Richard Jakubaszko
A Receita Federal notificou esta semana (10/novembro) o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). A determinação impõe que ele pague impostos e multa pela suspeita de receber R$ 2,5 milhões, sem recolher tributos. De acordo com a Operação Zelotes, o dinheiro faz parte de um esquema de propina de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O ministro teria recebido o dinheiro para recrutar um grupo de lobistas, que foi responsável por comprar decisões favoráveis ao Grupo RBS, conglomerado de comunicação investigado por sonegação de impostos. As decisões favoráveis fraudadas teriam anulado um débito da empresa de cerca de R$ 1,2 bilhão.
No último dia 30 de novembro, o Ministério Público Federal no Distrito Federal enviou à Justiça mais uma ação penal da Operação Zelotes. Ao todo, 14 pessoas respondem pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. A denúncia envolvia as negociações ilícitas que beneficiaram o grupo RBS, “cancelando” a dívida de mais de meio bilhão de reais, e a atuação irregular de empresas de consultoria, como a SGR e N&P. A nova denúncia, portanto, denuncia o envolvimento do ministro na movimentação do esquema.
* grifos em negrito do blogueiro
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
O Brasil é surreal mesmo, pois um ministro do TCU pode até receber propina, mesmo no exercício de suas insuspeitas funções, desde que pague o Imposto de Renda. Estamos mais perto da imbecilidade burocrática ou dos EUA? Será que é por isso que se fala que "a justiça é cega"?
Enquanto isso, lá em Portugal, os lusitanos fazem a festa, contando piadas de brasileiros...
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.