segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Embrapa: 61% do território brasileiro está preservado

Fernando Penteado Cardoso
Recente boletim da Embrapa Monitoramento por Satélite informa que:
FPC, quase 102, e muito ativo
...”61% do território brasileiro está preservado e com vegetação nativa, enquanto que apenas 8% do território nacional é ocupado com cultivos de produção de alimentos, energia e florestas plantadas”. Para Maggi, o gráfico pode ser entendido como um verdadeiro "green card" do Brasil a ser apresentado por todos já que não existe no mundo país com tal desempenho de preservação e proteção ambiental.

A conclusão implícita é que melhor seria ter 100% do território preservado com vegetação nativa. Essa não, senhor ministro! 

A vegetação nativa não gera riqueza nem influi sobre o clima que é decorrente do sol, dos oceanos e da rotação da terra... O misticismo da floresta foi criado para evitar aumento da produção de grãos com o consequente impacto sobre os preços. Melhor seria o boletim ter dito:

“...”39% do território já foi aberto para agricultura assegurando a atual posição do país na produção de grãos. Para Maggi, merecemos o “green card” pela área verde de nossas lavouras e florestas plantadas para celulose e captação da energia solar na forma de carvão e lenha. Ainda temos grandes áreas sob clima de sol, calor e chuva, a serem abertas para que possamos atender as necessidades mundiais futuras de alimento, fibra e energia.
FPC

  

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.