October 22, 2012
      ===
      http://www.popsci.com/science/article/2011-03/mit-lab-creates-worlds-first-practical-artificial-leaf
      MIT Lab Creates the World's First Feasible 'Artificial Leaf' 27 March 2011
      ===

      Excluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome / cidade na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.