quarta-feira, 15 de junho de 2022

Brasil - qual é a tua cara?

Richard Jakubaszko

                       Bolsonaro tira uma soneca ao lado de Biden,                                                    
Somos um país de contrastes, e de muitas imbecilidades. Em verdade, os últimos anos têm sido mais de multiplicação das imbecilidades do que os contrastes e diferenças, sociais ou econômicas, especialmente o abismo cultural, e sempre foi assim.

Fico me perguntando, invariavelmente sem encontrar respostas, quando houve a ruptura, quando que esse elo foi quebrado. Talvez isso esteja dentro da gente, pois quando bem jovem a gente não tem a percepção clara das brutais diferenças existentes, e que só a idade e a experiência tornam tudo isso mais evidente.

Vejam só o caso do sumiço do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, lá na Amazônia. Meu Deus do céu!!! Quanta imbecilidade está sendo dita e repetida pela mídia, repercutindo as chamadas autoridades, inclusive o estrupício do Bolsonaro, com suas maldades, e até mesmo nossa então invicta (de imbecilidades) área da diplomacia, que embarcou fundo nas medíocres fake news bolsonarianas e anda pedindo perdão por informes falsos e indevidos, e também não esclarecidos. Nenhuma TV, ou jornal, ninguém mandou repórter competente lá no oeste da Amazônia pra saber o que de fato acontece de verdade. Passaram-se 11 dias, contando hoje, que a dupla está desaparecida, e nada foi esclarecido, seja pelos jornalistas, pela polícia, indigenistas, governo local ou federal. A cobertura jornalística é absolutamente medíocre.

Mas a mídia, afinal, é culpada de tudo o que acontece? Tenho minhas suspeitas de que sim, a mídia é culpada, porque é engajada e parcial. Há assuntos que durante a pandemia, para ficar num curto espaço de tempo, mas ao mesmo tempo longo e cansativo, pelas repetições, que nunca saem de cartaz. Como os caipiras dizem, não defeca e nem desocupa a moita, e nóis fica da expectativa de que algo definitivo vai acontecer a qualquer momento. Vejamos alguns rápidos exemplos de assuntos abordados diariamente na mídia, que nunca saem das manchetes, e nunca são resolvidos, e que explicam parcialmente porque a sociedade brasileira está mais do que imbecilizada.

1 – as fake news e suas variáveis. O STF ou STJ ou TSE jogam um ping pong legal com o Ministério Público e a PGR a 5 mãos, e pra mídia tudo é informação quente, seja declaração de ministro do judiciário, sentenças, ameaças de bolsominiuns, denúncias e fofocas oficiais. Alguns jornais e TVs criaram seções especializadas em desmentir fake news, como se apenas na vida da internet celulárica existisse fake news.

2 – todas as reformas, e quer seja política, trabalhista, aposentadoria, tributária, sempre tem alguma que vai avançar. Elas estão na pauta dos políticos candidatos a alguma coisa, outra que vai ser rejeitada em definitivo, e depois das eleições teremos um mundo melhor, com a variável de que depois de 100 dias da posse dos eleitos começará a campanha para 2026, mas antes teremos eleições para prefeitos e vereadores em 2024... Esses merdas desses políticos, parece que são sempre os mesmos, a cada 4 anos ficam desempregados e veem pedir votos pra nós.

3 – crise econômica, inflação, desemprego, gente passando fome e frio nas ruas, a mídia parece um bando de comunistinhas radicais, esquerdistas criticando os governos por toda essa desastrosa situação. Se aparecer alguém do governo e afirmar que, “tá certo, vamos arrumar isso tudo, mas precisamos de dinheiro e de mais impostos”, quero ver onde os jornalistas vão meter as suas caras...

4 – mudanças climáticas, esse é um dos temas preferidos nessa cacofonia midiática, e aí vem um pacotaço de coisas ruins, do tipo vai esquentar, o planeta vai derreter, estamos na beira do precipício, tá tudo poluído e nenhum governo faz nada. Quando aparece um maluco como eu que fala que é tudo mentira, afora a poluição, aí chamam o cara de maluco. Se esse cara escreve um livro a respeito, pior ainda, todos da grande mídia ignoram o audacioso, ninguém da mídia entrevista o cara, e ninguém publica sequer uma nota sobre o livro. Pessoas como eu, na opinião dos jornalistas, não deveriam existir, ou deveriam ser jogados do alto de um prédio de 20 andares ou mais, pra parar de encher o saco.

5 – qualquer besteira dita pelo Bolsonaro vira manchete de jornal ou destaque nos telejornais. Aparecem os repórteres pouca prática que repercutem, entrevistam políticos amigos e da oposição, depois veem os analistas e colunistas, uns descem o cacete no Bolsonaro, outros aplaudem, especialmente se forem das engajadas e bem remuneradas Jovem Pan ou CNN, TV Record etc. Enfim, se Bolsonaro da um pitaco sobre vacina, ou fala sobre cloroquina ou vermectina, ou afirma que o indigenista Bruno e o jornalista Dom estavam numa aventura, tudo isso é fake news presidencial, a mídia repercute porque os correligionários vão ler ou assistir, e isso dá audiência, e aí tem mais audiência porque os desafetos de Bolsonaro também querem saber qual foi a última merda presidencial...

6 - a mais cansativa e repetitiva das fake news, e que não sai do ar, é a mentira sobre as urnas eletrônicas, de que seriam facilmente manipuláveis, e permitiriam dessa forma alterar resultados de eleições. Essa mentira, em meu modo de ver, traz uma constatação, a de que STF e TSE deveriam realmente ser fechados por incompetência, porque admitem um absurdo desses e nada fazem. Mandem colocar uma camisa de força nesse maluco que hoje é nosso presidente.

Resumo da ópera, fake news pra Bolsonaro é o “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” dos tempos de Jânio Quadros, Ademar de Barros e Paulo Maluf. O que resume uma triste verdade, a merda é a mesma de sempre, só mudaram as moscas. Mostra que Cazuza tinha razão, quando pedia “Brasil, mostra tua cara”, porque aqui nas paisagens tupiniquins a hipocrisia sempre prevaleceu.

A diferença é que ainda nos tempos de Cazuza, ou antes disso, um presidente brasileiro jamais pediria a um presidente americano, através de tradutores oficiais, para que desse uma ajudazinha nas nossas eleições, pra ele Bolsonaro ganhar as mesmas e que pudesse se reeleger...

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.