sábado, 1 de março de 2014

Polêmica: colesterol alto = infarto x estatina

Richard Jakubaszko 
Lair Ribeiro (médico, cardiologista, nutrólogo, escritor) é um cidadão polêmico, gosto disso, me identifico com ele nesse sentido, embora nem sempre concorde com suas ideias e opiniões. No vídeo abaixo ele renova essa característica, levantando a questão de que o colesterol alto não é o causador de infarto do miocárdio. E insinua que esse quase dogma da medicina existe para vender estatina, um best seller nas farmácias do mundo inteiro. Ele apresenta dados interessantes, inclusive estatisticamente, mostrando que populações de alguns países como Grécia, França, Japão, e até os esquimós, que consomem gorduras trans e têm colesterol alto, desmentem o paradigma da medicina americana.

De uma coisa tenho certeza: há muito marketing embutido nesses dogmas médico-farmacêuticos, e tenho denunciado alguns aqui neste blog. Um dos piores é a leviandade de recomendarem (avalizado pelo FDA!!!) o uso diário de AAS (Ácido-acetilsalisílico, ou Aspirina, Melhoral etc.) para prevenir infartos. Os alérgicos podem morrer de hemorragia estomacal se fizerem isso...
No vídeo, portanto, a polêmica:

.

Um comentário:

  1. Alô pessoal,
    Dr. Lair Ribeiro comenta sobre o assunto Estatina x Colesterol. Como leigo concordo com ele que o interesse financeiro e comercial sobrepuja o interesse da verdadeira saúde. Porém, estou a procura de um médico cardiologista/;nutrólogo que assuma esta postura com o seu paciente que toma estatina há 10 anos. Gostaria de encontrar um médico queme pudesse me acompanhar e orientar de como deixar de tomar estatina.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.