quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Steve Bannon, ex-assessor de Trump, é preso por fraude nos EUA


Richard Jakubaszko

Guru da extrema direita nos EUA e no mundo, Bannon foi também assessor de Bolsonaro na campanha presidencial de 2018

Bannon e outros 3 assessores seus foram presos hoje (quinta, 20/agosto) em Nova York, acusados de desviar fundos de US$ 25 milhões de dólares arrecadados para a construção do famoso e polêmico muro que isolaria o México dos EUA, que iria impedir a entrada de “cucarachas” em território americano.

Os desdobramentos da prisão de Steve Bannon atingem Trump na reta final das eleições americanas, a se realizarem em novembro próximo. Ao mesmo tempo essa prisão impacta Bolsonaro, pois Bannon foi o principal influenciador de sua campanha, com a construção das famosas fake news, até hoje apontadas pela oposição brasileira como a principal responsável pela derrota para Bolsonaro. Bannon exercia inegável influência como estrategista do governo Bolsonaro, através do filho Eduardo e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Ainda vai rolar muita discussão sobre o que de fato Steve Bannon andou aprontando, tanto nos EUA como no mundo. Exemplo típico de sua atuação foi a saída da Inglaterra do mercado comum Europeu, como estrategista do brexit.

A extrema-direita perde agora o seu maior intelectual e seu mais expressivo influenciador.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.