sábado, 14 de outubro de 2017

Telecomunicações Via Satélite, outra grande mentira.

Gn'R357 Brasil
Qual é a resposta mais óbvia quando se pergunta qual é o meio de transmissão mais usado nas telecomunicações nos dias de hoje?

Antes de responder, dê uma olhada neste artigo: Como é a rede de cabos submarinos que sustenta as comunicações do mundo (em Português)

Primeira vez que vê algo deste tipo? Acha que é mais uma “Fake News”? Olha aqui algo do mesmo tipo vindo dos US: Mapa: A Rede Mundial de Cabos Submarinos (em Inglês)

Onde se pode ler o seguinte:

“Um equívoco comum é que a maioria de nossa informação é transmitida através de satélites, mas os cabos de fibra ótica realmente formam a espinha dorsal da internet, transmitindo cerca de 99% de todos os dados” (traduzido do Inglês)

Ou ainda esta notícia divulgada numa cadeia de TV: Por Dentro da Instalação de um Novo Cabo Submarino Transatlântico (em Inglês)

Ainda não está convencido? Aqui tem uma página vindo desta vez da França: Você sabia: 99,8% do Tráfego Internet intercontinental transita via 366 cabos submarinos (em Francês)

E este documentário francês sobre como estas “autoestradas” da informação são construídas e colocadas no fundo dos oceanos, além de como é feita a manutenção de toda esta rede de cabos submarinos: Os Segredos dos Cabos Internet Submarinos (em Francês)

Esta é a realidade para com as telecomunicações intercontinentais, incluindo a Internet. E como são feitas as telecomunicações intracontinentais? Será que é por via satélite então? A resposta mais uma vez é “não”, as telecomunicações no interior das terras são feitas por uma imensa rede de antenas de retransmissões de ondas de rádio que cobre todos os territórios. Aqui está um documentário feito pela Motorola em 1989 descrevendo os princípios das transmissões via rádio: Fundamentals of Radio Communications
Há de se notar que o documentário começa com uma imagem da terra e de um satélite, porém, não se fala de satélites ou comunicações via satélites durante os mais de 80 minutos do documentário. Durante o documentário, são descritas as várias técnicas de transmissão e retransmissão sem fio , quais as frequências mais utilizadas e porque. Evidentemente, as coisas evoluíram desde 1989, mas os princípios das telecomunicações via ondas de rádio continuam válidos. Os sinais passaram do analógico ao digital, as frequências utilizadas aumentaram passando do MHz ao GHz, e por algumas utilizações específicas como telefones celulares, wifi ou Bluetooth, são utilizadas as micro-ondas. Mas o sistema de transmissão e retransmissão de massa não é e nunca foi via satélite.

Até mesmo a TV via satélite e aquelas antenas parabólicas não funcionaram por transmissão e recepção de satélites. Neste caso específico, para se ganhar em alcanço, as transmissões partem de uma emissora em algum lugar na terra, são refletidas nas camadas mais altas da atmosfera, e abrangem toda uma região, ou ainda são captadas por antenas de retransmissão.

Resta os sistemas de navegação GPS, estes realmente funcionam via satélites geoestacionários, correto? Sim e não, ou melhor, talvez e não! O GPS para a navegação quer seja no interior das terras, no mar ou no ar, funciona por ondas de rádio e o sistema de transmissão e retransmissão baseado na rede de antenas e de triangulação que também foi explicado no documentário da Motorola acima. Este tipo de navegação foi desenvolvido pelos Americanos durante a segunda guerra mundial e na época foi nomeado “Long Range Navigation” ou apenas LORAN. O sistema de navegação LORAN ainda é usado nos dias de hoje, e a precisão do posicionamento é muito bom com menos de 10 m de erro. A rede de antenas de retransmissão já existe desde muitas décadas, então porque não usá-la para a navegação via nossos GPSs. Um método de navegação de massa por controle via satélite seria muito caro a implementar, e o mais lógico e razoável seria de utilizar a infraestrutura que já existe e que é de boa precisão.

Aqui um documentário sobre o tal LORAN: LORAN for Ocean Navigation

Como visto acima, mais de 99% das telecomunicações, incluindo a Internet, são feitas via cabos submarinos ou a rede de antenas de transmissão e retransmissão, os satélites são usados em algumas áreas específicas unicamente, como em meteorologia ou climatologia, ou ainda na área militar. Então como é que a grande maioria das pessoas acreditam que as telecomunicações são feitas via satélite? Porque tudo que aparece e é apresentado na mídia de massa sempre fala em satélites e na conquista espacial, e de quanto estes são importantes para nós? Vários países atualmente mantém suas próprias agências espaciais, as quais requerem altos investimentos e verbas para serem implementadas e se manterem, enquanto que esta tal conquista espacial e satélites nunca fizeram nada de concreto para melhorar a situação da humanidade e resolver seus problemas reais, a não ser que saber como é o solo e a atmosfera de Vênus e Marte, ou ainda que descobriram 8 exoplanetas a dezenas de anos-luz sejam parte de nossos problemas do dia a dia… Como justificar este dinheiro todo jogado fora para se mandar satélites e pesquisar o espaço enquanto que uma grande parte da população não tem acesso à água potável e saneamento básico?

O setor espacial e os satélites são mais outros negócios muito lucrativos e que não ocasionam muito risco visto que todo mundo acredita que nossa vida está melhor por conta disto, mas será que não existem outros setores que mereceriam receber este dinheiro todo a fim de melhorar realmente a condição de vida da humanidade? Aqui estão alguns números de quanto custaram outros projetos faraônicos que não servem para nada:

– Projeto Apollo da NASA: mais de 30 bilhões de dólares nos anos 60 (que correspondem a mais de 100 bilhões de dólares hoje)

– Orçamento anual da estação espacial internacional (ISS): 10 bilhões de dólares por ano

– Despesas dos Estados Unidos durante a guerra do Iraque e Afeganistão, e com as medidas antiterroristas: 4’000 bilhões de dólares (o que é 100 vezes mais do que o que foi gasto na pesquisa contra o câncer neste país durante o mesmo período)

– Luta contra o AGA – Aquecimento Global Antropogênico: 365 bilhões de dólares por ano, até 2100

Imaginem como a situação poderia estar melhor tendo pego este dinheiro para resolver os problemas de poluição, o lixo e detritos, a energia e suas fontes, a gestão e a repartição equilibrada dos recursos, a pobreza, etc. Temos ainda problemas em demasiado a resolver na terra enquanto que bilhões são gastos com coisas fúteis e inúteis e que não resolvem em nada os problemas atuais e reais da humanidade. Como justificar um orçamento de 10 bilhões de dólares por ano só para manter o programa da dita estação espacial internacional (a ISS) que nunca nos trouxe nada desde os mais de 18 anos que está em órbita? A menos que beber água e se escovar os dentes em gravidade 0 sejam agora considerados problemas reais na terra…

Se depois de tudo isto você continua achando que a maioria das telecomunicações é feita via satélite, muitos outros documentários estão disponíveis na Internet, em diversas línguas, vindos de diversas fontes. Se o assunto lhe interessa, cabe a você de se informar e tirar suas próprias conclusões.

Publicado originalmente em https://acmmmm.wordpress.com/2017/10/11/telecomunicacoes-via-satelite-outra-grande-mentira/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.