sábado, 23 de novembro de 2013

O capitão do mato enlouqueceu

Richard Jakubaszko
Alguém precisa ter a coragem de pedir o impeachment do capitão do mato, dito ministro Joaquim Barbosa do STF. Não precisa de razão especial, afora ler os blogs políticos brasileiros dos últimos dois anos e, especialmente, a notícia de hoje (23/11/2013) publicada na primeira página online do Estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,barbosa-faz-pressoes-contra-juiz-responsavel-por-execucao-de-penas-,1099828,0.htm

Joaquim Capitão do Mato Barbosa considera o juiz de execuções penais de Brasília um benevolente e talvez quem sabe venha a avocar para si as atribuições desse juiz de terceiro escalão. Ou colocar no lugar do juiz atual um outro de linha, digamos, mais dura.


O que era o capitão do mato - história. 
Wikipédia - O capitão do mato era na origem um empregado público (homem branco) da última categoria, o mais rastaquera, encarregado de reprimir ele mesmo os pequenos delitos ocorridos no campo com os escravos. Na sociedade escravocrata do Brasil, a tarefa principal ficou a de capturar os escravos fugitivos.

Capitão do mato - Rugendas, 1823.

O termo capitão do mato passou a incluir aqueles que, moradores da cidade ou dos interiores das províncias, capturavam fugitivos para depois entregá-los aos seus amos mediante prêmio.

Os capitães do mato gozavam de pouquíssimo ou nenhum prestígio social, seja entre os escravos, que tinham neles os seu inimigos naturais, seja na sociedade escravocrata, que os considerava inferiores até mesmo aos praças de polícia, ou garis, segundo jornalistas contemporâneos, e os suspeitava de sequestrar escravos apanhados ao acaso, esperando vê-los declarados em fuga para depois devolvê-los contra recompensa.


O artista alemão Rugendas, viajando pelo Brasil em 1822-1825, retratou um capitão do mato, porém negro, montado a cavalo e puxando um cativo (também negro) com uma corda. Mas os capitães do mato, em sua esmagadora maioria eram brancos ou mestiços de índios, e não eram escravos.



Nos últimos dias do regime da escravidão, em 1887-88, quando os escravos fugiam em massa das fazendas da Província de São Paulo, os chefes do Exército, ainda gozando do prestígio de combatentes da guerra do Paraguai, recusaram-se a assumir a desprezada função.

Esse ministro, que ocupa hoje o mais alto cargo do judiciário brasileiro, é um autêntico "capitão do mato contemporâneo". Ainda não percebeu que a grande mídia já iniciou o processo de desconstruir a bela imagem que ele projeta de si mesmo. Ainda não caiu a ficha dele de que, se fosse branco, mesmo que falasse uns 10 idiomas, jamais teria sido nomeado, por qualquer outro presidente, um ministro do STF pelo currículo que tem. Ele só é ministro porque Lula fez politicalha "politicamente correta" e desejava provar à sociedade que praticava um governo com justiça e inclusão social, e sem perseguições étnicas ou de gênero. Lula, ao que se sabe, já se arrependeu faz tempo, reconheceu o enorme erro que praticou, mas agora é tarde.

O capitão do mato de Brasília não se enxerga, como diz o povo, ele não tem noção, não percebe os exageros que está cometendo em nome da raivosa elite midiática e do jogo sujo da política partidária, da qual a história brasileira é pródiga. Enlouqueceu, definitivamente. Ou, até mesmo, como diz um colega seu do STF, "o homem é malvado, mesmo!".

Joaquim Barbosa colocou o STF, nesses últimos meses, no rol das instituições brasileiras mais desacreditadas, e olha que não são poucas.

Alguém de bom senso, se é que existe bom senso no Brasil de hoje, precisa colocar um freio nisso. Em momentos como esse sinto vergonha de ser brasileiro e de ser honesto. Mas luto por justiça, e exerço aqui no blog o meu direito de cidadão livre, conforme me permite a Constituição Brasileira, e expresso a minha opinião sobre esse assunto, que revolta o meu normalmente equilibrado sistema digestivo.
 .

9 comentários:

  1. Richard,
    concordo parcialmente com você, mas a justiça deve ser cumprida, infelizmente. Então, quais as causas de você afirmar - e imagino que são muitas - de o STF ser hoje uma instituição desacreditada?
    José Carlos Arruda, BH

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO: em toda a minha vida foram raras as decisões do STF que geraram polêmica, como esse novelesco e midiático julgamento do mensalão, um julgamento político, de exceção, e agora vem essa história de "benevolência" do juiz de execuções penais? Aplicar isso a um condenado (político), sem provas, e doente, com recente cirurgia de alto risco, espécie de pena adicional só porque ele deu uma entrevista para a Isto É? Isso não é justiça, no meu modo de entender. A pena dele é de regime semi-aberto.
    Na história do STF a gente sempre ouviu que "decisão do STF é pra ser cumprida, e não discutida".

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, Richard. Parabéns pelo posicionamento frente a tanta manifestação de raiva, ódio e ressentimento provindos de várias causas. Diz o Cristo: "Bemaventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque deles é o Reino dos Céus!" No Salmo 84,11-12 diz o Salmista: "A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu." O comportamento deste irmão é de um real e moderno "capitão do mato". Anos atrás um semi-analfabeto jardineiro da Prefeitura de São Paulo depois de ver pela TV o discurso do general Geisel, ditador de plantão, pela passagem de ano me falou:"Frei, este pessoal fala umas palavras muito difíceis. Não entendi o que ele falava, mas é um homem que chispa ódio pelos olhos!" O capitão do mato JCMB chispa ressentimentos, rancor, raiva e ódio pelos olhos, boca e seus inúmeros trejeitos.
    No passado escravocrata os senhores de engenho conseguiram em parte o que queriam com os serviços prestados pelo "Capitão do Mato". Na atual "democracia" os novos senhores de escravos conseguirão seus intentos ao acionar a mídia, o judiciário e muito dinheiro para acalmar a senzala e exemplar os novos Zumbis? Lendo nos Evangelhos o processo de julgamento e condenação do Cristo - evidentemente toda comparação é imperfeita - vejo tanta coisa se repetindo!
    O Cristo ressucitou vencendo seus carrascos e a própria morte. Tenhamos fé porque depois de tanto sofrimento provocado pela iniquidade e injustiça vai explodir uma grande ressurreição da Verdade, da Justiça e a Paz reinará entre nós! Abaço franciscano de Frei Alamiro.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, Richard. Parabéns pelo posicionamento frente a tanta manifestação de raiva, ódio e ressentimento provindos de várias causas. Diz o Cristo: "Bem aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque deles é o Reino dos Céus!" No Salmo 84,11-12 diz o Salmista: "A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu." O comportamento deste irmão é de um real e moderno "capitão do mato". Anos atrás um semi-analfabeto jardineiro da Prefeitura de São Paulo, depois de ver pela TV o discurso do general Geisel, ditador de plantão, pela passagem de ano me falou:"Frei, este pessoal fala umas palavras muito difíceis. Não entendi o que ele falava, mas é um homem que chispa ódio pelos olhos!" O capitão do mato JCMB chispa ressentimentos, rancor, raiva e ódio pelos olhos, boca e seus inúmeros trejeitos.
    No passado escravocrata os senhores de engenho conseguiram em parte o que queriam com os serviços prestados pelo "Capitão do Mato". Na atual "democracia" os novos senhores de escravos conseguirão seus intentos ao acionar a mídia, o judiciário e muito dinheiro para acalmar a senzala e exemplar os novos Zumbis? Lendo nos Evangelhos o processo de julgamento e condenação do Cristo - evidentemente toda comparação é imperfeita - vejo tanta coisa se repetindo!
    O Cristo ressuscitou vencendo seus carrascos e a própria morte. Tenhamos fé porque depois de tanto sofrimento provocado pela iniquidade e injustiça vai explodir uma grande ressurreição da Verdade, da Justiça e a Paz reinará entre nós!
    Abraço franciscano de Frei Alamiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frei Alamiro!
      Obrigado por visitar o blog, mais ainda pelo comentário!
      Paz e amor!
      Vejo que, apesar de aposentado, continua acompanhando tudo, até mesmo a nossa política que anda cada vez mais suja!
      Obrigado por compartilhar sua sabedoria!
      abraço!

      Excluir
  4. Caro Richard
    Parabéns por mais uma vez abrir seu blog para a democracia opinativa. Era uma vez um mensalão. Caminhava a passos rápidos para punir culpados. Iniciou uma pizza e dois Ministros, com M maiúsculo se aposentaram. O "esquema" graças a enrolação teve tempo de mandar dois "currículos" imbatíveis. Estes começaram a fornalha para produzir a pizza. Seis ilustres firmaram a voz da razão e do povo. Cadeia neles. Surge o "novo safenado" Aliás, safenados existem aos milhares trabalhando. O "safenado experto", no pior sentido, quer se aposentar sem pagar nenhum tributo pelas suas malvadezas. Se fosse pobre receberia na cadeia três médicos que diriam em menos de 12 horas que nada há de errado com ele. Neste caso o safenado "de punho em riste" se declara preso político. Richard o que nós sabemos que ele vai para sua "humilde residência" sem reparar todos os malfeitos que produziu. Sem o Capitão do mato" os demais estariam rindo de gente qualificado como você e milhões de brasileiros que acreditavam na justiça.
    Derli

    ResponderExcluir
  5. Caro Richard
    Parabéns por mais uma vez abrir seu blog para a democracia opinativa. Era uma vez um mensalão. Caminhava a passos rápidos para punir culpados. Iniciou uma pizza e dois Ministros, com M maiúsculo se aposentaram. O "esquema" graças a enrolação teve tempo de mandar dois "currículos" imbatíveis. Estes começaram a fornalha para produzir a pizza. Seis ilustres firmaram a voz da razão e do povo. Cadeia neles. Surge o "novo safenado" Aliás, safenados existem aos milhares trabalhando. O "safenado experto", no pior sentido, quer se aposentar sem pagar nenhum tributo pelas suas malvadezas. Se fosse pobre receberia na cadeia três médicos que diriam em menos de 12 horas que nada há de errado com ele. Neste caso o safenado "de punho em riste" se declara preso político. Richard, o que nós sabemos que ele vai para sua "humilde residência" sem reparar todos os malfeitos que produziu. Sem o "Capitão do mato" os demais estariam rindo de gente qualificada como você e milhões de brasileiros que acreditavam na justiça.
    Derli Dossa

    ResponderExcluir
  6. Derli,
    onde anda vc? Desde que saiu do Ministério da Agricultura não deu mais notícias a este blog de debates e democrático, sempre opinativo, como se pode perceber, pois publico todas as opiniões.
    Constato que temos opiniões diferentes nesse assunto do mensalão, mas mantemos identidades iguais em relação à nossa agricultura.
    Na minha opinião o julgamento do tal do mensalão confundiu dinheiro de caixa 2 com dinheiro público, até porque a Visanet é uma multinacional, não é dinheiro público, e do B.Brasil não saiu um tostão pra contribuições ao PT. E todos os partidos fazem igual com o caixa 2, mas não são acusados disso, nem o PSDB de MG, por que então o PT?
    A questão que devo esclarecer é que só em raros momentos da minha vida acreditei na nossa justiça, portanto, nesse quesito não existe decepção de minha parte, foi só comprovação de que o nosso sistema não funciona para todos, só para as elites que fazem as leis para os outros, e estas são aplicadas ou não conforme a conveniência. A história sempre foi assim, Derli, não se iluda. Acho que vc anda lendo demais a chamada mídia "oficial", e assistindo demais a TVs platinadas.

    ResponderExcluir
  7. Richard, meu amigo, não queira transformar políticos presos em presos políticos.

    ResponderExcluir
  8. Richard, meu amigo: não queira transformar políticos presos em presos políticos

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.