domingo, 23 de janeiro de 2022

O mal que Lula faz à democracia

Richard Jakubaszko  

O Estadão de hoje em editorial tem o título acima em um dos espaços de opinião da diretoria. Não obtive autorização para ler o editorial on line, pois não sou assinante – e nem leitor – do mesmo há mais de 20 anos, por conta da posição radical de centro-direita, e por ser extremamente tradicional e reacionário. Essas posturas levaram o jornal a apoiar insurreições  militares e propostas ditatoriais por diversos momentos de nossa história, desde o movimento constitucionalista de 1932, e o de 1964, para ficar nos dois mais importantes. O primeiro quase nos levou à uma guerra civil, mas foi abafado por Getúlio Vargas, então ditador, mas um desafeto do jornal. O segundo nos levou uma ditadura de 21 anos, e o próprio jornal e seus diretores receberam um troco amargo dos militares, com censura e exílio. Nesses dois episódios o Estadão não aprendeu nada sobre democracia, apoiou golpes e outras aventuras nada democráticas de seus grupos de interesses políticos. Mas Lula é um mal para a democracia, segundo opinião do jornal.

Quando se trata de julgar opositores, como o ex-presidente Lula, um desafeto do jornalão, os editoriais enterram e esquecem a história do próprio país, e passam a acusar o inimigo político sem olhar o próprio rabo. No editorial de hoje o Estadão não indicou ou apontou nenhum fato comprobatório de que Lula faz mal à democracia. Onde, quando, como, o que fez Lula de mal à democracia? Ora, não sou petista, apesar de possuir simpatia por Lula e sua política social e econômica, e tenho a pretensão e o direito de, neste momento, contrariar o Estadão, além de desafiar o jornal a mostrar qual foi o mal que Lula fez à democracia brasileira.


Informo que o jornal poderia até mesmo argumentar que Lula não foi inocentado pelo STF ao provar que o ex-juiz Sérgio Moro foi suspeito ao julgar as ações contra Lula. É verdade, o STF apenas antecipou futuras sentenças, cancelou as sentenças de Moro, mas não inocentou Lula. A inocência de Lula é condição moral, por enquanto, o povo sabe disso, Estadão.

Entretanto, mal à democracia, onde? Lula participou de 3 campanhas à presidência, em 1989, 1994 e 1998, perdendo em todas, mas não contestou os resultados como fez Aécio Neves injustificadamente em 2014. Lula ganhou em 2002 e 2006 e jamais fez perseguições políticas quando esteve no poder. Não cometeu nenhum ato desabonador em relação à democracia. Lula indicou Dilma e a elegeu em 2010. Muitos queriam que Lula se candidatasse em 2010, fazendo como FHC fez em 1998, permitindo a reeleição para presidente. Apesar de seus 87% de aprovação Lula não aceitou a continuidade. Em 2014 Lula declarou que Dilma tinha direito a se candidatar para a reeleição e apoiou a campanha da companheira de partido. Em 2018, após campanha massiva da grande mídia, Lula não entrou na disputa eleitoral por motivos políticos, como se comprovou depois, e não judiciais. Mas não maculou a democracia, não pediu asilo político em outro país, para poder provar sua inocência em solo brasileiro.

O Estadão parece reviver os tempos de uma escolha muito difícil para as eleições de 2022: ou apoia abertamente seu candidato – Sérgio Moro, não declarado ainda – ou voltará a votar e apoiar Bolsonaro?


Então, Estadão, qual o mal que Lula fez à democracia? Se essa pergunta fosse qual o mal que o Estadão já fez à democracia brasileira todos os brasileiros saberiam.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.