Richard Jakubaszko
Com enorme alegria recebi da Federação dos Cafeicultores do Cerrado o vídeo abaixo que divulga a "Denominação de Origem Região do Café do Cerrado Mineiro", uma espécie de diploma de qualidade do café produzido nessa região.
Sinto-me gratificado, por ter sido participante dessa história positiva, por ter incentivado e divulgado de forma pioneira, desde 2003, o que seria esse "trem" da Denominação de Origem", atitude não apenas de marketing, mas de união e profissionalismo na produção, no associativismo e no cooperativismo, que possibilitaria agregar valor ao produto final produzido pelos cafeicultores da região.
Acreditei, naquela época, no sonho de idealistas como Ensei Neto e Aguinaldo José Lima, e do saudoso amigo Luiz Hafers, de que os produtores rurais brasileiros, inclusive os cafeicultores, poderiam viver com dignidade produzindo commodities de qualidade, a exemplo do que fazem produtores de vinho ou azeite na Europa, por exemplo. Hafers tinha uma expressão inteligente para exemplificar quando o café tinha qualidade: era quando o visitante pedia outra xícara de café. Era o diploma de qualidade daquele cafezinho.
Registrei isso tudo sobre o café em 2 capítulos no livro "Marketing da Terra" (Universidade Federal de Viçosa, 2005), mostrando os caminhos e mecanismos de como seria possível a conquista dessa vitória coletiva, não apenas para o café, mas para outras commodities agrícolas, e dei inúmeros exemplos de como isso poderia ser feito, a começar pelas histórias do genial Popeye, personagem que vendeu e dignificou o espinafre, e que hoje tem mais de uma dezena de estátuas erigidas pelos produtores em sua homenagem, EUA adentro.
Parabéns aos cafeicultores do Cerrado Mineiro!
Estes foram os primeiros passos, os próximos serão "a maratona da vida", de manter a qualidade do café para honrar a denominação de origem. Como diz o povo, chegar ao topo pode até ser fácil, mais difícil ainda é se manter lá.
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