sábado, 4 de outubro de 2008

Qual é a maior hipocrisia brasileira?

Richard Jakubaszko
Pois é, hoje acordei com a macaca. Dormi com os pés de fora, como se diz no popular. Nada como o dia seguinte a uma noite encardida para se completar e dar um fecho de ouro ao que já começou mal. 
Como conseqüência das minhas iluminadas desavenças noturnas resolvi abrir um debate público à luz do dia, mas sem diatribes pelo amor de Deus, eis que tenho muitas dúvidas sobre o bom senso dos brasileiros. 
Desejo descobrir qual é a maior hipocrisia dos brasileiros. Temos muitas hipocrisias vigentes, dezenas delas, todas praticadas no dia-a-dia, idiossincrasias e preconceitos, todas heranças da secular miscigenação, um amálgama humano no qual as culturas lusitanas, católicas, judaicas, africanas, dos próprios índios, e de contrapeso os imigrantes europeus. 
Somos todos, por conseguinte, um dos povos com um dos mais altos índices de perfeição na prática da hipocrisia. 

Convivemos de forma harmônica, cotidianamente, com algumas pequenas ou grandes mentiras, num faz-de-conta monumental. 
Assim, proponho uma votação, e logo abaixo estou sugerindo algumas hipocrisias cotidianas, individuais e coletivas, praticadas pelos brasileiros. 
A votação pode ser numa das minhas sugestões, mas o leitor deste blog, democraticamente, tem direito a sugerir uma hipocrisia, desde que elegível, e se assim for prometo colocá-la na lista abaixo. 

Esse elegível aí fica por conta do seu bom senso, se é que alguém que tenha bom senso concorda em participar de uma maratona maluca como essa que estou propondo. Pode ser maluca, mas pelo menos será divertida. 

Vamos lá:  
Candidaturas de hipocrisias, minhas sugestões: 
1 – trabalhador brasileiro finge que trabalha, e o patrão finge que paga um bom salário. 
2 – o brasileiro é católico não praticante, até o momento em que o calo aperta, e aí chega o momento de ir num templo evangélico pra dar um descarrego. 
3 – doações a partidos políticos nenhuma empresa faz, e nem pode aparecer. 
4 – no Brasil nenhuma empresa tem caixa dois. 
5 – nenhum brasileiro sonega imposto de renda. 
6 – nenhum brasileiro jamais subornou um guarda rodoviário, ou fiscal, nem jamais furou uma fila, nunca trafegou em alta velocidade e nunca estacionou em local proibido. 
7 – brasileiro nunca cola em provas escolares. 
8 – brasileiro não gosta de levar vantagem. 
9 – preconceito racial no Brasil não existe, só o social, contra pobre. 
10 – Serviços do SAC (essa é novíssima!): os (as) novos (as) atendentes sempre nos dão razão nas reclamações, mas nunca resolvem o problema. Isso quando o telefone atende, ou se você consegue transpor os degraus do disque 1 para... ou disque 2 para...disque 3 para... 
Quem se habilita a votar, ou a sugerir uma nova ou antiga hipocrisia? Mande um comentário, e vote...
_

3 comentários:

  1. Olá Richard, de todas estas fico com a primeira: Trabalhador finge que trabalha e patrão finge que paga. Acho esta a mais danosa das hipocrisias brasileiras. As outras são páreo duro, mas...
    Um forte abraço
    Dal Marcondes

    ResponderExcluir
  2. O Político se faz de honesto, você faz que acredita e faz de conta que vota nele.
    Faz-se que aceita os seres humanos aberrantes que sai do padrão normal, mas nas rodas de amigos todos falam que essa gente é esquisita e loucos.
    Devemos respeitar o presidiário, mas quando ele esta na rua todo mundo corre e diz, credo, ele é um ex-presidiário.
    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  3. O brasileiro apoia a lei seca, concorda com ela, mas nunca deixa de tomar sua "cervejinha" e sair dirigindo. Afinal de contas, não é possível que vão pegar logo a mim..... vão ?

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.