segunda-feira, 11 de junho de 2018

9 dias sem 'matéria prima' para energia eólica

Richard Jakubaszko 
Eólicas também poluem...
 
Já pensaram nisso? Foram 9 dias com o perigo de ficar sem energia elétrica, porque faltou vento. Pois a Grã-Bretanha já passou nove dias sem energia eólica, mas não ficou sem energia elétrica porque o plano B funcionou, ou seja, tinha uma usina termoelétrica (a gás e/ou a carvão) para segurar a peteca.

A Grã-Bretanha ficou nove dias quase sem geração eólica neste início de junho de 2018, e as previsões mostram que as condições de calma vão persistir por mais duas semanas.

A "seca eólica" elevou os preços de energia no dia anterior para o nível mais alto para a época do ano por pelo menos uma década. Além de um surto esperado por volta de 14 de junho, os níveis de vento deverão permanecer baixos pela próxima quinzena, de acordo com a The Weather Company.

Queda de Vento
A baixa energia eólica não é uma ameaça à oferta em junho, quando a demanda está baixa. Em um dia sombrio e escuro no inverno, quando o aquecimento da demanda aumenta, um dia calmo pode deixar a rede do Reino Unido vulnerável.

"As pessoas começaram a se preocupar com quedas de energia", disse Elchin Mammadov, analista da Bloomberg Intelligence. "Isso mostra que depender de energia eólica e solar, com baterias para suprir a maior parte de nossa energia é imprudente para a segurança energética". (Grifo do blogueiro)

Na quarta-feira, o vento gerou cerca de 4,3% da eletricidade do Reino Unido. A produção de carvão caiu perto de zero. O gás e o nuclear aumentaram a folga com 54% e 25%, respectivamente, segundo dados da National Grid Plc.

O clima pode ser inconstante e o governo precisa garantir que haja geração de energia suficiente para os momentos em que o vento não está soprando. Greg Clark, secretário de Estado para a estratégia empresarial e energética industrial anunciou segunda-feira que o Reino Unido dará o próximo passo para concordar em ajudar a Hitachi Ltd., a financiar um novo reator nuclear.


Esse é o problema: seja eólica ou solar, são insuficientes para dar segurança energética, e a energia nuclear aparece sempre como a salvação da lavoura. O leitor consegue entender quem financiou essa neurose planetária ambientalista de criminalizar o CO2? Foi a energia nuclear, porque no Hemisfério Norte eles não têm rios para produzir energia elétrica, como se faz o Brasil. Agora, tudo isso, e muito mais, o leitor encontrará em detalhes em meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?". 
Assista a entrevista abaixo que você vai entender direitinho:

 
Referência: matéria da Bloomberg, por Rachel Morison, em 7 de junho de 2018
https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-06-07/u-k-wind-drought-heads-into-9th-day-with-no-relief-for-weeks

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.