domingo, 21 de março de 2021

Nunca discuta com os loucos

Richard Jakubaszko   

Você só tem a perder numa possível discussão com os malucos. Esse aviso foi feito pelo escritor e poeta Fernando Pessoa em sua crônica sobre o Bule Azul, pois um louco afirmava peremptoriamente que era um bule azul. Se você iniciasse uma discussão para tentar provar ao maluco que ele não era um bule azul, só por isso você já poderia ser taxado de maluco também.

Supondo que após prévio acordo e ajuste de regras se realizasse a discussão com o maluco sobre se ele seria um bule azul, ou não, qualquer afirmação sua seria desconsiderada pelo maluco, cujos argumentos deixariam claro que ele era um bule azul, colocando ponto final na discussão, irracional e sem sentido.

Fernando Pessoa discorre com propriedade e graça sobre a exótica polêmica. O fato é que me lembrei do talento criativo de Pessoa ao acompanhar o maluco do ex-capitão que se diz presidente do Brasil e que é um negacionista juramentado da covid-19, chamando a qualquer um de maricas se afirmar o contrário.

Diante das teimosias do Jair, apresenta-se como hilário ele processar a quem o chama de genocida, até porque a tal gripezinha não tem importância nenhuma diante de seus argumentos, e é nada mais do que um mimimi de gente que não quer trabalhar.

Sendo também um negacionista das vacinas, o ministério da Doença não comprou ainda nenhuma vacina. O ex-ministro, um general de pesadelo, em verdade surrupiou milhares de vacinas do Instituto Butantan e outras tanto da Fiocruz, e anda disfarçando uma campanha de vacinação Brasil adentro.

Como a pandemia explodiu, com recordes de novos infectados, e mais recordes de mortes, os governadores e prefeitos decretaram lockdown pelo país inteiro, mas o cara que pensa que é um bule azul despachou pedido judicial ao STF para que este órgão judicioso cancelasse as providências, pelo menos em 4 regiões. Até aí, o bule azul dá uma de esperto, como o joão-sem-braço, porque sabe, como maluco sacramentado, que o STF não vai atender sua esquisita e exótica solicitação.

O que, na verdade, quer o maluco? Ora, é simples, vai posar, mais tarde, de perseguido pelo STF e pela Justiça, que não o deixa governar, e assim arruma desculpa para a merreca que nos encontramos no país, seja na economia, no desemprego, e, especialmente, na saúde, onde nos deparamos com o inferno de um colapso horroroso e jamais visto ou imaginado, em curso nos hospitais do Brasil, públicos e privados.

Se o bule azul não for colocado em uma camisa de força imediatamente, através de um impeachment, será impossível imaginar ou projetar o que teremos no Brasil em um mês à frente, com o avanço da pandemia.

No caos já estamos, e ninguém sabe o que vem depois do caos.

E que Deus tenha piedade de nós.


PS. Peço a Deus, em minhas orações, que Ele não permita jamais um encontro fortuito e casual entre eu e o ex-capitão num elevador. Tenho tido pensamentos e desideratos que arrepiam meus mais malévolos instintos primitivos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.