sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FIM DOS ORÁCULOS

por Roberto Barreto, de Catende.

Minha imaginação não consegue chegar às raias do que a Rede Globo deve estar maquinando para faturar com as Olimpíadas de 2016. Faturamento, em cima de idiotas, não me passa pela cabeça, talvez porque estudei comunicação, na década de 70, numa escola, a ECA – sigla que para mim, nordestino, representava algo nojento -, em que a idéia de trabalhar para promover unicamente o mercado era algo impensável. Mas, como quase tudo que vem acontecendo no governo do Lula acaba classificado, por sortudos, como lanço da sorte, a decisão do Comitê Olímpico de trazer os jogos de 2016 para a Cidade Maravilhosa só pode ter saído da mente de uma gente que ignora a inexistência de uma política em prol do esporte em nosso país. Demos sorte, portanto. Imagino que Juca Kfouri tivesse – e tenha – lá suas razões para defender Madri, Chicago e Tóquio, jamais o Rio de Janeiro, para acolher as Olimpíadas durante o que, espero, seja mais um mandato de Lula.

O egrégio jornalista sempre defendeu nosso esporte, lembremos, com ênfase no futebol profissional, como um Quixote em luta contra os moinhos do poder retrógrado, representado por figuras como o Teixeira, da CBF. Palmas. Pena que o sopro do COI tenha girado as pás em sentido contrário aos dos desejos do famoso jornalista. O jornalismo, que fez do Juca uma estrela, hoje é luz apagada pelas práticas da promoção entre amigos. O oráculo, hoje global, perdeu o dom das revelações, tornando-se uma divindade que vive de um séquito louvaminheiro. Prefiro, portanto ficar com as palavras do Lula Paz & Amor, aos trechos do discurso que consegui anotar, minutos antes do anúncio da nossa vitória.

'A alma extraordinária do brasileiro merece... A diferença substancial é que estávamos com a alma, com o coração... Eu não estarei mais como presidente, mas hoje recebemos o respeito... Essa é uma vitória da América Latina.... O Brasil merecia fazer uma Olimpíada... O olhar, o gingado, a cor, o olhar do nosso povo... O Rio de Janeiro não ganhou do Obama... O Rio de Janeiro tem alma, quer fazer uma Olimpíada... Eu confesso que não tinha mais razão para ficar emocionado... Orgulho imenso por estar defendendo o Brasil. Nós conquistamos cidadania absoluta. Agora quero descansar, agradecer a cada pessoa mais humilde'.

Bastou-me, embora reconheça os elogios feitos pela imprensa internacional, a inglesa particularmente, ao publicar que o discurso do Lula foi fundamental para a nossa vitória. Bom que concordem conosco. A íntegra do que nosso Presidente falou encontra-se na internet e, possivelmente, estará em nossos meios de comunicação hoje à noite e, na imprensa escrita, amanhã de manhã e no fim de semana. Um aviso: a VEJA talvez traga que tudo aconteceu por conta de um vacilo das nações desenvolvidas ou mesmo de uma débâcle ante o passageiro imperialismo megalonanico. Que hacer, camaradas? Chicago, eliminada. Espanhóis, com seu espírito ‘deportivo extraordinario’, esperavam os votos de Tóquio em sua urna, e não caíram. Bom, agora, como canta o Gonzaguinha, vamos continuar, viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno - e olímpico - aprendiz!
_

4 comentários:

  1. Discurso de Lula aos membros do COI, em Copenhague, no Youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=A5zrPRusLcY

    ResponderExcluir
  2. Richard,
    Olimpíadas, aí vamos nós, teremos muito a comentar daqui para frente, não é? Vamos ser otimistas, creio que Deus está de nosso lado e trará um pouco de paz!
    abraços Joelma
    Resposta: com toda certeza, minha caríssima amiga...

    ResponderExcluir
  3. Quero ver todo esse sentimentalismo quando começarem a chegar as contas, superfaturadas, é claro.

    O discurso é bonito sim, mas não será plausível se escandalizar depois que o orçamento previsto para o Pan 2007 estourou em 8 vezes o previsto?

    Não é plausível se escandalizar depois que um dos coordenadores dos Pan é condenado pelo TCU à devolução de R$ 18 milhões aos cofres públicos e mesmo assim recebe o aval do prefeito do Rio para organizar os Jogos Olímpicos?

    Não é possível se escandalizar por ter total consciência de que ninguém - simplesmente ninguém, a começar pelo sr. Carlos Nuzman - será punido pelos desvios de dinheiro público nos Jogos Pan-americanos?

    É, eu devo ser da "direita raivosa" mesmo, por cobrar, de quem quer que seja, de que partido seja, honestidade com o meu País.

    Caro Roberto Barreto, Gonzaguinha não seria leviano a ponto de cantar "é bonita, é bonita, é bonita" para uma farra como esta.

    Justo ele, que desceu do Morro de São Carlos e conheceu, como poucos (ou muitos), a desigualdade neste País. Por favor, nos poupe.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Barreto, de Catende8 de outubro de 2009 às 20:12

    Caro Renato Villela, a vigilância sobre a farra com o dinheiro público não é prerrogativa da 'direita raivosa', mesmo daquela de convicção plenamente alicerçada. Nem da esquerda, raivosa ou não, que no meu entender é coisa sem significado para o povo brasileiro. Já teve importância, não sejamos injustos, mas hoje... PC do B? Paes, no Rio? Exima-me. Bom, se o TCU só conseguir o veredicto sobre as contas dos PAN em 2016, o que não é impossível, vou provavelmente ter que rever essa minha emoção superficial e débil ao torcer pelas Olimpíadas no Brasil. Decerto conhecemos um monte de exemplos de condenação de contas pelo TCU que deu em nada, nunca por falta de cobrança. Há que se bater na porta da justiça, que por sinal anda em campanha para recuperar a própria imagem. A idéia de que esse governo é pior do que os que lhe antecederam, no tocante à prática do roubo, é primária ou tendenciosa. É tedioso, para não usar outro adjetivo, navegar dessa forma nessas águas para tentar defender quem quer que seja, inclusive o governo Lula. Eu não gostaria que o TCU exigisse só a devolução do dinheiro do tal Ricardo Leyser, mas, com todo sentimentalismo, que o colocasse na cadeia, uma vez condenado.
    Quanto à 'apropriação' e convite ao canto com os versos do Gonzaguinha não significa que situo o compositor como leviano, pois o tenho em alta conta e jamais cometeria tal barbaridade. Ele não tem nada com isso.
    No mais, considere-se poupado.
    Abs, RB

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.