sábado, 13 de outubro de 2018

Como resistir em tempos brutos

Eliane Brum *
Um manual para enfrentar as próximas três

semanas e transformar luto em verbo

As frases controversas do "coiso". Não tem como desmentir.

Cubro eleições como jornalista desde que elas voltaram a existir no Brasil. Minha estreia como repórter, junto com o Brasil que recém havia emergido do longo e tenebroso inverno da ditadura, foi em 1988, nas eleições para prefeito. A primeira eleição presidencial foi em 1989. Fernando Collor de Mello, segundo a capa da revista Veja, “o caçador de marajás”, foi eleito. O filho do coronelismo de Alagoas proclamava que Lula, o filho do sertão nordestino, tinha um aparelho de som maior que o dele em casa. As pessoas acreditavam que Lula era mais rico que Collor, porque muita gente gosta mesmo é de acreditar, em qualquer coisa que lhe convém.

Na época, Edir Macedo, o poderoso dono da Igreja Universal do Reino de Deus, já se chamava de bispo e era o feliz proprietário de um império religioso. Mas bem mais modesto do que hoje, quando seu império tornou-se religioso-político-midiático. Naquela época Edir já conversava diretamente com o Estado Maior do Céu e anunciou aos fiéis que o próprio Espírito Santo havia lhe informado que Collor era o cara. Ou Edir foi enganado pelo Espírito Santo, os mais estudados em temas bíblicos podem nos dizer se isso é possível, ou ele ouviu sussurros mais terrenos e se confundiu. Ou então ele simplesmente mentiu. Entre a possibilidade de o Espírito Santo ter mentido ou Edir Macedo ter mentido usando o nome do Espírito Santo, me parece mais prudente apostar na idoneidade do Espírito Santo. Mas as pessoas evangélicas, as realmente evangélicas, que me digam se meu pensamento tem lógica ou não. Nesta eleição, Edir declarou que Jair Bolsonaro (PSL) é o cara. É acompanhado na preferência por outros coronéis da religião, como Silas Malafaia, que me chamou de “vagabunda” em 2011, em entrevista ao The New York Times.

Um exemplo do tratamento destinado às mulheres por esses homens que dizem falar em nome de Deus enquanto contam o dinheiro suado dos fiéis. E uma perfeita identificação com seu candidato a presidente, que afirmou não estuprar uma deputada porque ela não mereceria por ser “muito feia”, assim como afirmou que as mulheres são produto de uma “fraquejada” do macho no ato sexual.

Me dou a licença deste primeiro parágrafo porque completo, neste primeiro turno de 2018, 30 anos cobrindo eleições. Acompanhei todas as campanhas eleitorais da redemocratização do Brasil, do que se convencionou chamar de Nova República. E nunca, em 30 anos, vi o que vi nesta eleição de 2018.

Vi as pessoas adoecendo, estranguladas por uma espécie de pânico paralisante. Vi amigos combativos, acostumados à dureza da luta, prostrados pelo sentimento de impotência diante da possibilidade de um homem como Jair Bolsonaro, um homem que diz o que ele é capaz de dizer, vencer. Vi pessoas chorando dia após dia. Recebi centenas de mensagens no WhatsApp com as mesmas quatro frases, a maioria delas vindas de mulheres.

“Estou em pânico.”

“Estou assustada.”

“Estou com medo.”

“Estou apavorada.”

1) Na eleição determinada pelo fenômeno da autoverdade, a melancolia adoece o corpo

Jair Bolsonaro, aquele que é chamado de “coiso” nas redes sociais, ganhou esta eleição mesmo antes da votação no primeiro turno. O Brasil está mergulhado numa crise ampla, complexa, que é muito mais do que uma crise econômica e política. É uma crise também de identidade e de palavra, como tantas vezes já escrevi aqui nos últimos anos. A pobreza está aumentando, a mortalidade infantil voltou a crescer, doenças que estavam erradicadas são novamente ameaças, por falta de cobertura vacinal eficiente. A malária retornou com toda a força na região amazônica. E a febre amarela ressurgiu no Sudeste do país. A violência no campo aumentou, e a Amazônia e o Cerrado estão ainda mais ameaçados pelo desmatamento. O Brasil tem ainda 13 milhões de desempregados e um número crescente de pessoas que parou de procurar uma vaga porque sequer tem esperança de voltar a ter trabalho.

A campanha de Bolsonaro reduziu a eleição a uma 

batalha de memes e de ameaças “bíblicas” pelo WhatsApp

Jair Bolsonaro venceu mesmo antes deste domingo, 7 de outubro, porque, num cenário tão grave, sua candidatura conseguiu impedir qualquer debate sério. Sua candidatura interditou a discussão das ideias, a criação de um projeto para o Brasil. A campanha eleitoral ficou reduzida a uma batalha de memes e a ameaças “bíblicas” pelo WhatsApp, onde cheguei a receber uma mensagem que dizia o seguinte: “Já está encomendado daqui de Novo Hamburgo-RS, 100 touros para serem sacrificados para Satanás em favor do babuê Luiz Inácio Lula da Silva, bruxo, pela perturbação das eleições, e para favorecê-lo. Crianças também serão sacrificadas no altar de Belzebu”. E as pessoas do grupo de evangélicos, ligado à Assembleia de Deus, pareciam acreditar seriamente nisso. Várias pessoas deste grupo têm dificuldades para escrever, mas o português deste post era corretíssimo. Em áudios e vídeos amplamente disseminados pelo WhatsApp, líderes religiosos desenhavam o apocalipse caso Bolsonaro fosse derrotado —ou caso o PT vencesse. Sem serem incomodados pelas instituições que têm a obrigação de preservar a lisura das eleições.

Jair Bolsonaro venceu porque em vez de usarmos o momento da campanha para debatermos projetos, o tempo foi gasto em explicar o autoexplicável: explicar por que razão não é aceitável votar num candidato que diz que negros de quilombos não servem nem para a procriação, que é melhor ter um filho morto num acidente de trânsito do que namorando “um bigodudo” (certamente ele nunca perdeu um filho para dizer algo assim), que seus filhos jamais vão namorar uma negra porque “são muito bem educados”, que as mulheres têm que ganhar menos porque engravidam, que é a favor da tortura e que a ditadura civil-militar deveria ter matado pelo menos uns 30 mil e que se morrerem inocentes tudo bem (desde, claro, que não sejam da sua família). Alguém que é vítima de um ataque à faca e, em vez de convocar o país para a paz, como cabe a um líder responsável em momentos de gravidade, faz sinal de atirar da cama de hospital como se tivesse cinco anos de idade. Alguém que diz uma coisa e depois disse que não disse o que está gravado em áudio e vídeo que disse. Alguém que os apoiadores têm que começar o discurso dizendo: “Ele não é o mais inteligente... nem o mais preparado, mas...”.

Jair Bolsonaro ganhou mesmo antes de ser o mais votado no primeiro turno porque, mesmo defendendo a barbárie, foi o escolhido de quase 50 milhões de brasileiros. E, quando é preciso explicar por que não é possível escolher um candidato que faça essas declarações e acredite nelas, esta batalha já está perdida. Explicar que uma mulher não nasce de uma fraquejada de um homem nem deve ganhar menos porque engravida? Explicar que não é melhor ter um filho morto em acidente do que gay? Explicar que não é possível falar que um negro nem para procriar serve? Explicar que não é possível matar e torturar? Não faz sentido ter que explicar isso. Nenhum sentido.

Se, nos Estados Unidos, a eleição de Donald Trump foi 

marcada pela pós-verdade, a eleição do Brasil, liderada 
por Jair Bolsonaro, é a eleição da autoverdade.

Por não fazer nenhum sentido, também não faz nenhuma diferença explicar. Vivemos o que tenho definido como “autoverdade”: o conteúdo não importa, importa o ato de dizer. Assim, checar os fatos também não importa, porque os fatos não importam. O ato de dizer é confundido com “autenticidade”, com “sinceridade”, com “verdade”. Não importa o que seja dito. A estética foi colocada no lugar da ética. A “verdade” tornou-se uma escolha pessoal. É o indivíduo levado à radicalidade. Se, nos Estados Unidos, a eleição de Donald Trump foi marcada pela pós-verdade, a eleição do Brasil, liderada por Jair Bolsonaro, é a eleição da autoverdade. E, tanto quanto a pós-verdade, ela ecoa a lógica das redes sociais na internet e suas bolhas.

A democracia pode ser uma grande festa em que cabem todas as diferenças. A democracia só é democracia, aliás, quando cabem todas as diferenças. Projetos que não acolham as diferenças, que querem eliminar —e inclusive exterminar— as diferenças e executar aqueles que encarnam as diferenças, estes não cabem na democracia. Porque defender a eliminação dos diferentes, dizendo que não deveriam existir ou que valem menos que os outros, não é uma opinião, mas um crime. Um crime previsto pela legislação brasileira, mas curiosamente este crime persistente nesta campanha não tem sido identificado como crime e punido pelas instituições responsáveis.

Bolsonaro ganhou mesmo antes de ganhar porque não 

apenas ampliou o ódio, mas também sequestrou o debate

Jair Bolsonaro ganhou mesmo antes de ficar em primeiro lugar no primeiro turno da eleição porque todos os debates importantes para o Brasil foram suspensos, todas as discussões em andamento se perderam, e o cotidiano foi reduzido a espasmos. Ele não apenas ampliou o ódio, ele também sequestrou o debate. Este tempo já foi perdido por quem aposta na democracia. Mas o tempo não foi perdido para os que apostam no caos, porque o ódio foi ampliado e os muros ficaram ainda maiores e mais difíceis de serem atravessados por qualquer diálogo.

Jair Bolsonaro vem ganhando há muito tempo porque nem mesmo precisou explicar como seu guru econômico e futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, o ultraliberal que é desprezado pelos liberais moderados, propõe uma mudança que cobrará mais impostos dos pobres e menos dos ricos. Ou como seu vice, Hamilton Mourão, chama o décimo-terceiro salário do trabalhador de “jabuticaba”. Nem isso ele precisou explicar, até porque o médico teria desaconselhado debates na Globo mas permitido entrevistas no mesmo horário para a Record.

Jair Bolsonaro ganhou mesmo antes de ter ganhado um número expressivo de votos no primeiro turno porque conseguiu mergulhar uma parte das pessoas numa paralisia amedrontada, como se estivessem estragadas por dentro. Jamais se esqueçam que a primeira vitória da opressão é sobre a subjetividade. É o que faz uma mulher cotidianamente espancada ficar calada. Ou uma mulher estuprada não denunciar o estuprador. Há algo que a amarra por dentro. É como se perdesse a voz mesmo tendo voz, perdesse a força mesmo tendo força. Esse é o efeito de ser violentada ou violentado. Vi muita gente assim no final da campanha de primeiro turno, vivendo a campanha violenta de Bolsonaro e de seus apoiadores como uma violência sobre o próprio corpo, sobre sua mente e sobre seu espírito. Mulheres, principalmente, mas também homens.

É o seguinte:
Jair Bolsonaro ganhou, mesmo antes de ganhar, mas não pode continuar ganhando. E a primeira luta acontece dentro de cada um. Não renunciem à sua subjetividade. Não permitam que roubem a sua voz e a sua força. Não deixem a vida ser tomada pelo medo. É preciso lutar neste segundo turno para o autoritarismo não se instalar no Brasil pelo voto, mais uma contradição da democracia. E é preciso resistir primeiro nas pequenas coisas do cotidiano. No amor, na amizade, no sexo, no prazer de ver um filme ou ouvir uma música, num café bem coado. No que uma amiga minha chama de “cotidianices”. E, principalmente, no prazer de estar junto. Como disse alguém na minha página do Facebook: “Mesmo se tudo der errado, o que me interessa agora é que meus filhos saibam que a mãe deles lutou contra o horror”.

Não permitam que “o coiso” corrompa seu espírito. Aprendam com as crianças que leram Harry Potter: se os dementadores (criaturas que controlam, oprimem e derrotam roubando a alegria) se aproximarem, comam chocolate para combatê-los. Parece uma referência demasiado infantil, mas J. K. Howling sabia o que escrevia: a comida e a música são o que faz a maioria dos refugiados conseguirem viver longe das suas pátrias e mátrias, porque acionam lugares da mente que a opressão não alcança. Só com a batalha ganha dentro de cada um, é possível ter mais força no que o poeta do Xingu Élio Alves da Silva refere-se como “Eu+ Um”. Sozinhos nós contamos apenas como um. Como Um+Um+Um... nós somos milhões.

2) Democracia, autoritarismo e a omissão das instituições que deveriam combater os crimes

Há muitos desafios neste segundo turno de Jair Bolsonaro com Fernando Haddad (PT). Se Lula fosse um estadista, ele teria apoiado um nome fora do PT. Alguém que pudesse aglutinar a esquerda e o centro, como Ciro Gomes (PDT). E Haddad poderia ter sido o vice. Mas Lula, infelizmente para o país, não é um estadista. Lula é um grande líder, mas não um estadista. Moveu-se nesta eleição por vingança, não pelo bem do Brasil. Quis mostrar que, mesmo de dentro da cadeia, poderia dominar a campanha.

É possível entender a sua raiva, já que estava em primeiro lugar nas pesquisas e foi impedido de ser candidato. Nem mesmo dar entrevista pode. Como jornalista, já fiz entrevistas com dezenas de presos, essa proibição é uma arbitrariedade. É possível entender a sua raiva, mas de uma liderança se espera que domine a raiva e seja capaz de pensar nos interesses do país acima dos seus. Lula não foi capaz. E cá estamos.

A eleição do contra vai se acirrar no segundo turno – e muito

Essa eleição, desde o início, foi a eleição “do contra”. E a eleição do “contra” vai se acirrar no segundo turno. Contra Bolsonaro X Contra o PT. O país inteiro sabe que há uma avalanche antipetista. Que se manifesta como ódio. Os motivos são variados. Uma parte concentra, inclusive, ódio pelas virtudes do PT no poder, como as cotas raciais nas universidades e a ampliação dos direitos das empregadas domésticas.

Estas duas ações do PT no governo explicam grande parte do ódio, sem que assim ele seja nomeado. Foram essas duas políticas que alteraram as relações de poder e confrontaram de fato privilégios, já que Lula jamais mexeu na renda dos mais ricos. Mas ele e Dilma Rousseff mexeram, sim, no equilíbrio de poder, concreto e simbólico, quando os negros entraram nas universidades e quando as domésticas deixaram de ser uma versão contemporânea da escravidão para se tornar mais uma categoria explorada de trabalhadores, entre tantas outras. Essas políticas, não concessões do governo, mas reconhecimento de lutas históricas, geraram mudanças que são imparáveis e seguiram confrontando privilégios mesmo depois que o PT foi afastado do poder pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Uma parte, na qual me incluo, terá que segurar o estômago para votar num partido que reeditou o projeto da ditadura civil-militar na Amazônia, reduzindo a floresta a objeto de exploração, evidenciado nas grandes hidrelétricas como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, e na expulsão dos povos da floresta. Uma parte, na qual eu também me incluo, terá que tampar o nariz para votar num partido que assinou a lei antiterrorismo e que usou a Força Nacional para perseguir e reprimir manifestantes e trabalhadores nas cidades e na floresta. Uma parte, na qual eu também me incluo, terá pesadelos para votar num partido que até hoje não se manifestou contra a ditadura assassina de Nicolás Maduro na Venezuela (Nem isso, PT, nem isso...). Uma parte, na qual eu também me incluo, sofrerá para votar num partido que consumiu os esforços de pelo menos duas gerações de brasileiros com a promessa de que seria diferente dos outros e, como os outros, se corrompeu no poder e se aliou ao que havia de mais nefasto na política nacional. E sofrerá também porque o PT fez tudo isso e nenhuma autocrítica. Nem uma autocrítica bem pequenina, uma autocriticazinha. Nada que mereça esse nome.

Uma parte dos eleitores de Bolsonaro usa o ódio 

contra o PT para justificar o injustificável: é um truque

Mas uma parte, na qual de jeito nenhum eu me incluo, usa o ódio contra o PT para justificar o injustificável. É um truque. E esse truque precisa ser desmascarado. Se você votou e votará em Bolsonaro, não é porque é contra a corrupção. Havia outros candidatos que não eram suspeitos de corrupção e você não votou neles no primeiro turno. Você votou em Bolsonaro porque compartilha de suas ideias e compartilha do seu ódio. E se você compartilha com quem afirma o que ele afirma — ser contra negros, contra mulheres, contra LGBTQ, contra indígenas, contra camponeses e a favor das armas e do autoritarismo e da tortura e do atirar para matar —então é isso que você defende. E, principalmente, é esse tipo de pessoa que você é.

Ou então você estava muito furioso e muito triste com o país e votou com raiva, votou como quando dá aquela vontade de quebrar tudo e ver o circo pegar fogo. Acontece. E em geral a gente se arrepende do que faz nestes momentos quando a respiração volta ao normal, mas as consequências se estendem, às vezes pela vida toda. Mas agora tem outra chance, e essa é definitiva. É preciso deixar a raiva de lado e votar com a razão, escolher com consciência. Porque se a dupla de “profissionais da violência”, como o próprio Hamilton Mourão definiu, assumir o poder, será muito grave para o país. Quando se vota em profissionais de violência é preciso saber o que esperar.

Quem defende a violência contra outras pessoas apenas porque são diferentes ou porque confrontam seus privilégios é um corrupto. Mesmo que nunca tenha se corrompido pelo dinheiro, é a alma que é corrompida. Então, não é possível se esconder atrás da corrupção. Nem começar nenhum discurso com “Ele não é inteligente nem preparado, mas...”. Neste caso, é preciso assumir o real desejo de exterminar os que são diferentes. Não dá para votar num racista sem ser racista, num homofóbico sem ser homofóbico, num machista sem ser machista. Este é um limite. Ao fazê-lo, se você não era, se torna um. Mesmo que você for mulher ou homossexual ou negro. E este voto fará parte de sua história. É também o seu legado para os que virão.

O fato de a eleição ser “do contra” não autoriza a imprensa e outros espaços de documentação, análise e interpretação da realidade a igualar o inigualável. Não se trata de dois iguais. Não é isso o que acontece hoje no Brasil. Há um projeto autoritário para o país, que está negando a própria democracia. Jair Bolsonaro efetivamente disse que só aceitaria o resultado da eleição se fosse o vencedor. Depois voltou atrás, mas voltar atrás não elimina aquilo que disse quando exerceu sua tão propagada “sinceridade”. Seu vice, Hamilton Mourão, efetivamente disse que era possível, depois de eleito, em caso de “anarquia”, dar um “autogolpe”, com o apoio das Forças Armadas.

Bolsonaro já deixou claro, mais de uma vez, que só aceitará o resultado das eleições se vencer, e mesmo assim as instituições não tomam providências à altura da gravidade dessa campanha contra a democracia

A primeira declaração de Bolsonaro, logo após o resultado do primeiro turno, foi justamente questionar a lisura do sistema de apuração dos votos: “Se tivesse confiança no sistema eletrônico, já teríamos o nome do novo presidente”. Mais uma vez ele ataca o avançado sistema de apuração do Brasil, uma das poucas coisas que dão inveja em países muito mais ricos, de não funcionar. E deixa claríssimo que, se não ganhar no segundo turno, é porque as urnas eletrônicas foram fraudadas. É uma ameaça nada velada ao processo democrático, a de que não aceitará o resultado de eleição, a não ser em caso de vitória. E é um ataque persistente com o objetivo de corroer a confiança do eleitor nas urnas eletrônicas, para tê-lo do seu lado caso o resultado do segundo turno não lhe dê a vitória. Isso é gravíssimo. E as instituições não tomam providências à altura.

E há o outro projeto que disputa este segundo turno, que tem vários problemas que precisam ser apontados e radiografados, mas que não está confrontando a democracia. O PT confrontou a democracia, quando foi governo, na sua atuação na Amazônia e na repressão aos manifestantes e às manifestações contra as grandes hidrelétricas e contra a Copa do Mundo. Mas o projeto de Fernando Haddad não é um projeto antidemocrático nem o candidato ameaça se rebelar contra o resultado das urnas ou contra a própria democracia, como faz seu oponente. Haddad precisa esmiuçar muito mais o seu projeto durante o debate do segundo turno, e se comprometer muito mais com os direitos dos povos da floresta, mas não representa um projeto autoritário como seu adversário.

Estes são os fatos.

3) Parte da imprensa e do judiciário atuam partidariamente, mas se declaram imparciais

A cobertura —ou a não cobertura— do movimento #EleNão serviu de alerta para um problema que pode se agravar neste segundo turno. Uma mulher negra, de origem periférica e anarquista iniciou um protesto autônomo pelo Facebook: Mulheres Unidas Contra Bolsonaro. Hoje, a página, que só aceita mulheres, tem quatro milhões de seguidoras. A partir deste espaço, foi gerado um movimento com a hashtag #EleNão. Este movimento levou às ruas do Brasil e do mundo, em 29 de setembro, centenas de milhares de pessoas para protestar contra o que a candidatura de Bolsonaro representa. Só essa história já é extraordinária, além do grande potencial simbólico de que são as mulheres pobres, a maioria negras, que se colocaram no caminho do projeto autoritário de Jair Bolsonaro. #EleNão realizou a maior manifestação organizada por mulheres da história do Brasil.

O que a TV fez? Quase ignorou as manifestações. Qualquer um pode lembrar com riqueza de detalhes como a Globo cobriu ao vivo as grandes manifestações pelo impeachment e contra o PT. Nunca poderemos saber com precisão o quanto a própria cobertura influenciou o número de pessoas nas ruas. Em qualquer manual de jornalismo, centenas de milhares de pessoas nas ruas do Brasil e do mundo, pela primeira vez não a favor de um candidato ou de ideias, mas contra um candidato e suas ideias, é uma tremenda notícia. Mas a manifestação foi quase ignorada. E, quando foi abordada, em alguns casos os movimentos pró e contra foram apresentados como se tivessem tido a mesma proporção.

Os grandes jornais deram fotos na capa, mas preferiram outras manchetes. A maioria também se limitou a dizer que houve manifestações contra e houve manifestações a favor, como se tivesse sido tudo igual. A quem isso ajuda? Não ao país, e certamente não ao bom jornalismo. A cobertura que dá o mesmo peso a dois lados com pesos diferentes lembrou muito a cobertura da mudança climática durante vários anos: meia dúzia de cientistas, parte deles financiada por grandes emissores de CO2, defendendo que o aquecimento global não era causado por ação humana, ganhavam o mesmo espaço nos jornais que o consenso de mais de 95% dos cientistas mais respeitados do mundo, afirmando que o aquecimento global é causado por ação humana. Essa distorção da realidade era chamada de “isenção”. E cá estamos, o planeta corroendo-se a cada dia mais.


A Polícia Militar, que costuma dimensionar o número de pessoas nos eventos e nas manifestações, desta vez preferiu não fazer a contagem. Simples assim. Um movimento histórico ficou sem números porque a força de segurança do Estado serviu a seus próprios interesses privados ( e à sua própria escolha eleitoral), sem maiores contestações. Como se isso pudesse ser de alguma forma normal ou aceitável.

A Record já deixou claro que abandonou qualquer pretensão de 

fazer jornalismo depois da entrevista chapa-branca com Bolsonaro

Será preciso observar com toda a atenção como o que se chama de “grande imprensa” ou “mídia tradicional” se comportará neste segundo turno, especialmente as TVs. A Record já deixou claro que abandonou qualquer pretensão de fazer jornalismo ao colocar a entrevista chapa-branca com Jair Bolsonaro no horário do debate da Globo entre os presidenciáveis, em 4 de outubro. Eram só perguntas para Bolsonaro chutar para o gol. Um assessor de imprensa de Bolsonaro não faria melhor.

O candidato disse-que-não-disse-o-que-disse-e-que-está-gravado-que-disse e não houve nenhuma contestação por parte do entrevistador. Sem contar a edição apelativa. Em nenhum outro momento da história, Edir Macedo, comandante da Igreja Universal do Reino de Deus e do grupo Record, fundiu tão completamente o projeto de poder, mídia e religião como nesta entrevista, ocorrida dias depois de ele ter apoiado Bolsonaro publicamente. Ao contrário. A Record, por vários anos, fez um visível esforço para separar as esferas, pelo menos para o público ver, com o objetivo de ganhar credibilidade como um grupo sério de comunicação. Essa farsa acabou. E o fato de Edir acreditar que não é preciso mais fazer de conta é um forte indicativo do que está por vir.

Por outro lado, a Globo continua cada vez mais perto do outro lado do paraíso. Apostou todas as suas fichas no impeachment de Dilma Rousseff. Conseguiu, articulada a várias outras forças. Apostou todas as suas fichas na renúncia de Michel Temer após as denúncias de corrupção que divulgou com exclusividade. Não conseguiu, porque as outras forças seguiam achando que era melhor continuar com ele, já que a corrupção, se importou para o povo, nunca importou para os articuladores do impeachment. A aposta num candidato de centro, que poderia reacomodar as forças que sempre estiveram no poder, falhou.

A Globo vive o inferno de ser odiada pelos dois 

candidatos que disputam o segundo turno

A Globo encontra-se no momento entre duas oposições que têm em comum apenas o ódio à Globo: Bolsonaro e o PT. Em resumo: o próximo presidente, que determinará o destino das grandiosas verbas publicitárias do governo, odiará a Globo. Mas este é apenas o retrato do momento. As forças sempre tendem a se reacomodar para manter seu poder ou o que é possível manter dele. No governo Lula, o então presidente esqueceu até a edição fraudulenta do debate de 1989, decisiva para a sua derrota, e empreendeu uma espécie de namoro sério com o maior grupo de comunicação do Brasil.

Para que lado será acomodado —e a que preço— é o que será preciso acompanhar. Contra a acomodação da Globo com Bolsonaro há um adversário poderoso: esta é a grande chance da Record e do projeto de poder de Edir Macedo. A divulgação da entrevista com Bolsonaro na Record, na mesma hora do debate na Globo, a que o candidato em primeiro lugar nas pesquisas disse que não poderia comparecer por razões de saúde, deverá ser só o primeiro confronto. Quem assistiu ao debate esvaziado da Globo, com aqueles candidatos engravatados, exceção para Marina Silva e para Guilherme Boulos, e aquele formato sonolento de sempre, com aquela descontração de maquete, comprovou mais uma vez que esta foi a campanha do WhatsApp. O ritmo agora é outro —e a linguagem também.

Sergio Moro é o que mais envergonha o judiciário, 

mas está longe de ser o único.

Como se comportará a parcela da imprensa que apostou numa saída de centro (e não levou) deverá ser observado de muito perto neste segundo turno. Este também será o grande desafio para o jornalismo ou se fortalecer, mostrando o quanto é insubstituível numa democracia, ou então descer pelo ralo da irrelevância como nunca antes. Se a pauta jornalística servir para rearranjar os projetos de poder das empresas de mídia, acabou. Ainda falta uma autocrítica profunda de parte da imprensa sobre o seu papel no impeachment e já vem outro desafio muito mais intrincado. Vamos torcer para que a maior parte da imprensa se mostre à altura, porque o Brasil precisa muito de jornalismo sério.

Outro protagonista que precisa ser observado com muita atenção é o judiciário que não faz justiça, mas faz muita política partidária. A liberação de Sergio Moro de parte da delação de Antonio Palocci, uma delação feita em abril, sem novidade e escassas provas, a seis dias da eleição, é uma afronta ao Brasil. E já não é a primeira afronta ao Brasil feita por Moro. Esse personagem acredita que é herói, mas corre o risco de entrar para a história como um vilão. As palavras usadas por Tasso Jereissati para definir o que aconteceu com o PSDB servem para Moro: “engolido pela tentação do poder”. O juiz se comporta como se a lei fosse a sua vontade, transformando-se não num xerife, como gostam de chamá-lo, mas num coronel pago por dinheiro público.

Moro é o que mais envergonha o judiciário, seguido de pertíssimo por Gilmar Mendes, e agora também por Luiz Fux e Dias Toffoli. Mas está longe de ser o único. Toda essa crise é também a história de uma longa série de abusos de juízes, de todas as instâncias, incluindo os do Supremo Tribunal Federal, que esqueceram que são servidores públicos, o que significa servir à população cumprindo à Constituição, não aos seus projetos privados de poder e aos seus egos mais inflados que boneco de manifestação. É preciso ficar muito atento a como o judiciário vai se comportar no segundo turno mais complicado da jovem democracia brasileira.

Há ainda o que se chama de “Mercado”. Quem é este “Mercado”, algo que é pronunciado como se não se tratasse de gente. Basta ver as manchetes dos jornais da Europa e dos Estados Unidos, para constatar que uma vitória de Bolsonaro é vista como a vitória de um ditador. Como isso ajudaria o Brasil nas relações econômicas e políticas internacionais? A própria The Economist, a bíblia dos liberais, definiu Bolsonaro “como a maior ameaça da América Latina”. Mas os porta-vozes do “Mercado” no Brasil estão eufóricos com a possibilidade de um homofóbico, racista, misógino defensor da ditadura assumir o poder. Bolsonaro cresce nas pesquisas, a Bolsa sobe e o dólar cai. Como disse um destes iluminados, Felipe Miranda, da Empiricus, em entrevista ao El País Brasil, ao avaliar uma “situação hipotética”: caso o Congresso fosse fechado e uma reforma da previdência aprovada na marra, a bolsa subiria.

É autoexplicativo
4) Como tornar a eleição do contra uma eleição a favor

A corrosão do cotidiano no Brasil é uma imagem explícita nas ruas de cada dia. Nos últimos anos, as calçadas voltaram ser habitadas por vivos que parecem cadáveres. E nós, que não perdemos nossas casas, passamos por esses seres humanos como mortos que parecem vivos. Porque fingir que não vemos a dor dos outros também mata. Esse Brasil precisa mudar. E não será com as pessoas apontando armas umas para as outras que isso vai acontecer.

Nem será com o medo. Quando sinto que a opressão me estrangula, e o medo tenta se infiltrar nos meus ossos, recorro à literatura. A arte conversa com o mais profundo da gente, por isso foi tão atacada pelas milícias da internet. A arte conversa com a liberdade que resiste dentro de nós.

Recorro especialmente a uma autora que viveu a repressão de uma forma muito intensa, uma alemã que viveu a ditadura comunista de Nicolae Ceausescu, na Romênia. Em um livro de ensaios, Sempre a mesma neve e sempre o mesmo tio (Companhia das Letras), Herta Müller, ganhadora do Nobel de Literatura de 2009, escreve sobre a resistência, a resistência nas pequenas coisas, naquilo que chama de “naturalidade”. E que a minha amiga chama de “cotidianices”

“Todos aqueles que não se viravam 

contra essa política eram parte dela”

Compartilho um trecho com vocês, em que ela fala da infiltração do nazismo nos corações e mentes dos “cidadãos de bem”:

“A naturalidade, aprendi a partir dos poemas de Theodor Kramer, é a coisa menos extenuante que temos. Ela está no momento e não tem um nome, para existir ela precisa se manter despercebida, porque nós também precisamos nos deixar despercebidos dela. Os poemas mostram de uma maneira agudamente clara como a naturalidade pode se extraviar quando é cassada pela arbitrariedade política.

Os poemas de Kramer mostram que o escândalo não começa pelo extermínio dos judeus nos campos de concentração, mas anos antes, com o roubo da naturalidade nas casas, cafés, lojas, bondes ou parques pela maioria dos correligionários. Que, no nazismo, a política era feita não somente pelos convictos, mas também pelos ignorantes subservientes. (...) Todos aqueles que não se viravam contra essa política eram parte dela”.

Todos aqueles que não se viraram contra essa política eram parte dela.

Herta conta que os judeus viviam neste tempo o roubo diário da naturalidade. Me parece que, neste primeiro turno, com a ameaça concreta do domínio da opressão, ainda que o projeto autoritário alcance o poder pelo voto, parte dos brasileiros, os mais frágeis muito antes, viveram o roubo diário da naturalidade de uma outra maneira. A ameaça de perder a possibilidade já foi vivida como perda da possibilidade. E então a possibilidade dos pequenos atos deixou de existir. E, vale repetir: esta é a primeira vitória do opressor.

Mais uma vez, a tessitura do presente foi suspensa por um projeto autoritário. A democracia, no Brasil, vive aos soluços, interrompida pela exceção. Tem sido essa a nossa história. Quando começamos a discutir um projeto original de país, quando os indígenas e os negros e as mulheres começam a ocupar novos espaços de poder, o processo é interrompido. Quando começamos a ter paz, a guerra recomeça. Porque, de fato, a guerra contra os mais frágeis nunca parou. Arrefeceu, algumas vezes, mas nunca parou. Desta vez, a perversão é que, até agora, o projeto autoritário vem se estabelecendo com a roupagem da democracia.

Mesmo votando contra, é preciso jamais 

perder de vista do que somos a favor

Bolsonaro define esse momento: aparentemente ele disputa dentro da democracia, mas realizando crimes previstos na legislação desta democracia, como racismo, sem ser punido; aparentemente ele disputa dentro da democracia, mas se perder no segundo turno é porque o sistema de apuração foi fraudado, se perder não aceitará a derrota; disputa dentro da democracia, mas só aceita um resultado, o da sua vitória. Essa deslógica é a lógica dos perversos. E enlouquece. Viemos sendo adoecidos – e enlouquecidos – desde que Eduardo Cunha (MDB) afirmava os maiores absurdos e nada acontecia, porque ele só podia ser afastado e preso depois de fazer o serviço sujo do impeachment.

Mais uma vez o tecimento do presente foi suspenso. Mas não podemos permitir que nossos dias sejam devorados, porque, no banquete dos perversos, nossas almas é que são comidas. Há que se resistir ao devoramento das almas.

Essa eleição foi sequestrada pelo “contra”. Ser contra é —e foi— muito importante. E será. Em momentos de tanta gravidade, como já viveram outros países ao longo da história, tudo o que se pode fazer é ser contra. Contra o autoritarismo. Contra a opressão. Contra a ameaça da ditadura. Contra o extermínio das minorias. Contra o sequestro da liberdade. Mas, mesmo fazendo campanha e votando contra, é preciso jamais perder de vista do que somos a favor. Ou as almas se envenenam. E a gente adoece por dentro, o estrago interno que Freud chama de melancolia.

Temos que ser contra e ao mesmo tempo ir tecendo um projeto de futuro, tanto no plano pessoal como no coletivo. Um projeto de futuro onde possamos viver. O presente no Brasil não será possível sem voltar a imaginar um futuro. É preciso compreender que criar um futuro serve muito mais ao presente do que ao próprio futuro. Não dá para viver vendo pela frente apenas horror ou vazio. Tem que sonhar fazendo. Sonhar com um país, sonhar com uma vida. É pelo desejo que nos humanizamos. Resistir nas próximas três semanas é principalmente desejar uma vida viva – vivendo uma vida viva. Se conseguirmos, voltaremos a ganhar mesmo antes de ganhar.

Aprendi com os povos da floresta amazônica, que tiveram suas vidas destruídas junto com a floresta mais de uma vez, e que resistem e resistem e resistem, que o principal instrumento de resistência é a alegria. Oswald de Andrade dizia que a alegria é a prova dos nove. Mas eles já sabiam disso muito antes. Metem o dedo na cara do opressor, que continua lá, e riem por gostar de rir. Riem só por desaforo.

Publicado na edição online do jornal El País: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/08/opinion/1539019640_653931.html

* Eliane Brum é escritora, repórter e documentarista. Autora dos livros de não ficção Coluna Prestes - o Avesso da Lenda, A Vida Que Ninguém vê, O Olho da Rua, A Menina Quebrada, Meus Desacontecimentos, e do romance Uma Duas. Site: desacontecimentos.com  Email: elianebrum.coluna@gmail.com Twitter: @brumelianebrum/ Facebook: @brumelianebrum


.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Por que votamos em Hitler?

Oliver Stuenkel  
Ao longo da década de 1920, Adolf Hitler era pouco mais do que um ex-militar bizarro de baixo escalão, que poucas pessoas levavam a sério. Ele era conhecido principalmente por seus discursos contra minorias, políticos de esquerda, pacifistas, feministas, gays, elites progressistas, imigrantes, a mídia e a Liga das Nações, precursora das Nações Unidas. Em 1932, porém, 37% dos eleitores alemães votaram no partido de Hitler, a nova força política dominante no país. Em janeiro de 1933, ele tornou-se chefe de governo. Por que tantos alemães instruídos votaram em um patético bufão que levou o país ao abismo?

Em primeiro lugar, os alemães tinham perdido a fé no sistema político da época. A jovem democracia não trouxera os benefícios que muitos esperavam. Muitos sentiam raiva das elites tradicionais, cujas políticas tinham causado a pior crise econômica na história do país. Buscava-se um novo rosto. Um anti-político promoveria mudanças de verdade. Muitos dos eleitores de Hitler ficaram incomodados com seu radicalismo, mas os partidos estabelecidos não pareciam oferecer boas alternativas.

Em segundo lugar, Hitler sabia como usar a mídia para seus propósitos. Contrastando o discurso burocrático da maioria dos outros políticos, Hitler usava um linguajar simples, espalhava fake news, e os jornais adoravam sugerir que muito do que ele dizia era absurdo. Hitler era politicamente incorreto de propósito, o que o tornava mais autêntico aos olhos dos eleitores. Cada discurso era um espetáculo. Diferentemente dos outros políticos, ele foi recebido com aplausos de pé onde quer que fosse, empolgando as multidões.

Como escreveu em seu livro “Minha Luta”: Toda propaganda deve ser apresentada em uma forma popular (...), não estar acima das cabeças dos menos intelectuais daqueles a quem é dirigida. (...) A arte da propaganda consiste precisamente em poder despertar a imaginação do público através de um apelo aos seus sentimentos.

Em terceiro lugar, muitos alemães sentiram que seu país sofria com uma crise moral, e Hitler prometeu uma restauração. Pessoas religiosas, sobretudo, ficaram horrorizadas com a arte moderna e os costumes culturais progressistas que surgiram por volta de 1920, época em que as mulheres se tornavam cada vez mais independentes, e a comunidade LGBT em Berlim começava a ganhar visibilidade. Os conservadores sonhavam com restabelecer a antiga ordem. Os conselheiros de Hitler eram todos homens heterossexuais brancos. As mulheres, ele argumentou, deveriam se limitar a administrar a casa e ter filhos. Homens inseguros podiam, de vez em quando, quebrar vitrines de lojas, cujos donos eram judeus, para reafirmarem sua masculinidade.

Em quarto lugar, apesar de Hitler fazer declarações ultrajantes – como a de que judeus e gays deveriam ser mortos –, muitos pensavam que ele só queria chocar as pessoas. Muitos alemães que tinham amigos gays ou judeus votaram em Hitler, confiantes de que ele nunca implementaria suas promessas. Simplista, inexperiente e muitas vezes tão esdrúxulo, que até mesmo seus concorrentes riam dele, Hitler poderia ser controlado por conselheiros mais experientes, ou ele logo deixaria a política. Afinal, ele precisava de partidos tradicionais para governar.

Em quinto, Hitler ofereceu soluções simplistas que, à primeira vista, faziam sentido para todos. O problema do crime, argumentava, poderia ser resolvido aplicando a pena de morte com mais frequência e aumentando as sentenças de prisão. Problemas econômicos, segundo ele, eram causados por atores externos e conspiradores comunistas. Os judeus – que representavam menos de 1% da população total – eram o bode expiatório favorito. Os alemães “verdadeiros” não deviam se culpar por nada. Tudo foi embalado em slogans fáceis de lembrar: “Alemanha acima de tudo”, “Renascimento da Alemanha”, “Um povo, uma nação, um líder.”

Em sexto lugar, as elites logo aderiram a Hitler porque ele prometeu — e implementou — um atraente regime clientelista, cleptocrata, que beneficiava grupos de interesses especiais. Os industriais ganharam contratos suculentos, que os fizeram ignorar as tendências fascistas de Hitler.

Em sétimo, mesmo antes da eleição de 1932, falar contra Hitler tornou-se cada vez mais perigoso. Jovens agressivos, que apoiavam Hitler, ameaçavam os oponentes, limitando-se inicialmente ao abuso verbal, mas logo passando para a violência física. Muitos alemães que não apoiavam o regime preferiam ficar calados para evitar problemas com os nazistas.

Doze anos depois, com 6 milhões de judeus exterminados e mais de 50 milhões de pessoas mortas na Segunda Guerra Mundial, muitos alemães que votaram em Hitler disseram a si mesmos que não tinham ideia de que ele traria tanta miséria ao mundo. “Se soubesse que ele mataria pessoas ou invadiria outros países, eu nunca teria votado nele”, contou-me um amigo da minha família. “Mas como você pode dizer isso, considerando que Hitler falou publicamente de enforcar criminosos judeus durante a campanha?”, perguntei. “Eu achava que ele era pouco mais que um palhaço, um trapaceiro”, minha avó, cujo irmão morreu na guerra, responderia.

De fato, uma análise mais objetiva mostra que, justamente quando era mais necessário defender a democracia, os alemães caíram na tentação fácil de um demagogo patético que fornecia uma falsa sensação de segurança e muito poucas propostas concretas de como lidar com os problemas da Alemanha em 1932. Diferentemente do que se ouve hoje em dia, Hitler não era um gênio. Não passava de um charlatão oportunista que identificou e explorou uma profunda insegurança na sociedade alemã.

Hitler não chegou ao poder porque todos os alemães eram nazistas ou anti-semitas, mas porque muitas pessoas razoáveis fizeram vista grossa. O mal se estabeleceu na vida cotidiana porque as pessoas eram incapazes ou sem vontade de reconhecê-lo ou denunciá-lo, disseminando-se entre os alemães porque o povo estava disposto a minimizá-lo. Antes de muitos perceberem o que a maquinaria fascista do partido governista estava fazendo, ele já não podia mais ser contido. Era tarde demais.

Texto originalmente publicado no site do El País em 08/
10/2018. ( https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/06/opinion/1538852257_174248.html  )
.

Não há ilusão, há cumplicidade.


Fernando Brito *
De uma coisa não se pode acusar Jair Bolsonaro, de esconder a sua natureza monstruosa.

Há 30 anos ele a expõe.

Não há enganados, há cúmplices e há tolos.

Os generais sabem que ele queria explodir bombas em quartéis.

Os que pensam respeitar a dignidade humana sabem que ele faz a apologia da tortura e da morte.

Os nacionalistas o viram bater continência para uma bandeira norte-americana, na festa de quem deixou seu país atrás de dinheiro.

Os negros sabem que ele reserva à pele escura o papel de cavalo, para carregá-lo nas costas.

A imprensa “livre”, ao dizer que “são extremistas iguais” os que nunca a censuraram e os que perseguiram, prenderam, torturaram, exilaram e mataram jornalistas oculta a diferença inconciliável entre ditadores e críticos.

Mesmo agora, quando ainda precisam disfarçar seus métodos e intenções, os espancamentos, as ameaças, as agressões se multiplicam.

Dizer que nada tem com isso quem, há poucos dias, dizia – fantasiando uma metralhadora como uma criança, quando tem idade para ser avô – que “vamos metralhar os petistas”? Não é uma força de expressão brutal, é a expressão da força bruta.

Não se pode mentir às pessoas: ou o país se levanta e diz não a isso ou teremos todos de nos ajoelhar, rastejar e implorar misericórdia pelos nossos irmãos e por nós mesmos.

Todos, inclusive os ricos, os grupos econômicos do capital e do agronegócio que, não satisfeitos com tudo o ganharam e ganham acham que isso os levará a um mais doce degrau do paraíso, como acharam quando levaram Michel Temer ao poder.

Agora, porém é pior, pois em lugar da lama, que se pode lavar, haverá sangue, que é mancha que não sai.

Não tenho nenhum prazer em escrever isso, mas vocês não estão simplesmente escolhendo um governo, que pode ser bom ou ruim, mas que tem limites, nos atos que pode praticar e no tempo que pode durar.

Estão libertando um monstro, jogando na rua os instintos primitivos que só conhece a destruição do outro e a própria fome como razões.

As suas milícias estarão vigiando a todos.

Adolescentes siderados vigiarão os professores que serão “comunistas” quando a nota for baixa; vizinhos vigiarão vizinhos, que serão “drogados” ou “viados” quando os desagradarem, parentes vigiarão parentes e bandos de animais percorrerão as noites à procura de mulheres, de negros, de gays em que possam despejar sua brutalidade.

É a vida que você quer, é o mundo que dará aos seus filhos?

Civilizar leva décadas, mas para tornar-se selvagem bastam alguns meses na selva.

É nela que estamos entrando e os lobos já uivam nas ruas.

A escolha é crua e dura.

 
* o autor é jornalista, editor do blog Tijolaço.
Publicado no Tijolaço:  http://www.tijolaco.com.br/blog/nao-ha-ilusao-ha-cumplicidade/ 



.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O "jeitinho" da elite

Para o sociólogo Jessé Souza, ricos brasileiros culpam a política para encobrir seu próprio roubo 

Guilherme Azevedo Do UOL, em São Paulo.

Tribunal de Contas do Município de São Paulo, meio da manhã de uma quarta-feira fria. Estruturas grandiosas de concreto armado ladeadas por uma área arborizada. Caminhando em velocidade, surge o homem, de paletó e gravata escuros...
 

Sorridente. Os poucos fios de cabelo grisalho cortados à máquina bem rente. Firme timbre nordestino na voz, sobretudo quando ele se inflama. Trata-se do sociólogo Jessé Souza, 58, que nos recebe em sua sala na Escola de Contas do TCM, instituição que atua no ensino de políticas públicas e direito público e da qual é diretor há pouco mais de um ano. O tempo que vive em São Paulo. Natural de Natal, filho de sargento do Exército e de retirante que se tornaria funcionária pública do Judiciário, ele escreveu o livro "A Elite do Atraso: da Escravidão à Lava Jato" (Leya, 2017), um dos mais vendidos da atualidade, com mais de 100 mil cópias. É autor também de "A Ralé Brasileira: quem é e como vive" (UFMG, 2009), em que examina a vida dos pobres no Brasil.

Com papo reto e didatismo, o sociólogo, que é doutor pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), expõe a tese central de que a elite brasileira em conjunto transformou o Estado e a política em bode expiatório. Com que objetivo? Encobrir o que chama de verdadeiro roubo do Brasil, de autoria dessa mesma elite. "Esse Estado foi assim montado para ser comprado pelo mercado", aponta Jessé Souza, que foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2015 e 2016, no final do governo de Dilma Rousseff (PT). "A política e o Estado roubam também, mas é um erro quantitativamente insignificante diante do roubo que os bancos fazem, por exemplo." Com contundência, resume: "E por que não se chama isso de corrupção? Porque esses caras compraram 400 ladrões na Câmara dos Deputados, que assinam qualquer papel que eles mandarem”.

O poder invisível
Jessé Souza diz que é preciso enxergar, segundo ele, o real problema no Brasil, que fica bem escondido, ou só é mostrado parcialmente, de modo a deixar a desigualdade e a dominação exatamente como estão.

"Toda essa balela da corrupção só do Estado, estigmatizando a política, como está acontecendo agora, é um absurdo. É uma regressão moral e cognitiva do país inteiro a partir disso. E uma mentira. Essas elites intelectuais montaram um mito, quer dizer, uma explicação, um conto de fadas para adultos. A forma como a sociedade é explicada invisibiliza certo tipo de interesse e vocaliza outro tipo de interesse. Esse é o fenômeno mais interessante para mim, e é o mais importante de uma sociedade.

Todos temos capacidade de reflexão e esse tipo de poder, do modo como é exercido no Brasil, perverso, desumano e cruel como nunca vi em nenhum outro lugar (não conheço a África do Sul, e imagino que seja algo semelhante), é montado pela hegemonia de ideias. Ou seja, você precisa colonizar a cabeça das pessoas, reduzir a capacidade de reflexão delas para assaltar o trabalho, o bolso etc. É exatamente isso que acontece. E aí precisa de ideias para fazer isso. Essa elite não pode simplesmente dizer: 'Vocês são todos uns otários e eu quero o dinheiro de vocês'. Então se cria uma boa história, da carochinha, que tenha início, meio e fim para que as pessoas, sem saber, entreguem o dinheiro.

Como? Compram coisas e não acham que juros escorchantes estão embutidos em tudo, por exemplo. Uma dívida pública que é uma fraude, e ninguém nunca fala desse negócio. Como você paga uma dívida que não sabe a quem deve? Um povo inteiro feito de imbecil. E aí você culpa a política e o Estado.".

O que precisa aparecer?
"A invisibilidade está no assalto que faz o sistema financeiro, no comando de todas as frações do capital. O agronegócio, a indústria e o comércio agora retiram seu lucro principal da especulação financeira. Compra uma parte da imprensa, compra deputados e ainda cria um bode expiatório na política para jogar a culpa. Isso é um enorme esquema de dominação, que é o real esquema, o que precisa ser mostrado hoje. Nós somos assaltados”.

Nós sabemos como e quem são as pessoas que estão na Câmara e no Senado hoje. A maior parte é bandida mesmo. A eleição já foi paga por esse tipo de pessoal. E, por conta disso, um povo inteiro está sendo prejudicado: desemprego, humilhação, desespero etc." "O Brasil é escravocrata até hoje. Obviamente, as pessoas não são mais separadas em brancas e negras na maternidade, um vai ser senhor e outro vai ser escravo. Mas, desde a maternidade e com 5 anos, algumas já chegam como perdedoras e vão ser analfabetas funcionais, a maior parte da população brasileira, que tem trabalho desqualificado ou semiqualificado."

"Lava Jato é um embuste"
A lei é para todos, como prega a força-tarefa da Operação Lava Jato? O autor de "A Elite do Atraso" discorda e vê tratamento desigual. Muito pior para a esquerda e Lula. "Assim que a Operação Lava Jato nasceu (em março de 2014), eu dizia: 'Olha, isso é um embuste, uma safadeza'. Os bancos? Não apareceram e não vão aparecer. Obviamente. O que a Lava Jato fez? 'Vou blindar os bancos, que é o principal; a Rede Globo, que é onde está a mentira, a distorção do mundo; e o Poder Judiciário'. Você acha que o Poder Judiciário é menos corrupto do que o poder político? Ninguém acredita. Na Lava Jato não tem um juiz implicado. Como é que você vai acreditar num embuste desse?

E depois o processo contra Lula é ridículo, não tem nenhuma prova. Aí pega e bota o cara na cadeia. É a República Velha de novo. O que Lula representa é o voto das classes populares. São os pobres que votam no Lula, especialmente os mais pobres. É esse povo que não pode ter voto. É para isso que a Lava Jato serve. Mesmo porque Justiça ou se faz de modo universal ou não é Justiça. Eu sou advogado, e a Justiça como direito tem um princípio moral: a universalidade. Todas as pessoas vão ter as mesmas garantias, os mesmos direitos. Se não tem isso, não é Justiça. Quando foi que a Lava Jato teve isso do universal? Acontece alguma coisa com os políticos do PSDB? Acha que vai acontecer? Quando você blinda setores inteiros, 'esses caras eu não vou botar', então está montando uma ação contra o outro setor. A Lava Jato, para mim, é Carlos Lacerda (político que se tornou o principal adversário de Getúlio Vargas nos anos de 1950) redivivo, o 'mar de lama', com a Globo tocando bumbo. A Lava Jato é quantitativamente uma gota do roubo real. E está fazendo um serviço para o capitalismo internacional. Existem duas coisas no mundo que nunca mudam: uma é que o sol nasce todos os dias, a outra é que os Estados Unidos estão por trás de todos os golpes de Estado da América Latina. O Brasil começa a endurecer o pescoço, a montar banco no Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a se associar com Rússia e China, e os Estados Unidos iam ficar parados? A ideia do golpe (como qualifica o impeachment de Dilma) foi montada fora do Brasil.”

"O verdadeiro corrupto é eleito empresário do ano"
Para o sociólogo, enquanto os pequenos são mortos e encarcerados, os grandes ladrões gozam do fruto do seu roubo e são festejados como modelo para toda a sociedade.

"A corrupção é aquilo que o poderoso atribui ao seu inimigo como forma de persegui-lo. Os muito ricos são os que roubam de verdade. E o grande roubo é de um cara que destrói um país inteiro. Esse cara é um canalha. Dezenas de milhões de pessoas ficam sem aposentadoria, sem vida, e esse cara sai na capa da 'Time' como grande empresário do ano. Ele ataca a Argentina, que ficou sem poder pagar a aposentadoria, e quem esse cara festejado vai dizer que é o criminoso? O ladrão de galinha, o cara que bate a carteira, trafica maconha. Esse pequeno está preso, e esse outro está solto. Em iate, dando festa, tomando vinho, adulado.

Eu sempre acho que as coisas nunca são como as pessoas dizem que são. Porque as coisas que as pessoas dizem que são, são o que os poderosos querem que elas pensem que são. Eu tenho uma ética da suspeita, porque o mundo não pode ser verdadeiro, já que é injusto. Se é injusto, precisa ser legitimado e, para legitimar injustiça, tem de mentir. Uma mentira convincente.".

"A República Velha quer se manter" A República Velha, ou Primeira República, foi o nome dado ao período entre a proclamação da República, em 1889, e a chamada Revolução de 1930, que levou ao poder o gaúcho Getúlio Vargas.

O sistema político era, na época, dominado pelas oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais, que se alternavam na Presidência da República, ganhando o apelido de política do café (SP) com leite (MG). Nem mulheres, nem analfabetos votavam.

É essa República Velha que Jessé Souza vê fazer de tudo para permanecer ou voltar. O povo, ora, não importa, diz. "Como foi que o Brasil foi interpretado, esse é o ponto. A concepção que o Brasil tem não nasceu em 1500, nasceu na década de 1930, aqui em São Paulo. Claro, houve algumas tentativas antes, mas essa ideia de Sergio Buarque (de Holanda), 'Olha, o Brasil vem de Portugal' (expressa em parte no livro "Raízes do Brasil"), e depois o Raymundo Faoro (jurista, historiador, com o livro "Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro", lançado na década de 1950), vai dar, de modo absurdo, que a corrupção vem de Portugal, no século 14. Só se pode falar em corrupção no sentido moderno a partir da Revolução Francesa (1789). Por quê? Porque aí se tem o tema da soberania popular. Ou seja, o povo só passa a ser dono de uma coisa que o particular pode roubar a partir do século 18. Mas Faoro diz que essa coisa existia desde o século 14, e o país inteiro acredita. Ensina-se que a nação inteira é de ladrão, de corrupto e tal, de povo preguiçoso, tendente à corrupção. Isso é um crime.

Por que essas ideias foram escolhidas? Porque é a elite, que fez as universidades, inclusive a mais importante, a USP (Universidade de São Paulo), que vai, no fundo, disseminar essas ideias. Se pegar a linha que sai de Sérgio Buarque para (o sociólogo e político) Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se vê que é a mesma. Sérgio Buarque elabora, e Fernando Henrique realiza essa mesma ideia, nos anos de 1990 (quando FHC foi presidente da República, de 1995 a 2002). 'Ah, então vamos perseguir os coronéis nordestinos.' Como se o roubo fosse lá, o roubo é aqui, em São Paulo, que controla a economia. O patrimonialismo do Estado (ideia da apropriação do Estado brasileiro por uma elite, que faz do patrimônio público seu patrimônio particular) quer dizer 'vamos enxugar e privatizar o Estado'."

O povo não pode votar e o Estado é meu.
"No fundo, para mim, é uma ideia só. A elite quer continuar a República Velha, que já era ela mesma uma forma de continuar a escravidão com outros meios. A República Velha quer se manter. Essa elite quer o Estado para seu banco particular, para roubar. Para se apropriar do orçamento, e é isso que a dívida pública faz, porque 80% dessa dívida pública com certeza é fraude, papel sujo. Por que a reação contra uma auditoria? Se for dívida real, audita. Se não auditar, e ninguém quer, óbvio que é roubo. Outros países que fizeram auditoria diminuíram em quase 50% a dívida pública.

Outro ponto da República Velha é o combate à soberania popular. A eleição que teve mais gente na República Velha não chegou a 5% (de participação da população). É isso que esse pessoal quer. Lula (PT) está preso por conta disso (o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do apartamento tríplex em Guarujá-SP). Esse pessoal não pode ter representação. É a manutenção da República Velha durante 100 anos: esse é o projeto dessa elite. 'O povo não pode votar e o Estado é meu.'"

"Quem tem o jeitinho é a elite" 

Será que dá para dar um jeitinho? Dá, sim, desde que você não diga que o povo brasileiro inteiro é ladrão. Jessé Souza ataca aqui o tal jeitinho, dizendo que ele também é coisa da elite, "porque é ela que faz as relações pessoais". "Tem uma outra ideia idiota que é a do 'jeitinho brasileiro'. O que é o jeitinho? É que o povo inteiro é ladrão. 'Ah, sempre procura uma vantagem...' Isso é de uma maldade... Quem tem o jeitinho é a elite, porque é ela que faz as relações pessoais. O que é uma classe? Uma classe é a reprodução de privilégios, sejam positivos, sejam negativos. Como se reproduz o privilégio positivo da propriedade dessa elite? Casamentos, alianças, indicações de quem você conhece. Quase sempre o roubo dessa elite do Brasil está nessa área entre Estado e mercado, monopólios, isenções fiscais. Que diabo é uma isenção fiscal? 'Olha, otário, eu fico com o lucro e você, otário, com o prejuízo.' Socializa a perda, como faz com os latifundiários, de dezenas de bilhões de reais. Os bancos, muito mais. E depois se diz que a corrupção está no Estado. E por que o jeitinho é uma idiotice? Ora, o jeitinho quer dizer que, no Brasil, ao contrário dos outros países, a hierarquia social inteira, ou seja, quem está em cima e quem está embaixo, é decidida pelas pessoas que você conhece. O capital de relações pessoais que você tem. É o QI, quem indica. Mas você conhece alguém com relações importantes sem possuir antes, essa pessoa mesma, dinheiro ou conhecimento? É impossível.

Significa que o capital de relações pessoais é subordinado, dependente, secundário em relação aos dois grandes capitais do capitalismo, que são dinheiro e conhecimento. Quando se diz que o país inteiro são só relações pessoais, está escondendo esses criminosos. Esses falsos intelectuais escondem o principal: que é a divisão injusta dos capitais econômico e cultural. E só mostra o capital de relações pessoais, e ainda cria uma coisa vira-lata de dizer que só existe no Brasil.

Como se em um país como os Estados Unidos, ou a Suécia, ou a Alemanha ou onde seja, as relações pessoais não estejam por trás das relações de todo tipo de privilégio. Você acredita que, sendo sobrinho de um senador importante norte-americano, sua vida não está feita?".

Se o povo todo é ladrão, por que o mercado é tão virtuoso?
"Hoje, há o mito de São Paulo, que é agora o mito hegemônico do Brasil, que é isso do mercado contraposto à virtude, como se o mercado não fosse o ladrão que, de fato, é. O mercado rouba o orçamento, que é pago pelos pobres, porque os ricos não pagam mais imposto. Por que o Estado? Porque essa elite tinha perdido o Estado (com a posse de Getúlio Vargas, que quebrou a política do café com leite) e aí ela disse: 'O que eu posso fazer para nunca mais perder esse Estado?'. Precisa, então, estigmatizá-lo, criminalizá-lo e dizer que toda essa herança vira-lata nunca foi para o mercado, não é uma coisa incrível?”.

"Lula errou"
Jessé Souza diz acreditar que o líder maior do PT se viu obrigado a fazer acordos com a elite, mas buscando preservar algum projeto e investimento social. Alguns dizem que é populismo, mas, para o sociólogo, é democracia mesmo.

"Lula é o cara mais inteligente que conheci em minha vida. E obviamente não concordo com várias coisas dele. Eu teria montado uma coisa de mobilização dessas classes que ele estava ajudando (nos seus dois governos, entre 2003 e 2010), e isso não foi montado, deixou para marqueteiros etc. Vários erros. Acho que ele pensou: 'Estou num contexto onde está tudo muito dominado por uma elite'. E sabia como ela funcionava. E o que ele pensou foi: 'Dentro desse contexto, como é que posso fazer alguma coisa também para os que são muito pobres?' Acho que essa era a questão que estava na cabeça dele. 'Vou ter de entrar em compromisso com esse pessoal, não vou entrar na coisa do juro'.

Então, o o capitalismo financeiro no Brasil nunca foi tematizado por ele, a Dilma é que vai fazer isso depois. E ele: 'Deixa um pouquinho aqui para eu montar essas coisas mínimas para o povo, os mais pobres: Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida.

Ao fim, o PT não democratizou efetivamente, porque nem sabia como começar isso.

A memória de Lula ou o candidato do desespero
Lula, mesmo dentro da prisão, mostra que pode levar o PT ao segundo turno. Para Jessé Souza, a influência do ex-presidente, que deu lugar à candidatura do pupilo Fernando Haddad após ter a sua barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), reflete uma lembrança de bons tempos na economia e na sociedade. Já o voto no capitão reformado Jair Bolsonaro (PSL), avalia, é um gesto de protesto.

"(Essa eleição) vai ficar na lembrança dos bons tempos com Lula, quando o povo tinha alguma coisa para comer, estava até andando de aviãozinho, e os filhos começando a ir para a universidade; e vai ter o protesto mudo, que é Bolsonaro. 'Olha, esse negócio é uma porcaria no mundo inteiro, não tem nenhuma saída. Vamos pegar ao menos um cara que escracha com tudo isso, que é o que quero fazer.' No caso de a lembrança ser mesmo impedida (que a defesa do petista não consiga reverter a decisão do TSE), em boa parte vai depender de quanto (o PT) vai conseguir mostrar para o Nordeste que Haddad (Fernando Haddad, atual vice na chapa) é Lula. O pessoal não conhece Haddad. Fazendo chegar lá que Lula quer Haddad, acho que fica com uma boa parte dos votos.

Bolsonaro é o protesto mudo de quem não entende o que está acontecendo, mas não tem a humildade, nem a capacidade emocional, de aceitar que não sabe por que as coisas acontecem como acontecem. Especialmente as pessoas que tiveram um descenso. O medo à proletarização, por exemplo, que está atacando grande parte da massa da classe média. Esse pessoal e parte da classe trabalhadora desempregada, que também está ameaçada de marginalização, são o público do Bolsonaro.

E acho ainda que qualquer pessoa que tenha sujado as mãos com esse golpe [o impeachment de Dilma] não tem chance: Alckmin (Geraldo Alckmin, candidato a presidente pelo PSDB) e Meirelles (Henrique Meirelles, candidato do MDB)."

Reforma política = reduzir influência do poder econômico
Para Jessé Souza, todo o sistema político brasileiro está comprometido pela influência do poder econômico. A solução é reduzi-lo. "Eu não sou filiado a partido nenhum, até para poder dizer tudo que quero. É óbvio que o sistema político brasileiro é todo comprometido, porque é montado para ser comprado pelo mercado, ou seja, pelos bancos e grandes corporações. Essa é a questão. A forma como a imprensa trata a corrupção é a forma mais perfeita de reproduzi-la, porque fulaniza a corrupção. 'Ah, é Fulano de tal.' Tem é que pensar numa reforma política. A única reforma política razoável é aquela que tenta impedir ao máximo a influência do poder econômico sobre a política. Não é o PT, não é nenhum partido, é o sistema inteiro e a ideia inteira que estão comprometidos."

“O canalha da classe média que se compara com o cara das classes populares e acha que (vencer) foi mérito dele é um imbecil completo. Ele recebeu desde o berço todas as condições do seu sucesso. Depois, o pai ainda comprou o tempo livre dele para ele só estudar, enquanto o cara das classes populares tem de trabalhar e estudar com 12, 13 anos. Então, a meritocracia é uma mentira.”

A oportunidade da crise
Sem medo de cair no velho chavão de que "crise é oportunidade", o autor de "A Elite do Atraso" identifica valor na exposição das "vísceras" de um Brasil arcaico e injusto.

"Apesar de a gente estar na pior crise, tem uma grande oportunidade. Estão expostas as vísceras desse Brasil arcaico, escravocrata, de uma pequena elite, de montar uma sociedade para 10%, 15% dela e abandonar, perseguir e matar os outros. Uma maldade suprema. É um grande instante para que a gente possa ver essas coisas e reconstruir o que está montado. O que tentei fazer foi exatamente isso, porque, como leitor de Max Weber (sociólogo alemão), sabia que todas as religiões do mundo só ganham grandes adeptos quando você monta começo, meio e fim. Você explica o mundo para as pessoas.”

E você não explica o mundo para as pessoas quando pega a coisa fragmentada, mas quando compõe uma narrativa de largo período histórico. Explica de onde ela vem, quem ela é e para onde ela provavelmente vai. Essa é a necessidade simbólica que todos temos. Se a gente não tem isso, não tem orientação para o mundo. O fato é que as elites normalmente se apropriam desse tipo de coisa para legitimar o seu saque econômico. Eu combato isso.".

Publicado no jornal Folha de São Paulo: https://www.uol/eleicoes/especiais/entrevista-sociologo-jesse-souza.htm#a-oportunidade-da-crise

.