quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O primeiro fruto do Natal

Evaristo Eduardo de Miranda *
O nascimento de Jesus acabou com o sossego na estrebaria de Belém. Os visitantes chegavam a todo o momento com presentes, olhares de espanto e de contemplação. Eram pastores, agricultores, magos, pescadores, soldados, cobradores de impostos, comerciantes... Gente simples da vizinhança. Todos curiosos para ver aquele menino tão especial. Ao anoitecer, Maria estava exausta. Mesmo assim, atendia e recebia da melhor forma possível, todos que se aproximavam da manjedoura.

Em meio a tanta gente, Maria percebeu a figura de uma velha do lado de fora da estrebaria. Ela era toda curvada, muito feia, completamente enrugada, parecia ter mais de mil anos. Ela movia-se de um lado para o outro. E não entrava. Depois da meia noite, a velha continuava lá fora, como uma bruxa. Quando o último visitante finalmente deixou o local, a velha entrou na estrebaria sob o olhar desconfiado e até temeroso de José, do boi e do burro.

Hesitando, ela aproximou-se da Virgem e do Menino. Trazia nas mãos uma fruta bonita, perfumada e certamente muito saborosa. Maria nunca vira esse fruto. Ela entregou seu presente como se fosse o globo terrestre e balbuciou: “- Esse fruto, a humanidade quis comer verde. Agora, está maduro”. Atrás das pregas das pálpebras, seus olhos encheram-se de lágrimas.

Maria acolheu o fruto em suas mãos, sem dizer uma só palavra. Logo a velha retirou-se, caminhando com dificuldade. Os primeiros clarões no horizonte anunciavam a chegada de um novo dia. Antes que ela saísse do estábulo, Maria lhe perguntou: “- Senhora, qual é o seu nome?” 
A velha deteve-se no limiar da porta. Retornou-se lentamente. E com ares de um imenso alívio e um sorriso sutil nos lábios, disse: - Eva.

* Diretor do Instituto ciência e Fé, autor do livro “O íntimo e o Infinito – O Universo das ciências e o Cosmos das religiões” (Vozes).
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.