quarta-feira, 1 de junho de 2022

Gente, tá faltando CO2 no mercado! Agora a Nasa vem...

Richard Jakubaszko  

Inimaginável, né não? Agora tá faltando CO2 no mercado! Será que a Nasa agora vem? Olha só aí embaixo, a Afrebras denuncia, e reproduzo quase na íntegra o press release que recebi:


Indústrias de refrigerantes param produção por falta de CO²

A Afrebras – Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil acusa fornecedora de CO² -
White Martins - de entregar a matéria prima somente para grandes empresas.

A seletividade na entrega de CO2 — um dos principais insumos na produção de refrigerante – paralisou a produção de diversas fábricas regionais de bebidas nos últimos meses. Empresas acusam a maior fornecedora de CO² da América Latina - White Martins, de selecionar clientes para a entrega da matéria prima.

As reclamações chegaram até o deputado federal do Paraná Enio Verri, que protocolou, no último dia 19 de maio, junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), um pedido de abertura de inquérito contra a White Martins para investigar crimes contra a ordem econômica.

A denúncia protocolada por Verri levanta ao menos três infrações previstas na Lei n. 12.529/2011 — que a White Martins ao abusar da posição dominante que detém gerou distorções na ordem econômica. Um dos documentos que constam na denúncia comprova que a White Martins forneceu sem cessar a matéria prima para a Coca-Cola, empresa líder no mercado de refrigerantes, e interrompeu o fornecimento de forma seletiva a pequenas empresas do setor.

Conforme o deputado, ao discriminar o fornecimento de CO2 para algumas empresas em detrimento de outras, a White Martins fere os interesses da coletividade, impede o público consumidor de ter acesso a uma maior diversidade de produtos no mercado, possibilita a manipulação de preços ao consumidor final e viola as garantias constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência. “É importante para a iniciativa privada que todas as empresas sejam tratadas de forma igualitária”, afirmou Verri.

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), que representa mais de 100 indústrias regionais, endossa a denúncia do deputado paranaense. De acordo com relatos de alguns empresários, o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros conta que indústrias com contrato de exclusividade com a White Martins foram abandonadas pelo seu único fornecedor. “No entanto esse único fornecedor —White Martins —, não tratou todos os seus clientes de forma igual ao fornecer o CO2 somente para a Coca-Cola”, aponta Bairros.

Com a denúncia junto ao CADE, as indústrias do setor de bebidas aguardam que o órgão investigue as infrações administrativas que incorrem em possíveis crimes econômicos praticados pela White Martins.

Comentários do blogueiro:
O Ministério da Agricultura tem um programa chamado de "Agricultura Carbono Zero", será que foi esse programa que acabou com o CO2 da White Martins? Os cientistas precisam debater e discutir mais essas mentiras científicas.

O que foi que criou essa "imbecilidade científica" (imbecilidade é termo médico que qualifica um adulto que pensa como criança de 10 anos) dos técnicos do MAPA? É muito pretensioso esse programa querer fazer "Agricultura Carbono Zero", quando se sabe que a natureza (vulcões, algas, matéria orgânica em decomposição) emite 97% do CO2, enquanto que apenas 3% do CO2 da nossa atmosfera vem das atividades humanas (criação de gado ruminante, plantio de arroz irrigado, automóveis, fábricas, navios, aviões). Denuncio isso em meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?"

Meu livro está em 3ª edição, e resolvi partir agora para a crítica ácida e humorística, até mesmo com ironia e deboche, dos técnicos e autodenominados cientistas que acreditam no aquecimento global antropogênico, ou de que as "mudanças climáticas" vão causar esse aquecimento, provocar aumento do nível dos mares, e outras imbecilidades e imprecisões científicas.


 

Um comentário:

  1. Ailton Geraldo Dias, Engenheiro Agrônomo, Professor, Pesquisador e Consultor

    Caro Richard, essa prosa de faltar Dióxido de Carbono me preocupou. Refrigerante não é "minha praia", contudo, fico pensando como faremos para apreciar aquele Chopp?
    Brincadeiras à parte, esta questão que liga o Dióxido de Carbono com o Aquecimento Global não só é descabida de critérios científicos como implicará em um risco para a humanidade. Embora não façamos fotossíntese, toda a energia que consumimos é Energia Solar que foi fixada pelas plantas, empacotando unidades de Dióxido de Carbono e enfileirando Carbonos ligados com energia obtida na Síntese com a Luz Solar como seu Catalizador, por isso o nome Fotosíntese (síntese através da energia da luz (luz solar). Se faltar CO2, uma reação catastrófica em cadeia irá se iniciar. A consequência: o mundo Vivo irá desaparecer. Penso que estas plataformas com defesas de Redução do CO2 deveriam estudar um pouquinho de Fisiologia Vegetal. É possível que ao fazê-lo poderão alcançar um mínimo entendimento.
    Grande abraço, amigo Richard!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.