terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Por que não tem alagamento em Tóquio?

Richard Jakubaszko
Por que não tem alagamento em Tóquio?
Responsabilidade social, só isso. A maioria dos governantes brasileiros não investe em infraestrutura "aparente" porque "acham" que isso não "aparece" para o povo. Ou seja, não dá voto!

Anualmente, algo como 25 tufões/ano assolam o território japonês. Desses, dois ou três atingem Tóquio em cheio, com chuvas fortíssimas durante várias horas ou até um dia inteiro.

Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade.
Por que será? Veja as explicações abaixo.

Subterrâneos de Tóquio



O subsolo de Tóquio hospeda uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a filmes com extraterrestres. Cinco poços, de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade, interligados por 64 km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.


A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação.  É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas. A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 mil litros de água por segundo para o exterior.
.

Um comentário:

  1. Em São Paulo, cujos alagamentos são crônicos, não seria ideal a canalização do sistema Tietê/Pinheiros/Billings para o mar ao invés de vir para o interior? É claro que não é simples assim, teria que ter uma obra bem planejada. Parece que existe uma obra assim na Austrália proximo a Melbourne.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.