quinta-feira, 13 de abril de 2023

UOL: mais uma mentira engajada sobre a fake news do aquecimento global

Richard Jakubaszko
O UOL publicou hoje mais uma mentira sobre o mentiroso aquecimento global, dando a entender que a flatulência de bovinos causou uma explosão que matou 18 mil bovinos de uma só vez numa fazenda no Texas. A notícia pode ser lida neste link: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/04/13/explosao-fazenda-eua.htm 

Entretanto, apesar de sabermos que a flatulência dos bovinos não causa explosões, a notícia não dá explicações sobre o que de fato aconteceu na fazenda texana. Explica que uma máquina com defeito provocou a explosão, causando um prejuízo de milhões de dólares. E nada mais, nem entra em detalhes sobre o que é a fazenda, se produtora de leite, que seriam vacas leiteiras confinadas em vários galpões, ou se um complexo produtor de bovinos confinados em vários estábulos, cobertos ou a céu aberto. Se a céu aberto seria impossível a explosão, porque o metano expelido se espalha rapidamente. Se em galpões fechados, que não são utilizados para a produção de gado confinado, somente poderia ser de gado leiteiro, e seriam várias dezenas de galpões, porque 18 mil cabeças de gado não podem ser reunidas num único ambiente.

Provavelmente a tal "máquina com defeito" seja um biodigestor de grande porte, que explodiu causando a morte dos animais. Esses biodigestores reúnem as fezes e urinas dos animais confinados e acumula o material em tanques fechados, forçando a fermentação por produtos químicos, para que, depois, possam ser estocados em botijões em forma de gases, que serão vendidos no mercado como matéria prima para a produção de energia elétrica, ou mesmo como combustível para veículos automotores, obtendo ainda créditos de carbono pelo sequestro de GEE - Gases de Efeito Estufa.

Invariavelmente, pois não sei como era o biodigestor da fazenda texana, os gases são acumulados num enorme galpão-caldeirão, coberto com lonas plásticas, ou mesmo de metal. Provavelmente foi esse galpão que explodiu, e estava ao centro do conglomerado de reses estabuladas, sejam de leite ou corte, matando os animais.

O UOL, entretanto, não entra no mérito, mas trata de dar explicações sobre a emissão do metano pelos bovinos, afirmando que são GEE, causadores do suposto aquecimento global.

Acho que o autor da matéria é vegano, além de ser ambientalista de gabinete. E publica uma notícia furada, sem nexo, mostra só o efeito, e supõe a causa. Convenhamos, isso não é notícia, é uma barrigada, como se diz no jornalismo.

No livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?" mostro como se formou o engajamento midiático em favor da mentira do aquecimento.
Quem desejar ler o livro e ter informações de como comprá-lo pode clicar neste link: https://richardjakubaszko.blogspot.com/2022/05/saiu-3-edicao-do-livro-co2-aquecimento.html



.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.