segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

“Terra perde gelo mais rapidamente hoje do que nos anos 1990, indica estudo.”

Richard Jakubaszko  
O UOL publicou hoje matéria sobre mudanças climáticas e aquecimento que foi escrita, com certeza, por um(a) foca (jornalista aprendiz) fora de foco.

A matéria tem por título “Terra perde gelo mais rapidamente hoje do que nos anos 1990, indica estudo.” E ilustra a reportagem com foto de pequenos blocos de gelo boiando à beira da praia, certamente foto de arquivo.

Cheia de atrozes ameaças, a reportagem é um libelo ambientalista e informa que "O derretimento do gelo terrestre - na Antártica, Groenlândia e geleiras de montanha - adicionou água suficiente ao oceano durante o período de três décadas para elevar o nível médio do mar global em 3,5 centímetros"... 

Êpa! O "mar global" elevou-se "em média" 3,5 centímetros? Grande novidade! Merecia o prêmio Pulitzer pelo furo jornalístico!

Mais adiante, sem citar fonte nenhuma, o(a) jornalista engajado(a) afirma que "Ao todo, estima-se que 28 trilhões de toneladas métricas de gelo derreteram do gelo marinho, mantos de gelo e geleiras do mundo desde meados da década de 1990. Anualmente, a taxa de derretimento é agora cerca de 57% mais rápida do que era há três décadas, relatam os cientistas".

Usando a linguagem panfletária dos biodesagradáveis pessimistas a matéria registra que "Usando dados de satélite de 1994-2017, medições do local e algumas simulações de computador, a equipe de cientistas britânicos calculou que o mundo estava perdendo uma média de 0,8 trilhão de toneladas métricas de gelo por ano na década de 1990, mas cerca de 1,2 trilhão de toneladas métricas anualmente nos últimos anos".

Ora, publiquei no livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", 2019, DBO Editores, 384 pgs., 2 edição, de minha autoria, e tendo a participação de vários cientistas, todos os desmentidos sobre essas barbaridades publicadas pela mídia engajada, que tem explícito vício no alarmismo em espalhar o pânico. Dediquei o livro para os jornalistas, especialmente os iniciantes, mas não adiantou nada, a nova geração dos jovens não acredita em nada que não seja um zap, e não lê mais livros, inclusive os jornalistas.

Quem desejar conhecer esses desmentidos terá de ler o livro, o que é bom como cultura geral e também entretenimento nesses tempos de pandemia e reclusão que vivemos. Escreva e-mail para co2clima@gmail.com que enviaremos informações sobre como depositar o valor de R$ 40,00 - incluso taxa de postagem, e você recebe o livro em casa, autografado pelo autor. Se desejar, pode comprar na Amazon, é um dos livros mais vendidos na categoria de livros técnicos / jurídicos / sobre questões ambientais, faz 18 meses, com média de 4,4 estrelas de avaliação por mais de 3 dezenas de leitores/clientes.

Entretanto, apesar das barbaridades publicadas pelo UOL, que sempre me irritam profundamente, a leitura da matéria me proporcionou a alegria de ler 12 comentários, sendo 10 deles absolutamente contrários ao alarmismo, acusando o UOL de fake news. Acesso hoje, 18h00.

Confira outras barbaridades publicadas pelo UOL em:
https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2021/01/25/terra-pede-gelo-mais-rapidamente-agora-do-que-nos-anos-1990-indica-estudo.htm

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.