sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Esse estranho que nos desgoverna, a quem chamam de mito

Richard Jakubaszko   
Estranho esse cara que nos desgoverna. Muito estranho, ele parece um ET fora de contexto. Nenhum chefe de estado o prestigia, muito menos recebe Bolsonaro em audiência, e nenhum deles visita o Brasil. Somos uma ilha isolada no planeta, um porto no qual ninguém quer fazer uma parada.

Domingo esse cara começa a preparar as malas, vai pra casa em definitivo. Se resolver questionar os resultados das urnas vai acabar preso.
   




.


terça-feira, 27 de setembro de 2022

Enquete sobre eleições 2022

Richard Jakubaszko    

Gente, temos que ter muito cuidado com a divulgação das pesquisas, pois elas nem sempre refletem a tendência do eleitorado. Ontem fiz uma enquete por conta própria e telefonei para 385 pessoas, entre 1 e 5 da madrugada, pois estava sem sono nenhum, e perguntei: “em quem vc votaria para presidente? " 

Resultado: 68% responderam “na tua mãe, filho da puta" e 32% responderam “na puta que te pariu!".

Ou seja, a minha mãe seria eleita no 1° turno com 100% dos votos...

Fiquei preocupado, pois a minha mãe nem é candidata...

 

.


  

sábado, 24 de setembro de 2022

Agora faltam 9 dias pras eleições

Richard Jakubaszko   
Que todos os brasileiros votem com consciência cívica, que exerçam sua cidadania, não votem em branco, mas podem fazer sua torcida pelos seus candidatos preferidos.



 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Se gritar ladrão, não fica um, meu irmão...

Richard Jakubaszko  
Então, por favor, não grite, nem arme um barraco,  mas chame a polícia. E vote, não seja omisso com suas obrigações como cidadão.

A Justiça do Distrito Federal, a pedido do primogênito Flávio Bolsonaro, acabou de proibir (hoje) o UOL de publicar notícias sobre as compras de imóveis com dinheiro vivo por parte da famiglia Bolsonaro. Em minha juventude isso seria censura. Como é que se chama isso hoje em dia? Deve ser hora extra para advogados...


.

   

terça-feira, 20 de setembro de 2022

A rainha malvada

Daniel Strutenskey de Macedo *

Segunda feira morreu a rainha Elizabeth do Reino Unido. No mesmo dia todos os jornais, tvs e rádios deram prioridade ao assunto. Não apenas prioridade. Cobriram a personagem de honras e elogios. Por quê? Qual a razão da personagem receber honras e elogios? Ela foi a rainha de um reino de países que invadiram, sufocaram, escravizaram e exploraram vários países da África. A Inglaterra submeteu e explorou criminosamente a Índia. Até a Primeira Grande Guerra de 1939 a 1945 a moeda internacional era a libra esterlina e através dela o Reino Unido comprava barato e vendia caro, pois era ele que emitia o dinheiro, que emprestava, que ganhava juros, que estabelecia um padrão menor de valor para a moeda de uma porção de países, principalmente os da Ásia, África e América Central e do Sul. A rainha era, portanto, uma chefe de estado a serviço da exploração da humanidade ao ocupar e extrair as riquezas de outras nações utilizando sua força militar.

O porquê não pode ser respondido pela razão. Não há razão que justifique as atrocidades cometidas pelo Reino Unido pela bisavó da rainha, pelo seu avô, pelo seu pai e por ela no comando de importante grupo político (o conservador) que comandou por tanto tempo as ações econômicas, políticas e militares da nação inglesa.

O que responde à questão é a ignorância sentimentalista de grande parte do povo, o qual é envolvido e enganado através de histórias heroicas, românticas, todas repletas de emoções, elogios e grandiosidades com o objetivo político de formar uma imagem honrada de reis e rainhas.

Ignorância estúpida, pois ignora que foi após os combates aos reis e início das instalações das repúblicas que a humanidade conseguiu acabar com a servidão na Europa e escrever um documento nas Nações Unidas que defende a igualdade e os direitos das pessoas, a DECLARAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS.

Ignorância ainda mais estúpida que ignora que foram preciso muitos sacrifícios e muitas mortes para que as repúblicas conseguissem se instalar.

Estupidez que ignora que os condes e reis se tornaram capitalistas e aceitaram os parlamentos depois de se associarem aos que detém grande poder econômico e político e desta forma conseguiram manter ainda uma parte do poder.

Estupidez que ignora que os capitalistas republicanos concordaram em manter casas reais em vários países da Europa porque os reis e as rainhas passaram a ser importantes na facilitação de negócios em setores conservadores e em países ainda sob domínio de casas reais, como é o caso de vários países de cultura árabe.

Uma estupidez incapaz de ser explicada quando vemos jornalistas que se consideram cultos, que se dizem democratas e republicanos se emocionarem com as demonstrações românticas e heroicas (falsas) dos eventos da rainha malvada.

Quanto tempo será ainda preciso para aprendermos, para agir consubstanciados pela razão, pela liberdade, pelos direitos universais declarados na Carta Magna?

E você, como se sente? 

* o autor é publicitário

 
 
 
 
 
 
.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Bolsonaro dá uma guinada em sua campanha

Richard Jakubaszko   
Agora ele pretende abraçar a ideia de "Bolsonaro paz e amor", vai dizer que se arrepende de ter dito tudo o que disse, que lamenta ter gozado os contaminados por Covid-19 (cof, cof, lembra?), que a ditadura só cometeu tortura com mais de 30 mil brasileiros, devia era ter matado, e muitas outras barbaridades cometidas. Acredita quem quiser, né não?
  



 

 

.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Os segredos da longevidade da rainha Elizabeth II

Richard Jakubaszko   
O segredo maior é a ausência de estresse. A rainha Elizabeth II NUNCA, veja bem, nunca se estressou, olha aí embaixo a lista:
    





.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Bolsonaro imbrochável? Isso é mais uma fake news. Quero provas!!!

Richard Jakubaszko  

Definitivamente, Bolsonaro é fora da caixa, em todos os sentidos. Onde já se viu um presidente da República, em ato oficial, num dia festivo do 7 de setembro, especialmente o de hoje, comemorando o bicentenário da proclamação da nossa independência, ficar fazendo campanha eleitoral, e mais ainda, proselitismo de desempenho sexual. A bravata, que mais parece uma fake news, me sugere pedir provas, porque não há nenhuma evidência nesse sentido. A própria primeira dama já nos revelou que aquilo que Jair mais gosta é da política, e que nada mais tem importância para ele. Portanto, parece ser propaganda enganosa esse imbrochável...

Fora isso, esse cidadão sem nenhuma classe que nos desgoverna, um ex-militar tosco de cultura, deveria pedir desculpas à nação pelas grosserias ditas e pelo comportamento apresentado. Em qualquer país sério seriam solicitados impeachments, e aprovados pelos parlamentares.

A gente viu no palanque do desfile militar em Brasília que as duas pessoas mais importantes presentes, além de Bolsonaro, eram a Michelle e o véio da Havan, nenhum presidente de órgão judicial, muito menos do STF, ou do Legislativo, como Senado, ou da Câmara dos Deputados. Nenhum presidente de país vizinho, ninguém prestigiando Bolsonaro ou suas bravatas.

Lamentável que seja assim, para um fim de mandato presidencial, de um período que não vai deixar nenhuma saudade.

 

.

sábado, 3 de setembro de 2022

Eleições livres?

Richard Jakubaszko   
Este é o país da piada pronta...
O presidente que nos desgoverna, além de não depositar credibilidade nas urnas, ainda pretende que se possa usar armas indiscriminadamente, de forma livre, daí que Laerte nos premia com essa charge, ou meme, como se diz hodiernamente.
  


 

 

 

 

 

.