quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nunca mais jogue a borra de café no lixo!


Richard Jakubaszko
Os cidadãos urbanos, que não entendem o povo da roça, têm muito a apreender com os caipiras. É que recebi do Paulo Pilibbossian, conhecido publicitário que já foi até domador de cavalos nos áureos tempos, e que anda à procura de novos desafios, as dicas abaixo sobre o uso de borra de café, reciclada com inteligência.


Nunca mais jogue a borra de café no lixo!
Todos nós temos o mau hábito de levar ao lixo a borra de café sem nunca nos ter passado pela cabeça se seria útil para alguma coisa. Pois agora você pode deixar de fazer isso, eis que a borra de café tem algumas utilidades fantásticas, e vão ser muito úteis em diversos casos


Desentope o lava louça
De fato. À primeira vista, isso parece ser um absurdo não é? Mas a borra desentope mesmo o lava louça. Experimente!
Nota do blogueiro: o texto foi retirado de um blog de Portugal. Na “tradução”, percebi que o “lava louça” aludido pelo(a) autor(a), trata-se, em verdade, da pia da cozinha, e não do eletrodoméstico “lava-louças”, como conhecemos no Brasil.

Dê um fim às formigas
É só fazer um caminho com a borra já seca e ”bye-bye” formigas. Se não quiser sujar o armário ou outro compartimento onde as formigas são vistas, coloca num pires a borra que funciona igualmente. No jardim também consegue-se dar um fim nelas. Coloca o café coado inteiro em cima delas.

Elimina o mau cheiro do “frigorífico”
Basta colocar num pires a borra e deixar dentro do frigorífico. Pode também colocar dentro de um pacote de manteiga vazio e fazer uns furos na tampa.
Nota do blogueiro: aqui outro problema de “tradução”: frigorífico, para a turma de “além-mar”, e até mesmo a de "trás-os-montes"é o nosso conhecido refrigerador...

Afasta os gatos do jardim
Se o seu gato não gosta de usar a caixa de areia dele coloca um prato com as borras de café onde ele costuma ir e troque semanalmente.

Ótimo esfoliante de pele
Basta seguir a receita:
1 xícara de borra de café quente
1/2 xícara de açúcar ou sal
1 colher de sopa de azeite
Espalha na pele, em especial pés e cotovelos. Deixa atuar alguns minutos e depois lave.

Elimina mau cheiro dos ralos
Basta colocar meia xícara de borra de café no ralo e logo em seguida 5 xícaras de água quente, e adeus odor!

Adeus cheiro de alimentos nas mãos
Elimina cheiro de peixe, alho, cebola, coentro e muitos outros condimentos. É só esfregar a borra de café nas mãos e depois é só lavar as mãos.

Fertilizante para as plantas
Coloca um pouco da borra de café nos vasos das plantas e no jardim, e elas ficarão mais belas e fortes, verdejantes. Por ser rica em potássio ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.
Nota do blogueiro: o texto original afirma que a borra de café é rica em nitrogênio, o que é incorreto, é rica, sim, mas em potássio.
Partilha com os amigos!

Publicado no http://www.portalanaroca.com.br/nunca-mais-deites-as-borras-de-cafe-para-o-lixo-nao-imaginas-o-que-estas-a-perder/

.

Um comentário:

  1. Boas dicas, algumas minha avó já utilizava. Assim, com a borra conseguimos dar um jeito, agora resta saber o q faremos com as 'benditas' cápsulas. Grande abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.