Este blog é um espaço de debate onde se pode polemizar sobre política, economia, sociologia, meio ambiente, religião, idiossincrasias, sempre em profundidade e com bom humor. Participe, dê sua opinião. O melhor do blog está em "arquivos do blog", os temas são atemporais. Se for comentar registre nome, NÃO PUBLICO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. Aqui no blog, até mesmo os biodesagradáveis são bem-vindos! ** Aviso: o blog contém doses homeopáticas de ironia, por vezes letais, mas nem sempre.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Uma reflexão extraordinária
(Compositor e cantor, argentino, nascido em 1937) enviado para publicação neste blog pela jornalista Bete Cervi, direto de Vila Velha, ES.
Não estás deprimido, estás distraído...
Distraído em relação à vida que te preenche...
Distraído em relação à vida que te rodeia, Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco bilhões e seiscentos milhões no mundo. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só.
Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me… o que é fundamental para viver.
Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.
Não estás deprimido, estás distraído. Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma. Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas… alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude.
Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições. Não perdeste coisa alguma: Aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção. E não esqueças que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração. Não existe a morte... Apenas a mudança. E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, Santo Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados. Faz apenas o que amas e serás feliz.
Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural. Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição. Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuiu talento e valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos. Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo.
Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas: se a doença ganha, te libertas do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)...
Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.
Não estás deprimido, estás desocupado. Ajuda a criança que precisa de ti, ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez. Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão. Dá sem medida, e receberás sem medida. Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor. E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas. O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso. Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena, não é mesmo?
Se Deus possuísse uma geladeira, teria a tua foto grudada nela. Se ele possuísse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está louco por ti! Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho.
Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir.
_ _
5 comentários:
Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.
Recebi e-mail da minha amiga Clarice Herzog:
ResponderExcluirRichard,
O texto é realmente lindo, mas o que eu curti mesmo foi a sua netinha – linda!, e vai longe.
Abração
Resposta do blogueiro:
Clarice
por vezes fico pensando se não estaria com muita corujice... afinal, avô é pra essas coisas mesmo...
Abração!
Richard
Recebi e-mail da jornalista Marlene Simarelli, lá de Campinas, a quem envio meus sinceros votos de pesar pelo falecimento de seu pai:
ResponderExcluirOi, Richard.
Este texto é de extraordinária beleza e me falou ao coração, que anda triste por conta da morte do meu pai (faz dois meses amanhã).
É muito verdadeiro!!!
Fique com Deus.
Marlene Simarelli
Richard:
ResponderExcluirHoje, em uma entrevista a Revista Rural, sobre o nosso trabalho aqui na Activa Press, que ajuda os nossos clientes a conquistarem mais de 50% do mercado de sementes -- Grupo Matsuda, eu fiz uma referência a vc, e ao seu livro, que nos ensina a falar com os "homens que falam com Deus".
O autor desse belíssimo texto também deve ser uma dessas pessoas iluminadas, que conseguem essa proeza: falar com Deus, nos momentos mais difíceis, quiçá impossíveis, de nossas vidas. Eu estava num momento assim, quando abri o seu e-mail. Obrigada, amigo, muito obrigada, por espalhar bençãos como esse texto a todos nós, passageiros da agonia que vivemos nos dias de hoje. Obrigada!!!!
Meu amigo Richard este texto me levantou eu estava meio distraido com a falta de emprego e principalmente com a opinião de outro colega que encontrei na mesma situação hoje no mercado para quem nem mesmo na melhor idade teremos, eu e ele chance de ver reempregados como jornalistas. Obrigado.
ResponderExcluirOi, Richard!
ResponderExcluirExcelente texto. Diz tudo. Existe alguem que cuida de nos, é so pedir ajuda! Eh de nosso livre arbítrio ser feliz ou infeliz. Pena que o infeliz é a escolha da maioria. E nesses dias de quimadas pelo mundo todo, afetando o clima e a saúde de milhares, a gente se pergunta porque todos querem mostrar que são capetas mais eficientes em destruir a Criação (natural e humana) sem motivo maior, simplesmente destruir, em preparar um inferno de dar inveja!? A escolha da maioria não está sendo realizar um Paraíso na Terra. Por que? Obrigado por enviar textos que procuram construir o Paraíso!
Odo Primavesi
São Carlos, SP