Richard Jakubaszko
As maiores pandemias da história da humanidade, conforme vários estudiosos, foram a peste negra (1350, com 200 milhões de mortes = 51% da população), transmitida pela mordida da pulga dos ratos, e a peste Justiniana (40 milhões de mortes), e esta também com a mesma causa, mas que ocorreu em 540 d.C., quase mil anos antes da peste negra. O quadro abaixo mostra bem isso. A varíola, no período da Renascença (1520, com 56 milhões de mortes = 2,50% da população) foi a segunda maior pandemia. A epidemia do coronavírus ainda é a menor de todas, inferior mesmo a da Aids (30 milhões mortes) , apesar dessas duas apresentarem altíssimo índice de erros estatísticos.
Mas todas as epidemias tiveram erros e distorções, não tenhamos dúvida disso. O cólera, por exemplo, matou milhões em toda a Ásia, especialmente na Índia, com baixo índice de registro. Uma coisa a considerar é a população da época de cada pandemia. A gripe espanhola, em 1918-1919, com 45 milhões de mortos, matou percentualmente menos que a varíola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.