segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

As falhas do STF no julgamento do mensalão

Richard Jakubaszko 
O caso do Mensalão, como ato político, e, especialmente o julgamento pelo STF, inegavelmente já entrou para a história brasileira.
 
Foi, como muita gente já sabe, ou suspeita, um julgamento político. Transformou-se um crime eleitoral (o caixa 2 do PT) em caso de corrupção e apropriação de dinheiro público, apesar de ser dinheiro proveniente da Visanet, uma multinacional (hoje Cielo) que tem faturamento superior ao PIB de muitos países considerados "desenvolvidos".

A revista "Retrato do Brasil", dirigida pelo competente e respeitado jornalista Raimundo Pereira, mostra no vídeo abaixo um resumo passo a passo do que acompanhou em várias reportagens, e compara a justiça contemporânea brasileira com a justiça medieval: se a ré, acusada de bruxaria, confessava os crimes, morria queimada, mas se sobrevivesse às torturas era também queimada, porque comprovava seu pacto com o demônio.

O vídeo é apresentado pelo jornalista e escritor Fernando de Moraes, e merece ser assistido. Entre outras coisas, comprova as distorções e falsidades das acusações, a "competência" dos acusadores, e, ainda, a ingenuidade e incompetência dos defensores dos réus do mensalão.
Só no Brasil isso poderia acontecer nos tempos modernos. Pior do que isso, um julgamento de notório caráter político, orquestrado pela mídia, onde os réus foram esfolados vivos, e a impossibilidade de reavaliação por instâncias superiores.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.