terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pronta a 1ª fase de transposição do rio São Francisco

Richard Jakubaszko
Contra quase tudo, exceto os nordestinos, a transposição das águas do Velho Chico vai avançar. Sexta-feira, dia 7 de agosto, conforme vídeo abaixo, as primeiras águas foram liberadas no teste dos engenheiros da construtora Mendes Júnior. É emocionante assistir ao milagre da engenharia, proporcionado por decisões políticas determinantes, que vão dar, enfim, qualidade de vida a alguns estados do Nordeste, especialmente Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, pela chegada da água, sem a qual, a vida fica muito difícil.

Desde o período imperial as promessas políticas eram feitas, e nunca cumpridas. FHC até que tentou, mas não foi adiante. Nas primeiras dificuldades desistiu do projeto. Os políticos locais faziam a já conhecida "indústria da seca", uma política de buscar dinheiro do governo federal, e nunca aplicar em soluções paliativas, como cisternas, por exemplo, pois embolsavam as verbas. Lula abraçou a ideia para dar solução definitiva, e foi em frente com o projeto da transposição. Quase foi travado depois, houve muitas críticas na mídia, gente graúda contra o projeto, de artistas globais, teve até bispo que andou fazendo greve de fome. Os ambientalistas, nem se fala, travaram o que foi possível através de procuradores e promotores. Mas depois de Lula, havia Dilma, e o projeto foi em frente.

Ainda em agosto deste 2015 a presidente Dilma vai inaugurar a 1ª fase da transposição das águas do rio São Francisco, o glorioso Velho Chico, fazendo-as chegar até a Barragem de Tucutu, em Cabrobó, já no sertão pernambucano. Dali, em outras fases, num total de 6 fases, as águas serão distribuídas aos demais estados. A agricultura do Nordeste vai mostrar a sua força, porque só com terra e sol não se produz alimentos, precisava de água, e agora vai ter.

O que a mídia informou sobre isso? Ainda nadica de nada... Não importa, os nordestinos sabem, e a água só é importante para eles.

.

Um comentário:

  1. Até que enfim, o desenrolar dessa novela.
    O que teve de oportunista querendo atravancar o andamento do projeto e das obras, não tá escrito.
    Mas, enfim, o Velho Chico ameaça correr de verdade.
    Posso não apoiar o governo, mas boas ações merecem ser vistas e comentadas.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.