quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Pagar R$ 90 bi de precatórios é crime

Richard Jakubaszko    

Pagar R$ 90 bilhões de reais em precatórios devidos pelo governo federal foi reconhecido como crime de responsabilidade pelo ministro Paulo Guedes, em sessão de hoje na Câmara dos Deputados, e está em destaque no Estadão.

É importante saber que o governo federal não paga precatórios de pequeno e médio valor, e atrasa inclusive os devidos a aposentados do INSS, porque é mau pagador, e não tem dinheiro para pagar os de alto valor. Alguns precatórios são muito antigos, têm origem no tempo do Império, e outros são devidos por grandes desapropriações de terras, ou por disputas e erros diversos cometidos pelos governantes de plantão, que acabaram gerando pendengas judiciais prolongadas, com sentenças em definitivo e irrecorríveis. Por essas e outras, alguns precatórios têm valor real de mercado com deságio de até 95% em relação ao valor facial da dívida.

A forma prática de resgatar alguns precatórios de alto valor é usar esses direitos para pagar aquisições de privatizações feitas em leilões públicos, e valorizar o preço real dos precatórios, que chegam a 40% até 50% de deságio no valor de face. Isto gera nos políticos e governantes essa sede por privatizar tudo o que seja possível, porque o governo federal é obrigado a aceitar os títulos precatórios pelo valor real de face, devidamente reajustados pela correção monetária.

Entendeu agora onde está a corrupção de colarinho branco? Entendeu porque dezenas de privatizações aconteceram até hoje e ninguém sabe onde foi parar o dinheiro?

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.