segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sinusite: como resolver o problema

Richard Jakubaszko 
Muitas pessoas me perguntam como consigo "sobreviver" à sinusite. Faço deste post uma maneira de transmitir o que apreendi sobre a sinusite ao longo da minha vida, com o objetivo de ajudar aos que têm o mesmo problema.

Dilatador nasal para dormir o bom sono
Uso de muitos artifícios e estratégias para ter "qualidade de vida", pois sinusite é uma encrenca danada.
Há gente que sofre de terríveis dores de cabeça, mas eu não sei o que é isso, talvez devido aos cuidados preventivos que tomo. Mas sofro do que se chama de "Pan-sinusite", que toma toda a testa, logo acima dos olhos.
Daí que, quem sofre de sinusite pode ter uma péssima e inadequada respiração, sobretudo ao dormir ou praticar esportes, e invariavelmente acaba ficando com uma voz fanhosa, o que prejudica a quem possui atividades profissionais que dependam da voz, seja cantor, palestrante, vendedor, telefonista ou radialista. Outro efeito maléfico são as noites mal dormidas, e o cansaço matinal castiga o dia inteiro.

Para dormir melhor uso um produto lançado recentemente no mercado, chamado Respirin, que mostro na foto acima. É um dilatador nasal, introduzido nas narinas antes de dormir, e que permite uma noite de sono normal a quem sofre da sinusite, com respiração adequada, e que chega a reduzir o ronco, barulheira desagradável tanto para quem ronca como para quem dorme ao seu lado, ou até mesmo em cômodos diferentes da mesma casa... 
Abaixo dou dicas sobre o Respirin, além de dados sobre o produto, que retirei do site de uma empresa de vendas pela internet, onde comprei o produto pela primeira vez: http://www.confortoonline.com.br/2749.html

Que se entenda: a sinusite é uma inflação crônica dos sinos da face do rosto, que provoca dificuldades de respiração, especialmente durante o sono ou durante práticas esportivas.
Há períodos crônicos e agudos. Deve-se prevenir, durante o estado latente e suportável, para que não entre em momento agudo.

A causa é de fundo alérgico, e muitos alimentos podem ser os responsáveis pela sinusite, mas cada pessoa responde de maneira diferente a esses alimentos. No meu caso, conforme já publiquei aqui no blog (ver em Alergia: decifra-me ou te devoro: http://richardjakubaszko.blogspot.com.br/2008/04/alergia-decifra-me-ou-te-devoro.html ), os principais alimentos que me causam sinusite são o feijão preto, banana, batata, chocolate e alecrim, além de substâncias que, se estiverem em grande quantidade no ar, como metano, etileno, enxofre, e até mesmo alguns perfumes, agudizam o problema. Entretanto, os alimentos que algumas pessoas relatam como causadores de suas alergias, seja sinusite ou coceiras, são os tradicionais, com alto potencial alergênico, como ovo, leite, amendoim, chocolate etc., e com isso não se preocupam com outros alimentos, o que é um erro.

O dispositivo que mostro na foto acima, o Respirin, é um aparelho confeccionado em plástico atóxico e maleável que se adapta à cavidade nasal do usuário e possui dois ímãs em suas laterais, que ativam os músculos da nasofaringe, o que permite a respiração normal durante o sono. A
tecnologia inovadora desobstrui a cavidade nasal para a passagem do ar e ativa o sistema circulatório, aumentando a oxigenação sanguínea. É ideal para práticas esportivas e para um sono mais confortável. Também é eficiente em problemas de congestão nasal, desvio de septo, rinite, sinusite e outros problemas relacionados ao sistema respiratório.

Embalagem do Respirin



Respirin também é eficiente em problemas de congestão nasal, desvio de septo e rinite, além de sinusite.


DICAS ADICIONAIS COM RELAÇÃO A SINUSITE:
- Evite gripes e resfriados. Nessas, a sinusite entra em estado agudo e maltrata seus portadores.
- Calor na testa é um bom remédio, sempre. Seja sol, calor de lâmpadas, bolsas de água quente, a sinusite fica suportável, e você respira melhor.
- Evite poeiras e ambientes poluídos, seja fumaça de escapamentos ou local mal cheiroso (como lixões, esgotos e latas de lixo, pois emanam metano).
- Faça limpeza diária com água e sal nas narinas. Eu faço o "afogamento simulado" quando a sinusite entra em estado agudo. Consiste em um copo com água no qual se dilui uma colher de chá com sal. Com o corpo em L, debruçado sobre uma pia no banheiro, coloco um pouco dessa água na mão em concha e puxo pelas narinas, cuspindo depois o que sair pela boca, e limpando as narinas. Se faz até a água acabar, e alivia o mal estar por algumas horas, facilitando o sono se feito antes de dormir.
- Descubra os alimentos alergênicos e evite-os.
- No inverno e em tempo seco a sinusite tende a piorar.
- Jamais pense que cirurgias resolvem a sinusite. Há médicos que prometem soluções com esse caminho, mas são paliativos, não resolvem a causa, e ela volta sempre.
- Inalações são sempre amenizadoras de estados agudos, e podem ser feitas mesmo em dias normais da sinusite, quando está apenas em estado crônico.
- Na região do Cerrado (Brasil-Central) existe uma planta que produz um fruto, parecido com a bolinha da mamona, e que, fervidos em 4 ou 5 frutos, geralmente dão bons resultados quando inalados. Mas faça com cuidados, pois é um dilatador natural poderoso e pode provocar hemorragia nasal. Mas isso depende, evidentemente, da sensibilidade de cada um.
- Sinusite não tem cura, a não ser que você descubra e evite todas as causas alergênicas e viva num ambiente sem poluição.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.