.
Este blog é um espaço de debate onde se pode polemizar sobre política, economia, sociologia, meio ambiente, religião, idiossincrasias, sempre em profundidade e com bom humor. Participe, dê sua opinião. O melhor do blog está em "arquivos do blog", os temas são atemporais. Se for comentar registre nome, NÃO PUBLICO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. Aqui no blog, até mesmo os biodesagradáveis são bem-vindos! ** Aviso: o blog contém doses homeopáticas de ironia, por vezes letais, mas nem sempre.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Incrível escultura de Nelson Mandela
.
2 comentários:
Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.
Quando andei pela África do Sul em 1994, meses após a entrega do poder a Mandela, perguntei a nativos brancos que achavam da colonização inglesa. Responderam sem ódio ou revolta: os britânicos nos deixaram duas boas instituições, a rede ferroviária e o sistema judiciário. A mesma pergunta feita a um ilustre indiano em outra oportunidade recebeu, para minha surpresa, a mesma resposta. Pergunto-me: teria havido "um infame julgamento por traição" como V. diz? Seria possível conhecer pormenores do julgamento e condenação de Mandela na época e conjuntura política em que ocorreu?
ResponderExcluirDr. Fernando, achei interessante seu comentário. Por já ter trabalhado com pesquisa de mercado, e por ser jornalista, não me basearia em um ou dois comentários para julgar fatos que implicam um conhecimento histórico. No texto que apliquei acima, parte dele retirei da Wikipédia, tenho como "registro da história" a questão da injustiça do julgamento de Mandela, até porque, é o que penso, 27 anos de cadeia, mesmo sob a acusação de "traição", me parece estar carregado de exageros. De outro lado, historiadores têm registrado muitas injustiças, inclusive judiciais, que ocorreram na África do Sul nesse período do appartheid. Dai que, mantive o "infame", registrado na Wikipedia.
ResponderExcluir