quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Expo 2015, o mundo se encontra em Milão.

Richard Jakubaszko
Espaços expositivos em 110 hectares e mais de 150 países envolvidos. O presente e o futuro dos alimentos começa a partir da Expo Milão 2015.

Tradição, criatividade e inovação. São as palavras-chave através das quais mais de 150 Países ao redor do mundo darão uma leitura do passado e presente da alimentação, com o objetivo de traçar cenários futuristas da nutrição. «Nutrir o Planeta, Energia para a Vida» é o título da Expo Milano, a edição italiana da exposição mundial que será realizada de 1 de Maio a 31 de outubro de 2015.


Expo Milão, 109 anos depois - O trabalho continuará por seis meses, dentro de uma área de 110 hectares – o recinto de exposições que abrange os municípios de Rho e Pero, a Noroeste de Milão – e que vai pôr em causa mais de 150 países, além de uma série de importantes organismos internacionais. Para o capital lombarda não é a primeira vez: em 1906 Milão foi a sede da Exposição Internacional dedicado ao tema dos Transportes. A uma distância de 109 anos Milão, depois de superar outra candidata finalista, Smirne, uma cidade na Turquia Centro-Oeste, prepara-se para voltar à arena internacional.


Uma nova "Via d'água" para Milão - Sugestivo também o cenário que se irá criar na exposição milanesa, organizada como uma ilha rodeada por um canal de água. A feira de Rho, um projeto do arquiteto-estrela Massimiliano Fuksas, será ligada à cidade graças à Via d’Água, um projeto que envolveu a reabilitação de alguns troços de Plataformas Flutuantes, o antigo sistema de canais de Milão. A intenção é a de traçar desde o centro da cidade até à Expo um percurso pedestre e uma ciclovia.


Espaço para empresas - Nos espaços expositivos serão cinco os pavilhões temáticos, em que se vão desenvolver os temas de nutrição e sustentabilidade de acordo com diferentes âmbitos: a experiência dos alimentos e o futuro, a ligação entre a nutrição e infância, a possibilidade de uma alimentação sustentável, a relação entre comida e arte, o modo de produção dos alimentos. Como de costume, além dos pavilhões das nações individuais e dos mistos, a Expo 2015 também receberá contribuições de empresas numa área de 21.000 metros quadrados.


* * *

Este blogueiro encontra-se nesta semana em viagem à Itália (Turim), a convite da CNH New Holland, um dos patrocinadores da Expo Milão 2015, e ao longo dos próximos dias daremos mais informações sobre este evento e também sobre a 1ª Universidade do Mundo de Ciências da Gastronomia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.