sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Meu orgulho com o Brasil!

Richard Jakubaszko 
No programa eleitoral de 20 de setembro último, um Brasil que os jovens pouco conhecem. Não sabem como comparar o Brasil de hoje com o Brasil de 15 anos atrás, porque a grande mídia é oposição partidária e não informa sobre coisas boas que o governo tem feito.
Meu orgulho com esse Brasil é imenso.

Assistam o vídeo abaixo, e me digam se estou sendo ingênuo.
Se você não acreditar é porque está cego de ódio.


Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, um presidente governa para todos, e olha com atenção para as minorias. As pessoas com deficiência, por exemplo, receberam ações específicas nos últimos anos. O Programa Viver Sem Limite , por exemplo, integra 15 ministérios com vistas à promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Eles têm preferência de vagas nos cursos do Pronatec, além de alimentação, transporte e material didático gratuito. O Minha Casa, Minha Vida, por sua vez, tem casas adaptáveis para cadeirantes. Todos os ambientes, inclusive o banheiro, têm espaço para manobras de cadeira de rodas. As portas têm, no mínimo, 80 cm de vão livre. Até agora, 1,2 milhão de unidades já foram entregues.

O Banco do Brasil também faz parte deste projeto integrado: o governo federal oferece linhas de crédito de R$ 70 a 30 mil, com juros facilitados para a compra de itens como cadeiras de rodas motorizadas, adaptação para veículos e softwares de comunicação alternativa. O Viver Sem Limite também têm construído Centros Tecnológicos Cães-Guia em todo o país, para o treinamento e doação gratuita de cães adestrados para guia de cegos. O programa Caminho da Escola também tem fornecido veículos acessíveis para o transporte de crianças e adolescentes com deficiência.

Enfim, me orgulho deste Brasil que dá assistência aos deficientes.
Me orgulho deste Brasil com inclusão social de mais de 20 milhões de carentes.
Me orgulho deste Brasil porque saímos do Mapa da Fome, conforme a FAO/ONU anunciou lá de Roma esta semana.
Me orgulho deste Brasil que terá nestas eleições mais eleitores com curso superior do que eleitores analfabetos.
Me orgulho deste Brasil por ter importado médicos e que dão assistência a populações pobres, em periferias de cidades, nos sertões deste país, onde os nossos médicos, brasileiros, formados em universidades públicas não querem ir trabalhar, porque têm vergonha e preconceito contra pobres. 
Me orgulho deste país porque estamos preparando o futuro, formando jovens em faculdades através do ProUni. Mas fico irritado com os que não reconhecem isso.
Me orgulho por este Brasil, por estar evoluindo. Jamais imaginei em toda a minha vida que veria tantos avanços sociais.
.

10 comentários:

  1. Luiz Antônio Barbieri, Ouro Preto, MG27 de setembro de 2014 às 08:49

    Eu também me orgulho de um brasileiro que divulga notícias sensatas e reais, que não se deixa manipular pela imprensa "boca de aluguel" e que mantém sua consciência acesa e vigilante, para não ser iludido pela força da prepotência econômica e social. Adeus PSDBestas, a democracia os desintegrou! Que seja o Brasil de quem realmente fez e faz por Ele.
    Barbieri

    ResponderExcluir
  2. Existem 3 opções claras para a compreensão do que vc escreve: ingenuidade, cinismo ou comprometimento com o PT.
    Após elogios a um desfile de projetos assistencialistas, vc cita 2 exemplos pontuais que beiram o bizarro: primeiro de que os portadores de deficiência estão sendo foco de ações que resultam em alguma efetividade, basta observar nossas cidades ou conversar com alguém que seja portador para saber o que o mundo sabe, o Brasil é uma vergonha mundial no desrespeito a essas pessoas, apesar disso o video que apresenta é muito bom e algumas ações pontuais acontecem obviamente. Depois diz que a importação de médicos Cubanos acontece pois nossos médicos tem vergonha de trabalhar pelos rincões do país, todos sabem que eles não trabalham nesses lugares por falta de condições mínimas de respeito a saúde pública, baixos salários e corrupção.
    Enfim, se vc é "Poliano"ao elogiar o governo, o blog não me interessa.
    Se é cínico, pode ser que eu me interesse em ler outros artigos.
    Se é amigo do João Santana, marketeiro do PT me parece mais um cabo eleitoral do que blogueiro.
    Em qualquer das opções não acredito que nada vá mudar e continuaremos nos sentando a mesa com Evol Morales, Maduro, Raul Castro,Ahmadinejaad, etc... na outra mesa estarão Obama, Angela Merkel e Hollande nos observando com cara de nojo...
    abs a todos
    www.mauriciooliveira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,
      nem poliano, muito menos petista, e nem conheço o marketeiro João Santa.
      Realista, isto sim, nos meus sessenta e poucos verões, em verificar que, enfim, se faz algo pelos deficientes. Vc se contradiz ao concordar que "o vídeo é muito bom mostra algumas ações pontuais", ao mesmo tempo em que o Brasil é uma vergonha internacional. O meu orgulho pelo Brasil é por ver que, finalmente começamos a fazer alguma coisa, e em nada difere do que tenho visto lá fora, especialmente na Europa, Alemanha, Espanha, Itália, e outros, para onde viajei mais recentemente.
      Antes, nunca, nada foi feito.
      Dizer que os nossos médicos não gostam é so salário baixo, lamento, é desinformação ou cretinice sua, os salários são públicos, mais de R$ 10 mil reais, mais ajuda de custo. E foram feitos dois editais de convocação para 14 mil médicos, mas só 1.400 se inscreveram. Já a estrutura para os médicos trabalharem é municipal ou estadual, o governo federal paga os médicos, a parte mais cara do processo.
      Também nessa área as populações estavam carentes e desassitidas. Se o governo faz alguma coisa vem a crítica,é curioso vc não criticar os governos anteriores que nunca fizeram nada...
      Sentar com Evo Morales, Maduro, Ahmadinejad, deveria ser motivo deorgulho, foram eleitos democraticamente. Ahmadinejad, saiu do poder faz quase 1 ano, acho que não o informaram.
      Obama, Merkel e Hollande são neoliberais, o desemprego nos países deles comprova isso. Eles foram eleitos para "proteger" os capitais dos banqueiros...

      Excluir
  3. Pois é Mauricio, impossível não comentar o mesmo.
    Carla C. Salomão
    Logo_Azavini_Reforçado
    www.azavini.com

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela clareza de pensamento. Concordo 100% contigo.
    Achilles Clement

    ResponderExcluir
  5. Caro Richard,

    Também tenho muito orgulho do meu País e de viver neste momento único de governo popular em 550 anos de história !! abs

    ( obs não me lembro que papo é este de perfil... Ponha meu nome , Luiz Pitombo)

    ResponderExcluir
  6. José Carlos Arruda Corazza, BH28 de setembro de 2014 às 09:10

    Aqui em Minas Gerais o Aécio perde para Dilma, e nem o governo do estado ele vai influenciar.
    Já vai tarde o PSDB. Foi o Governo Federal que melhorou MG dando apoio a serviços essenciais para a população.
    José Carlos

    ResponderExcluir
  7. Richard,
    Chega de PT. Precisamos de alternância de governo. É assim nas democracias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viacava,
      não depende só de mim. Você vai ter de convencer a torcida do Corinthians, do Flamengo, do Santos, do Internacional...
      São Paulo é que precisa de alternância de poder, vc não acha? Faz 16 anos que os tucanos estão aí, e podem ser mais 4 anos se o Geraldo se reeleger.

      Excluir
  8. Estimado,
    Estou com você e não abro.
    Saudações perseverantes,
    Vladimir Milton Pomar
    Revista em chinês
    "Negócios com o Brasil"

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.