Richard Jakubaszko
A grande mídia combate e critica as fake news, os jornalões e mesmo as TVs exibem seções no jornalismo onde avaliam e criticam as falsidades que circulam nas redes sociais. Esquecem que eles próprios também publicam notícias, engajadas nos interesses políticos e econômicos dos acionistas e de seus anunciantes.
É uma síndrome de causa e efeito. O jornalismo perdeu credibilidade, a sociedade retrocedeu quase um século, não se acredita em mais nada, e de tudo se duvida sobre as barbaridades publicadas, seja na mídia ou nas redes sociais; porque tudo é deturpado, e coloca-se em julgamento por valores morais contemporâneos, especialmente notícias da área política ou que envolvam "famosos", sejam questões polêmicas de gênero ou de interesse sexual. As pessoas parecem ter perdido a humanidade.
O leitor há de concordar que nem sabe onde está a verdade sobre os Yanomamis, o que se vê é um genocídio contra um povo indefeso, mas foi praticado por não se sabe por quem. Da mesma forma o 8 de janeiro de 2023, capítulo vergonhoso de nossa história, onde todo mundo é inocente...
![]() |
.