quarta-feira, 2 de julho de 2014

Universo no teu corpo

Richard Jakubaszko  
Talvez o maior sucesso de Taiguara.

Uruguaio, nascido em 1945 em Montevidéu, mas de pai brasileiro, veio para o Brasil com 4 anos de idade, morou primeiro no Rio e depois em São Paulo. Participou de festivais, e nessa época começou a compor, campo em que se mostrou talentoso, assim como cantor, possuidor de uma voz melodiosa e que marcou época.

Taiguara abandonou a faculdade e integrou como cantor o Sambalanço Trio, conhecido conjunto musical dos anos 60 e 70. Fez carreira em festivais, e se firmou como compositor em meados dos anos 70, quando passou a se dedicar a outros experimentalismos, trabalhando ao lado de Hermeto Pascoal.

Durante a ditadura militar, teve problemas com a censura, e é até hoje considerado o compositor mais censurado daquela época. Ficou exilado depois de 1964. Retornou ao Brasil, e continuava sendo censurado. Creditou a autoria de algumas de suas músicas à sua mulher para conseguir liberação das mesmas. Em 1975, depois de mais uma proibição, exilou-se novamente, tendo morado em diferentes países (Inglaterra, Etiópia, França, Tanzânia). 
A música de Taiguara assimilou diversas influências. Nos anos 80 voltou-se para a música latino-americana, gravando guarânias paraguaias e outros ritmos latinos, mas não fez mais sucessos.

Alguns de seus maiores sucessos são "Hoje", "Universo do Teu Corpo", "Viagem".
Morreu em São Paulo, em 1996.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.