sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Tribunal do Canadá condena falsificador do “aquecimento global”

Richard Jakubaszko 
A grande mentira do século XXI começa a ser desmontada e desmistificada.
Michael E. Mann é um climatologista e geofísico americano, atualmente diretor do Earth System Science Center, da Pennsylvania State University, e autor do famoso "Taco de hóquei", gráfico que "provava" com dados estatísticos que o planeta estava se aquecendo, e que a emissão dos gases de estufa (GEE) iria provocar uma ruptura no clima a qualquer momento no futuro breve, provocando um aquecimento ainda maior. 
  

No entanto, como foi comprovado pelo escândalo Climategate (na Universidade de East Anglia, Inglaterra), os dados foram claramente manipulados para que se registrasse uma curvatura de aquecimento abrupta que em verdade nunca ocorreu. Contestado por dezenas de cientistas, no mundo inteiro, Michael Mann tinha o apoio político do IPCC, e financeiro de figuras do ambientalismo internacional, como Phil Jones e ainda do magnata canadense Maurice Strong (falecido uns 3 anos atrás), além da David Suzuki Foundation.

Contestado também por um dos cientistas americanos mais respeitados, o Dr.Tim  Ball, um prestigiado professor de climatologia, muito temido pelos protagonistas desta fraude, foi o primeiro alvo a se pretender abater, como se viu pelas ações judiciais que Michael E. Mann e outros interpuseram sob a rubrica de injúria e difamação. Considerado um corajoso defensor da ciência honesta, Dr. Tim Ball (já octogenário) sacrificou oito dos seus últimos anos de aposentadoria para acusar o IPCC e seus principais atores da maior fraude científica de todos os tempos, e venceu.

O Superior Tribunal de Justiça do Canadá, em agosto de 2019, sentenciou Michael Mann como criador e produtor de dados científicos falsos, e foi condenado por má fé e ao pagamento das custas judiciais no valor de US$ 700,000 dólares. Michael E. Mann, apesar de descoberto e condenado na sua farsa, nunca admitiu a fraude, mas terá ainda outras punições.

Desde o final de 2019 novas imposições aguardam Michael Mann, pois a respeitada cientista do clima americana, Dra. Judith Curry, submeteu ao Tribunal de Colúmbia um recurso que expõe a conduta suspeita de Mann, pedindo para que ele volte a ser ouvido em tribunal e admita a fraude que praticou, pois até hoje ele não apresentou os dados primários que originaram o famoso "Taco de Hóquei". Este, simbolicamente, foi a maior "prova científica" apresentada pelos membros do IPCC para embasar as afirmações de que os GEE seriam os causadores do aquecimento e das mudanças climáticas. O gráfico foi usado por Al Gore no espalhafatoso documentário "Uma verdade inconveniente", que ganhou até Oscar, mesmo sendo uma mentira científica, e ainda ajudou Al Gore a receber o prêmio Nobel da Paz, só porque "defendia o meio ambiente".

Conforme demonstrado no livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", onde tenho a companhia de diversos cientistas brasileiros e internacionais, contestamos o mentiroso mas assim mesmo famoso gráfico, e 'profetizamos' que começa a chegar o dia em que essa fraude inicia sua derrocada, pois já faz 30 anos que a mídia divulga as mentiras criadas pelos membros do IPCC, inclusive de Michael Mann.

A malandragem da estratégia do advogado de Mann estava planejada desde o início: nunca revelar a base de dados, nem os cálculos estatísticos que sustentam a “teoria” (em verdade apenas uma hipótese), escondendo-se no “direito de propriedade intelectual” e assim adiar sistematicamente o processo judicial até seu final, por não cumprimento de prazos para responder às alegações do réu Tim Ball. Assim, em vez de cadeia na certeza, e de também provocar um descrédito na comunidade científica, Mann apenas poderia ser condenado por má fé, conforme previram. O tribunal, depois de 10 anos, decidiu que Mann perdia a ação movida contra Ball por atrasos injustificáveis no processo. O que é importante nisso tudo é que Michael Mann e os seus parceiros do IPCC tiveram inúmeras oportunidades de apresentar os dados primários, e não fizeram nada, apenas protelaram.

A mídia vai parar de repetir as mentiras criadas por Michael Mann e outros membros do IPCC? A conferir, mas uma coisa me parece que é certa, a mídia vai "dar um tempo", porque a condenação de Michael Mann não foi divulgada da forma que deveria ser, ganhou apenas tímidas notas de rodapé de página em raros jornais nos EUA e na Europa. Desconheço no Brasil qualquer nota publicada, apenas alguns blogs de céticos deram notícia.

A briga continua, mas agora começa a ficar mais fácil argumentar contra os desesperados ambientalistas. O Juiz termina as suas conclusões, ao dar ganho de causa ao réu (Tim Ball), ao escrever:

CONCLUSÃO
"A ação do professor Mann contra os réus da CEI tem como premissa um mal-entendido da natureza do progresso científico e uma aplicação incorreta de décadas de direito constitucional e comum. Ele argumenta que, porque sua pesquisa foi supostamente "exonerada", qualquer desafio vigoroso a ela é falso e difamatório. Mas não é assim que a ciência ou a Primeira Emenda funcionam.

Karl Popper argumentou que a essência do progresso científico é a falsificabilidade, a tentativa repetida de refutar as teorias para que aquelas que ficam aquém possam ser substituídas por aquelas que melhor explicam os fenômenos naturais. Ver Karl Popper, Conjectures and Refutations: The Growth of Scientific Knowledge (1963). Tomando uma visão diferente, Thomas Kuhn observou que, em geral, a ciência progride através de um refinamento gradual, evitando o escrutínio crítico de seus paradigmas fundamentais, até que de uma só vez esses paradigmas estão perturbados em uma revolução científica, como a mudança da astronomia de Ptolomeu para os métodos de Copérnico ou do resfriamento global para o efeito estufa e o aquecimento global. Veja Thomas Kuhn, A Estrutura das Revoluções Científicas (1962).

De qualquer maneira, o progresso científico depende do ceticismo, da vontade de desafiar a sabedoria recebida em busca de verdades superiores. Assim, o progresso depende da livre troca de ideias, especialmente aquelas que podem ser impopulares ou reverter a visão de "consenso". A crença de Mann de que, uma vez alcançado um "consenso", qualquer desacordo com ele é um ataque ilegítimo, indigno da proteção da Primeira Emenda, contradiz a história do progresso científico dos gregos até o presente e o desenvolvimento de um sistema jurídico americano único e valorizado que apoia expressão.

O professor Mann é sem dúvida sincero em seus apelos por ações políticas urgentes para limitar as emissões de gases de efeito estufa e em seus avisos de que a falta de ação pode significar catástrofe. Mas “os ferimentos graves não podem, por si só, justificar a supressão da liberdade de expressão e montagem. Os homens temiam bruxas e mulheres queimadas. É a função da fala para libertar os homens da escravidão dos medos irracionais. ”Whitney v. California, 274 U.S. 357, 376 (1927) (Brandeis, J., concordando). Ou onde esses medos são racionais, para confirmá-los. No sistema americano, fala é como distinguimos entre os dois.

Pelas razões acima expostas, Mann é incapaz de carregar seu fardo de mostrar que é "provável que tenha sucesso com o mérito" de suas reivindicações contra o Instituto de Empresas Competitivas dos Réus e Rand Simberg. A Lei Anti-SLAPP, portanto, exige que essas reivindicações sejam julgadas prontamente e com prejuízo. Se Mann deseja "revidar" contra os comentários dos Réus da CEI sobre o aquecimento global e suas pesquisas, ele deve fazê-lo com palavras, não com assédio legal.

Mais informações do processo (completo, em inglês), em http://www.williamslopatto.com/uploads/2/5/8/4/25843913/12142012_cei_and_simberg_memo_in_support_of_special_motion_to_dismiss_re__slapp_act_pdf.pdf



Neste site de Portugal descobri algumas das informações reportadas acima:
https://blasfemias.net/2020/01/13/tribunal-do-canada-condena-falsificador-do-aquecimento-global/?fbclid=IwAR3lwlLPbQ-MmFU2ueBQoKXFqHJ09Oa2QvWjIvKJLC6fIp2qnT7r5WMe9ls

.

25 comentários:

  1. Felipe Paiva da Costa18 de janeiro de 2020 às 22:25

    Mas que belíssima notícia. Vou replicá-la. Bom saber que essa mentira conveniente está caindo por terra. Obrigado por nos trazer esse julgado, professor.

    ResponderExcluir
  2. Mais um show de informação.
    Parabéns e muito obrigado por noticiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que me parece, o link postado como sendo um resumo do julgamento nada mais é do que um memorando feito pelo próprio advogado do Tim Ball!! Tanto que é assinado por um tal de David B Rivkin Jr, que é o advogado do réu, não a juíza! O próprio site de onde vem o link é de um escritório de advocacia em Washington, não do tribunal no Canadá. Abra seus olhos, isso cheira muito mal...

      Excluir
  3. Bom dia Richard, essa importante matéria deve ser bastante divulgada, necessário continuar desmascarando esses mentirosos de plantão. Grande abraço e boa sorte. Cardoso Jr

    ResponderExcluir
  4. Richard, parabéns pelo trabalho. Gostaria muito de agradecer a você por nos manter atualizados.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo. Muito interessante e preocupante....

    ResponderExcluir
  6. Bom saber...mas q estamos num calorão fora do comum isto precisa ser explicado cientificamente !

    ResponderExcluir
  7. https://www.google.com/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/Mundo/noticia/2019/04/por-que-o-aquecimento-global-avanca-mais-rapidamente-no-canada.html

    ResponderExcluir
  8. Este texto é um apanhado de desinformação e artigos/processos enviesados. Desde a década passada paramos de denominar de Aquecimento Global e passamos a chamar de Mudanças Climáticas justamente por essa confusão que as pessoas estavam fazendo.
    O autor da matéria desconsidera o trabalho de milhares de cientistas e, ao meu ver, é de uma posição de total e desrespeito e desprezo por quem trabalha na área e com os pesquisadores do Brasil e do mundo.
    Os resultados do IPCC são fruto de centenas de pesquisas, grupos de pesquisa e pesquisadores independentes ao redor do mundo. Quando publicamos, buscamos sempre a reprodução do dos níveis que estão hoje em relação a todas a variáveis. Sem a ação humana na equação, não chegamos nos níveis atuais de CO2 e aos efeitos na atmosfera e na biodiversidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contra fatos não existem argumentos. Você vai ficar defendendo a farsa do aquecimento global?? Mudanças climáticas sempre existiram e sempre vão existir no nosso planeta. Mas não dá forma antropogenica como dizem. Quem manda no clima é o Sol e os oceanos. Na verdade nosso planeta tinha que ter o nome de Planeta água pois 70% do nosso planeta é água. Por acaso existe continentes. Então, sugiro estudar e ler mais e parar de falar bobagens na Internet.

      Excluir
  9. Wilian,
    seu texto e sua opinião é que são enviesadas, e cheios de desinformação. Leia meu livro, o "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", levei 12 anos estudando o assunto, 4 dos quais demorei para escrever. Lá vc tem todas as explicações sobre essa mentira, a maior fraude do século XXI, que necessita criminalizar a emissão do CO2 emitido pelo carvão para produzir energia elétrica e querem nos vender energia nuclear.
    No livro tem a opinião de pelo menos 5 cientistas que foram signatários do relatório IV do IPCC, e que pediram para retirar seus nomes como apoiadores, especialmente porque o relatório não explica o aquecimento, que não se sustenta, e inventaram o eufemismo das "mudanças climáticas". Doas 2.500 cientistas, mais de 2.000 já pediram para cancelar seus nomes. Isso eu conto no livro. Caia na real Wilian, ao apoiar esses piratas do clima vc apoia a instalação de usinas nucleares, vc quer isso? Eu não quero. Assista uns 2 ou 3 vídeos meus em minha página no Youtube, procure por meu nome no Youtube, vc tem de ouvir uma opinião contrária, caso contrário entra na mesma fraude do Michael Mann, que perdeu processo na justiça, conforme denunciei neste post.
    O Taco de Hóquei, que "provava" o aquecimento é uma mentira, o autor teve 10 anos para provar isso, e não apresentou os dados. Por isso perdeu um processo contra um cientista sério, na Justiça, onde nunca deveria ter entrado, devia era ter debatido com ciência, mas preferiu esconder a mentira, por isso perdeu.

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de dizer: o IPCC não faz pesquisas. Usaram cientistas do mundo inteiro para uma "causa nobre". Distorceram os dados apresentados pelos cientistas, por isso a maioria deles deixou de ser signatário.

    ResponderExcluir
  11. Não entendi sua crítica! Você defende o que eu defendo!!!! Muita herva?

    ResponderExcluir
  12. Raymond,
    não entendi. Vc postou com outro nome, antes desse comentário? Eu respondi ao Wilian...

    ResponderExcluir
  13. As revoluções paradigmaticas propostas por Kuhn sai exatamente o contrário do q afirma em seu texto

    ResponderExcluir
  14. Não existe aquecimento global.. Tudo invenção

    ResponderExcluir
  15. Qual o processo que Mann perdeu? Só encontrei este da Suprema Corte da Columbia Britanica, no qual a revista que publicou a matéria se retratou http://climatecasechart.com/non-us-case/michael-mann-v-timothy-tim-ball-the-frontier-centre-for-public-policy-inc-and-john-doe/
    conforme: http://blogs2.law.columbia.edu/climate-change-litigation/wp-content/uploads/sites/16/non-us-case-documents/2019/20190607_Court-No.-VLC-S-S-111913_press-release.png

    ResponderExcluir
  16. Desconhecido,
    por gentileza, da próxima vez, revele seu nome, não costumo publicar comentários anônimos, é norma do blog.
    Aqui, em PDF, a sentença, pg 59: http://www.williamslopatto.com/uploads/2/5/8/4/25843913/12142012_cei_and_simberg_memo_in_support_of_special_motion_to_dismiss_re__slapp_act_pdf.pdf
    o link está no corpo do texto do posto.

    ResponderExcluir
  17. Esta frase nao faz sentido:
    ... contestamos o mentiroso mas assim mesmo famoso gráfico, e 'profetizamos' que começa a chegar o dia em que essa fraude...

    ResponderExcluir
  18. Ora, J. Figueiredo, no livro, de 2015, contestamos o gráfico, apesar de sua fama. O gráfico é a "prova", para eles, de que os gases de efeito estufa causa o aquecimento. Não fomos os únicos, dezenas de cientistas fizeram isso mundo afora, especialmente o Dr. Tim Ball, processado por Mann. No livro "profetizamos" que é "questão de tempo" a farsa do aquecimento cair no ridículo, faz exatamente 32 anos que essa mentira está no ar. Hoje em dia só a mídia e alguns cientistas engajados acreditam nisso.
    Faz sentido agora, pra vc? Foi isso que escrevemos, releia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao me referia ao conteudo, com o qual estou de acordo. Referia-me aa construcao da frase.
      Esta outra construcao tambem parece "Assim, em vez de cadeia na certeza, e de também provocar um descrédito na comunidade científica, Mann apenas poderia ser condenado por má fé, conforme previram. O que e' "cadeia de certeza?"

      Excluir
  19. Ora, ir preso de fato, pela falsificação dos dados que serviram de base para o gráfico. E por tabela desqualificariam os parceiros e o IPCC. Foram, então, para a tática de dissimulação, 10 anos e não forneceram os dados solicitados pelos réus e pelo juiz. Agora, com o engavetamento do processo sem ganhador, Mann é "condenado" por tabela, pois terá de pagar as custas judiciais, de US$ 750 mil dólares. Indiretamente, foi condenado por sonegar as informações.
    Reli os 2 textos indicados, para mim estão claros.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.