Richard Jakubaszko
Inimaginável, né não? Agora tá faltando CO2 no mercado! Será que a Nasa agora vem? Olha só aí embaixo, a Afrebras denuncia, e reproduzo quase na íntegra o press release que recebi:
Indústrias de refrigerantes param produção por falta de CO²
A Afrebras – Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil acusa fornecedora de CO² - White Martins - de entregar a matéria prima somente para grandes empresas.
A seletividade na entrega de CO2 — um dos principais insumos na produção de refrigerante – paralisou a produção de diversas fábricas regionais de bebidas nos últimos meses. Empresas acusam a maior fornecedora de CO² da América Latina - White Martins, de selecionar clientes para a entrega da matéria prima.
As reclamações chegaram até o deputado federal do Paraná Enio Verri, que protocolou, no último dia 19 de maio, junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), um pedido de abertura de inquérito contra a White Martins para investigar crimes contra a ordem econômica.
A denúncia protocolada por Verri levanta ao menos três infrações previstas na Lei n. 12.529/2011 — que a White Martins ao abusar da posição dominante que detém gerou distorções na ordem econômica. Um dos documentos que constam na denúncia comprova que a White Martins forneceu sem cessar a matéria prima para a Coca-Cola, empresa líder no mercado de refrigerantes, e interrompeu o fornecimento de forma seletiva a pequenas empresas do setor.
Conforme o deputado, ao discriminar o fornecimento de CO2 para algumas empresas em detrimento de outras, a White Martins fere os interesses da coletividade, impede o público consumidor de ter acesso a uma maior diversidade de produtos no mercado, possibilita a manipulação de preços ao consumidor final e viola as garantias constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência. “É importante para a iniciativa privada que todas as empresas sejam tratadas de forma igualitária”, afirmou Verri.
A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), que representa mais de 100 indústrias regionais, endossa a denúncia do deputado paranaense. De acordo com relatos de alguns empresários, o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros conta que indústrias com contrato de exclusividade com a White Martins foram abandonadas pelo seu único fornecedor. “No entanto esse único fornecedor —White Martins —, não tratou todos os seus clientes de forma igual ao fornecer o CO2 somente para a Coca-Cola”, aponta Bairros.
Com a denúncia junto ao CADE, as indústrias do setor de bebidas aguardam que o órgão investigue as infrações administrativas que incorrem em possíveis crimes econômicos praticados pela White Martins.
Comentários do blogueiro:
O Ministério da Agricultura tem um programa chamado de "Agricultura Carbono Zero", será que foi esse programa que acabou com o CO2 da White Martins? Os cientistas precisam debater e discutir mais essas mentiras científicas.
O que foi que criou essa "imbecilidade científica" (imbecilidade é termo médico que qualifica um adulto que pensa como criança de 10 anos) dos técnicos do MAPA? É muito pretensioso esse programa querer fazer "Agricultura Carbono Zero", quando se sabe que a natureza (vulcões, algas, matéria orgânica em decomposição) emite 97% do CO2, enquanto que apenas 3% do CO2 da nossa atmosfera vem das atividades humanas (criação de gado ruminante, plantio de arroz irrigado, automóveis, fábricas, navios, aviões). Denuncio isso em meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?"
Meu livro está em 3ª edição, e resolvi partir agora para a crítica ácida e humorística, até mesmo com ironia e deboche, dos técnicos e autodenominados cientistas que acreditam no aquecimento global antropogênico, ou de que as "mudanças climáticas" vão causar esse aquecimento, provocar aumento do nível dos mares, e outras imbecilidades e imprecisões científicas.