quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ex-diretor do FBI desmascara Trump na questão da Venezuela

Richard Jakubaszko    
O ex-diretor do FBI, Andrew McCabe, escreveu um livro sobre as intenções de Trump e dos EUA nessa campanha midiática contra a Venezuela, revelando que fabricaram o consenso da "ajuda humanitária" para se apoderar do petróleo venezuelano.
Assistam, vale a pena, a entrevista tem menos de 4 minutos:


.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Tabelas de (in)compatibilidades entre agroquímicos e fertilizantes foliares

Richard Jakubaszko  
Abaixo fac símile das tabelas de (in)compatibilidades físicas e químicas para misturas em tanque entre agroquímicos e fertilizantes foliares, focadas em produtos para soja, milho, café, algodão, batata/tomate e alguns HFs. As tabelas foram criadas, produzidas e publicadas pela revista Agro DBO em trabalho que tive a satisfação de viabilizar sua confecção, através de parceria com a Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP) e da Embrapa Soja, e sob patrocínio da Jacto, Microquímica, FMC e Agrotis.

Quem desejar obter as tabelas impressas (que foram encartadas na Agro DBO) pode escrever para redacao@agrodbo.com.br ou pode ainda fazer download dos arquivos em PDF no Portal DBO através deste link: https://www.portaldbo.com.br/tabela-de-compatibilidade/

Dentro em breve a DBO Editores vai disponibilizar um aplicativo para uso em smartphones e tablets, desenvolvido pela Agrotis, e que facilitará o uso digital das tabelas. 
 





terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Comigo ninguém pode II

Richard Jakubaszko  
Publiquei aqui no blog, em abril/18, as primeiras fotos da "Comigo ninguém pode", a mascote da DBO Editores, mostrando a evolução do crescimento e embelezamento da planta (clique aqui).

Registro abaixo algumas fotos originais, e depois mostro o desempenho e a evolução da nossa mascote até janeiro último, pois tem se mostrado excepcional e incomparável.

Em dezembro/18, num dos vendavais que assolaram a capital paulista, a planta deve ter balançado tanto que tombou lateralmente o tronco na parte superior. Não tirei fotos, pois a parte superior ficou deitada em ângulo de 90 graus, mas coloquei a planta sob a supervisão de dois suportes, ou tutores, para impedir uma queda da planta como um todo. Estão amarrados ao tronco central, sem, no entanto, garrotear a circulação da seiva. Cheguei a temer pela sobrevivência da nossa mascote. Mas a planta reagiu, voltou a crescer, e agora apresenta o nascimento de 3 pendões simultâneos, para mim inéditos e inexplicáveis nessa planta. 

Adoraria ouvir comentários do prof. Paulo Roberto de Castro, fisiologista, mestre da nossa gloriosa Esalq, sobre o que acontece. A planta sofreu um forte estresse? Reage dessa maneira, com o nascimento de pendões, para preservar a espécie? Mandei e-mail para ele. (Veja o comentário recebido, logo abaixo das fotos)
Abril 2017
Fev 2018


Jun 2018 


Nov 2018

Dez 2018


Jan 2019
abril 2019 (atualizado em abril 2019)
Visto de cima
Jan 2019 - pendões

Caro Richard,
Seus vasos de Comigo-Ninguém-Pode são enormes! Deve ser efeito do excesso de dióxido de carbono emitido  pelo tabaco na redação! Certamente que você encontrou o nicho ideal para as plantas - ambiente e solo fertilizado e irrigado de forma adequada. Deve-se ter cuidado com visitantes curiosos atraídos pelo belo vegetal para que não sejam atingidos pelo oxalato de cálcio e saponinas que protegem a planta de intrusos de modo até letal!
Além disso, são extremamente resistentes ao déficit hídrico e ao ponto de compensação lumínico, sendo que no meu caso, são muito mais tolerantes à sombra do que os filodendros do interior da floresta. Mas se houver excesso de sombra podem atingir o ponto de compensação lumínico (a respiração supera a fotossíntese e causa lesões na borda das folhas) ou são atacados pela cochonilha Diaspis boisduvalii que é um predador também muito resistente, inclusive aos inseticidas. Um de meus vasos, muito vigoroso também, emitiu recentemente  o pendão com possíveis sementes atrofiadas. Favor encontrar em anexo o par de Dieffembachia picta que mantenho na minha sala na ESALQ, que você está convidado a visitar quando passar para tomar um café por aqui. 
Abraço,
Prof. Dr. Paulo R. C. Castro
Depto. de Ciências Biológicas
Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz'  Piracicaba, SP

.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Velhinha de 105 anos recomenda...

Richard Jakubaszko   
Experiência não se discute, olha só a recomendação da experiente anciã em relação a suas preferência etílicas...

Tradução:
Um conselho desta senhora de 105 anos:
Eu, para a digestão, tomo cerveja.
Para a perda de apetite vinho branco.
Para manter a pressão baixa, vinho tinto.
Em caso de pressão alta, uísque escocês.
Para a gripe tequila (com limão, né?)
E quando é que bebes água?
Nunca estive tão doente assim...
.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

América Latrina

Richard Jakubaszko   
Os fatos imbecis do dia a dia se sucedem, e o jornalista Delfino Araújo mandou-me o meme abaixo, por si só explicativo. Ainda perguntei a ele no whatsApp que figura era esse bicho que aparece aí, se um cachorro vira-lata, um unicórnio ou um asno. Parece-me que somos 3 em um...

Isso de ajuda humanitária me lembra Brumadinho, e cabe perguntar, já que perguntar não ofende, né não?
 


.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Aposentadoria, um sonho que se desmancha

Richard Jakubaszko   
A verdade política se mostra cruel. O governo federal encaminhou ao Congresso, finalmente, a proposta de alteração no regime legal que determina como os cidadãos brasileiros poderão ou não se aposentar. O próprio presidente Jair Bolsonaro manifestou opinião, quando deputado, de que aposentadoria apenas depois dos 65 anos de idade seria "crueldade". Mas levou a proposta do ministro Guedes ao Congresso, com essa marca da "crueldade". Ora, essa marca dos 65 anos de idade de "permissão" para a aposentadoria já estava na reforma proposta por FHC, e que foi aprovada pelo Congresso. Eu mesmo me aposentei sobre essas regras, com 68 de idade e 32 de trabalho, somando fator 100 no Fator Previdenciário, e obtendo "vantagens" de incríveis 1,5% a mais na conquista do valor do benefício mensal a receber do INSS.

Atente o leitor que trabalho desde os 13 de idade, com carteira profissional, e depois dos 18 anos as contribuições sempre foram pelo teto de 10 salários mínimos. Meu erro foi não ter feito contribuições por alguns anos, em períodos em que estive desempregado ou trabalhando como autônomo durante as inúmeras crises brasileiras. Essas não contribuições somam zero, para atingir 180 contribuições, depois de 1994, quando a moeda estabilizou, eliminadas as 20% menores, mas divididas por 180 menos 20%, o que não refrescou nada. 

Fiquei longe do teto, e hoje me consolo com a desgraça da geração atual, e das futuras também, que terão de contribuir com pelo menos 40 a 45 anos a um sistema falido, que decreta um teto para a aposentadoria cada vez menor, penalizando os trabalhadores CLT, e mantendo os privilégios de castas como os membros do Legislativo, Executivo, Judiciário e Militares. Os outros, os CLT, não são brasileiros e terão de adotar a previdência privada. No Chile, a previdência privada entrou em falência e provocou o suicídio de dezenas de velhinhos desamparados, única saída para quem não tinha mais recursos e nem parentes a quem recorrer para ter o direito a um prato de comida e uma cama para dormir. Guedes, o posto Ipiranga de Bolsonaro, inspirou-se no sistema chileno em sua proposta para a aposentadoria dos brasileiros.

Uma crueldade. Algo tão perverso que nem o coisa ruim se atreveria a pensar. Lá no Chile, o sistema foi imposto pela ditadura militar. Aqui no Brasil os autores foram eleitos, através do voto, e agora atendem aos seus financiadores de campanha, banqueiros e rentistas, que se organizam para montar um "sistema privado de previdência", igualzinho ao que foi feito no Chile.
Portanto:

.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Memes delicados e interessantes

Richard Jakubaszko   
Alguns memes são sofisticados e inteligentes, vejam exemplos:
  

Tradução:
Vovô, que coisa está na TV?
Vovô: uma porcaria, tem um velho que uma hora fala sobre tudo em todos os canais de TV...



 
 
 
   
 

 
.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Por que Trump e Bolsonaro são céticos do aquecimento?

Richard Jakubaszko 
As razões do ceticismo dos presidentes estão no livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?". O livro é uma biografia não autorizada do clima, em termos políticos, econômicos e científicos. É um livro para debate, honesto por natureza, ético, e em profundidade.

Há muito mais política e economia na agenda do IPCC, e dos poucos cientistas que ainda dão apoio à essa falácia, do que ciência, e menos ainda de meteorologia.

No vídeo abaixo fui entrevistado pelo Carlão da Publique, para o Fala Carlão (Canal Rural) da semana passada, e em 4 minutos mostro os argumentos mais básicos:


.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Parlamento inglês diz que Facebook é dirigido por “gangsters digitais”

Fernando Brito *
Os principais jornais do mundo publicam hoje o relatório final da comissão parlamentar do Reino Unido que acusa o Facebook de violar a privacidade dos dados e as leis de concorrência. A investigação começou em 2017, para levantar os perigos de manipulação das redes sociais na política e ganhou força depois do escândalo da Cambridge Analytics, onde se tornou público que a empresa de Mark Zuckerberg havia recolhia clandestinamente dados coletados de milhões de perfis de usuários do Facebook e os vendia para clientes políticos para permitir que eles manipulassem de forma mais eficaz potenciais eleitores.

“Empresas como o Facebook não devem se comportar como ‘gângsteres digitais’ no mundo on-line, considerando-se à frente e além da lei”, diz o texto do relatório, segundo a CNN.

“A democracia está em risco devido ao alvo malicioso e implacável de cidadãos com desinformação e anúncios obscuros personalizados de fontes não identificáveis, entregues através das principais plataformas de mídia social que usamos todos os dias”, disse ao The Guardian o presidente do comitê, Damian Collins.

O relatório adverte, diz o jornal, que “o Facebook está usando seu domínio de mercado para esmagar os rivais, impedindo-os de competir com o Facebook ou suas subsidiárias”.

A recomendação do relatório é de que haja controle público das políticas de privacidade nas redes sociais, algo extremamente complexo, porque as plataformas podem estar em qualquer lugar do mundo.

Aliás, o poder das grandes empresas de tecnologia digital ficou claro nesta própria investigação, na qual por três vezes Zuckerberg negou-se a prestar esclarecimento, limitando-se a mandar subalternos às audiências com membros do parlamento.

* o autor é jornalista, editor do blog Tijolaço.
Publicado originalmente em http://www.tijolaco.net/blog/parlamento-ingles-diz-que-facebook-e-dirigido-por-gangsters-digitais/

.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Deu tudo certo, "com o Supremo com tudo".

Odilo Almeida  

Parabéns a todos os eleitores do Bolsonaro e apoiadores do golpe
 

Deu tudo certo, "com o Supremo com tudo":

- Jucá se aposentou;
- Aécio se reelegeu;
- Temer assistirá seus processos dormirem nas gavetas até caducarem;
- Bolsonaro se elegeu presidente;
- Serra, Aloísio e Alckmin tiveram seus processos arquivados;
- Evangélicos fundamentalistas ganharam 3 ministérios;
- Moro ganhou um cargo de ministro, trampolim para o STF;
- Gedel foi absolvido por falta de provas;
- Os irmãos Joesley, que financiaram o golpe, estão livres para continuar a
subornar;
- Os empreiteiros que roubaram a Petrobras, ganharam como prêmio por denunciar o PT (sem provas), a liberdade e o dinheiro do furto de volta;
- O Youssef voltou a fazer negócios com dólares;
- Acabou o regime de partilha e o pré-sal já está nas mãos dos gringos;
- As milícias agora estão no governo, lado a lado com os Bolsonaros.

- E, o mais importante: Lula está preso!

Sem crime e sem prova, mas está preso! Para nunca mais se meter a promover distribuição de renda, combate a pobreza e soberania brasileira.

Parabéns, eleitores do Bolsonaro! Vocês venceram. Infelizmente, a ética, os valores humanos e a justiça foram os que perderam.

Odilo Almeida

Arquiteto


.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Maia é a prova: existe reencarnação

Richard Jakubaszko  
A foto abaixo não deixa dúvidas, Rodrigo Maia, do Brasil, é a reencarnação da
 
 


.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Mandala e estresse

Richard Jakubaszko  
Para "entendidos": no teste abaixo prova destinada a pacientes, no quesito estresse, para servir como teste de percepção, e deu no que deu... Parece um meme...



.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Cantanhêde diz que Bolsonaro tomou “última dose de quimioterapia”

Richard Jakubaszko  


Em comentário feito em um programa do jornal O Estado de S. Paulo na rádio Eldorado FM, a jornalista Eliane Cantanhêde disse que o presidente Jair Bolsonaro teve alta nesta quarta-feira 13 após tomar sua "última dose de quimioterapia" no Hospital Albert Einstein; quimioterapia é um tratamento indicado apenas para quem se trata de câncer – e não para quem se recupera de facadas; enquanto esteve internado, e mesmo no momento da alta, Bolsonaro fez acusações levianas ao PSOL.

247 - Em comentário feito em um programa do jornal O Estado de S.Paulo rádio na Eldorado FM, a jornalista Eliane Cantanhêde disse que o presidente Jair Bolsonaro teve alta nesta quarta-feira 13 após tomar sua "última dose de quimioterapia" no Hospital Albert Einstein.

Na versão oficial do governo, Bolsonaro foi internado para ser submetido a uma cirurgia que retiraria sua bolsa de colostomia, colocada após a facada que tomou no dia 6 de setembro, durante a campanha presidencial, em Juiz de Fora (MG). A quimioterapia, porém, é um tratamento indicado apenas para quem se trata de câncer – e não para quem se recupera de facadas.

A jornalista não voltou atrás sobre a informação, nem foi corrigida sobre ela. O destaque foi feito pelo DCM, que publicou o áudio. Ouça aqui.

A divulgação nas redes sociais sobre a recuperação do presidente, ao longo da internação, gerou polêmica. Os filhos e a própria conta de Bolsonaro no Twitter divulgavam diariamente fotos e vídeos do presidente no hospital, supostamente trabalhando com pranchetas e se reunindo com ministros que vestiam máscaras faciais.

Dois vídeos mostraram pernas fazendo exercícios em um aparelho, sem mostrar o rosto. Um deles exibia uma mão aparentemente mais jovem.

Enquanto esteve internado, e mesmo no momento da alta, Bolsonaro fez acusações levianas ao PSOL, indicando que o autor da facada seria filiado ao partido. 

Reproduzido do Brasil247: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/383791/Cantanh%C3%AAde-diz-que-Bolsonaro-tomou-%E2%80%9C%C3%BAltima-dose-de-quimioterapia%E2%80%9D.htm 

(16.2.2019) - ET. Dois dias depois a jornalista Eliane Cantanhêde negou que tenha dito "quimioterapia", alegou que se referia ao tratamento por antibióticos para controlar a pneumonia presidencial.

.

Marchinha do pobre de direita

Richard Jakubaszko   
Conforme apregoava Tim Maia quando estava entre nós, brasileiro é uma merda, pois aqui o traficante é viciado, rufião tem ciúme, prostituta tem orgasmo e os os pobres brasileiros de hoje parecem ser todos de direita.
As esquerdas não perdem os amigos por causa disso, mas sempre aproveitam o tom e o clima pra zoar com a categoria. Pois escutem a marchinha do pobre de direita numa execução provavelmente familiar que está ancorada no Youtube e que me foi enviada pelo jornalista Alisson Freitas:

.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Propaganda de Pai de Santo

Richard Jakubaszko   
Tem coisas que os Pais de Santos fazem que até Deus duvida, né não?
Esse da propaganda em poste aí embaixo é original, devemos acreditar e anotar os dados dele, conforme sugere o remetente dessa preciosidade, o jornalista Delfino Araújo, vai que o dito cujo está afirmando verdades absolutas. Parece que ele é todo poderoso mesmo e essa promessa aí é só uma amostra grátis. E se a gente pudesse transformar notas de R$ 2,00 em notas de R$ 100,00 - já pensou nisso? Vai faltar troco no comércio, eita!!!




.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

No país dos espertos, Dias Toffoli brilha

Richard Jakubaszko  
Somos o país dos espertos, certo? Sempre levamos vantagem, conforme apregoou Gerson nos anos 1980, fazendo comercial de cigarros. Volta e meia topamos com alguém confessando uma malandragem, uma esperteza na qual levou vantagem, é comum isso.

Mas nunca vi ou ouvi um ministro do STF (Dias Toffoli) admitir publicamente uma "esperteza", pior do que isso, foi cúmplice silencioso na época e acoberta até hoje a vigarice de um colega advogado que roubou um processo da Justiça, em vias de ser executado um despejo. Em bom português: é saudável, é lícito, ou é "inteligente" a gente ter um advogado como esse sentado à cadeira de juiz da nossa Suprema Corte, hoje como presidente? Na época da palestra abaixo, onde confessa o ilícito, e dá risadas, aplaudido pela plateia de advogados iniciantes na bruxaria da esperteza, Toffoli já era ministro do STF.

Uma vergonha, um despautério, uma pândega, muita leviandade. Me dá nojo essa esperteza brasileira macunaímica.

.