sábado, 20 de novembro de 2010

Ti lascio una canzone

Richard Jakubaszko
Gente, o mundo é bom e muito bonito. Nada está perdido ainda, temos salvação...
Assistam alguns dos vídeos abaixo, é pura magia, música e emoção. Muita emoção, é muito talento, confesso, admito, é nervo exposto de dente.
Ti lascio una canzone foi um programa na RAI, a TV pública Italiana, programa que descobri numa sexta-feira altas horas da noite quando estava na Alemanha em setembro último. Depois de andar durante o dia inteiro, fazendo compras e olhando tudo, fiquei, como se diz, "moído". Os pés, pernas, o corpo inteiro doía. Jantei cedo e fui para o hotel, pois no dia seguinte era para reiniciar o longo retorno de volta da viagem. Depois de tomar um banho liguei a TV, abri uma latinha de cerveja, acendí meu cigarrinho de palheiro e fui navegar na TV a cabo. 

Tropecei na RAI que apresentava o programa "Ti lascio una canzone". Um programa de TV com músicas cantadas apenas por crianças, na faixa etária de 9 a 14 anos. Travei. Levantei o volume e me deixei enlevar, foi paixão pura, emoção, tudo que se possa qualificar como "felicidade divina, paradisíaca".

Ao voltar ao Brasil comentei com minha mulher sobre o talento das crianças e ficamos de "butuca" para ver se a RAI apresentava o mesmo programa no Brasil. Não deu outra, nas sextas-feiras, 23:00 horas, entrava no ar o programa que nos encantou nas últimas semanas.

Programa de TV com crianças, com talento exacerbado, com criatividade, com música de primeira, e à medida que íamos assistindo constatávamos a impossibilidade de gostar mais de um(a) ou outro(a) artista mirim ou juvenil. 

Mostro a vocês, leitores do blog, em pequenas e completas pílulas, aqui vocês têm Francesca Pallini, 9 anos, que graça, que brejeirice, que talento...


Outros artistas mirins e juvenis se sucediam, cada um melhor que o outro, apresentados por Antonella, uma simpática dona italiana de sorriso lindo. Assistam o talento de Damiano Mazzone, 13 anos, um "merdinha" de um projeto de gente, napolitano de conversa fácil e envolvente, um cantinflesco... Mas que voz melodiosa, que balanço, emoção na veia...


O mesmo Damiano canta solo Dicitencello vuje, é emoção pura, nitroglicerina na aorta, e depois, ao final, uma canja com um dos monstros italianos da música popular, Mássimo Rannieri, que (se) encanta com Damiano.

Assistam agora Silvia Biondi, 13 anos, que canta "A banda" do nosso Chico Buarque, com um balanço e uma graça italiana admirável.



Quem ganhou a competição? Pois os italianos nos dão uma lição admirável. As crianças não competiam entre si, a votação era nas músicas, não se avaliava o talento ou a exibição individual, apesar de serem elogiadas, porque não se constrange crianças em posição de perder ou ganhar, mas de participar. Aliás, percebam em todos os vídeos, garotos ou meninas, que não estão maquiados, as meninas não usam salto alto, não se travestem de adultos, não jogam sedução, são simplesmente crianças...


Percebam, ainda, a qualidade de transmissão das imagens, o tamanho do auditório, em que duas câmaras, seja em panorâmicas ou em closes, "surfam" o tempo inteiro, dão passeios de 360º graus nos "artistas". Ainda outra coisa brilhante, a iluminação do cenário, cores, muitas cores, o "palco cênico" como chamam os italianos, sempre diferente, criativo, onde eles mostram porque são "primeiro mundo", mesmo sendo uma TV pública como a RAI. A RAI não é TV privada, não.

A "música ganhadora" do Prêmio do Grande Júri, foi "Io vivrò", interpretada de forma brilhante por Madalina Lefter, 13 ou 14 anos, uma voz de contralto que mexe com a alma, arrepia, nos deixa embalados pelos anjos, comprovem:
https://youtu.be/IriDoyfPjWY

Uma das três músicas finalistas, mas que nada ganhou, que pena, foi "Io vorrei...non vorrei...ma se vuoi" (Quero, não quero, se queres...), com Rita Ciccarone, uma gracinha juvenil de 13 anos com seus indispensáveis óculos.


A música vencedora no Voto Popular, com milhões de votos de toda a Itália, foi "I giardini di marzo", do genial Lucio Battisti, na interpretação de Mattia Lever, 14 anos, um talento que já está nas alturas (um espigão, tem perto de 1,85 de altura...), mas que ainda vai amadurecer muito, talvez para chegar à perfeição, porque já é brilhante. É isso, lamento, mas me faltam adjetivos para qualificar tanto talento junto...

Recomendo a quem desejar ouvir alguns dos outros admiráveis talentos mirins italianos que visite o Youtube, digite Ti lascio una canzone, clique para pesquisar, e assista muitos dos vídeos. Você, visitante deste blog vai "tirar férias deste mundo marvado", vai visitar o paradiso pelo tempo em que permanecer por lá. 
Depois me digam se falei a verdade ou se exagerei...
Buonna giornatta!
Aí embaixo emocionem-se com "I giardino di marzo" (Os jardins de março):

Por fim, uma canja de Rita Ciccarone e Madalina Lefter que duetam com Amii Stewart, em inglês, neste inesquecível programa Ti lascio una canzone. 
Por que será que as TVs brasileiras não exibem mais musicais? O que é que acontece com a TV brasileira?
_

5 comentários:

  1. Regina Ruiv
    São Paulo/Capital
    Incrível: você pensa e sente o que tenho vivido ao assistir a Rai. A alma fica limpa, em paz, depois de ver a delicadeza desse progrma. Você descreveu tudo da forma perfeita como vejo. Imagine um programa semelhante feito aqui no Brasil? Crianças travestidas de adultos cantando no Faustão. Já pensou?
    Nada como os programas da Rai para nos fazerem esquecer do mundo lá fora... Aqui em casa somos fãs incondicionais.
    Parabéns por este artigo: perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Richard,
    é verdade, o Paraíso existe!!!
    Ana Piemonte

    ResponderExcluir
  3. Richard!
    É verdade. Deveriam ter programas desses aqui.
    Valeu.
    Odo Primavesi

    ResponderExcluir
  4. Dandinha, São Gabriel da Palha, ES,22 de novembro de 2010 às 08:11

    Bravo!!
    Richard, belíssimos os vídeos!
    Solamente tu per fare una bela "surpresa" con tante alegrie..
    Gratzie e tanto!
    Dandinha
    Cooabriel

    ResponderExcluir
  5. Tanto aa RAI (itália) quanto a TVE (espanha) dedica programs de alto nível para crianças. Eu os tenho assitido. Bem, alguns disseram para colocar no fautão algo parecido como o progama da RAI. eu já pendo que todas as emissoras deveriam se reformular, por exemplo o programa da Eliana, não pode ser mais chato e sem criatividade. Os BBB, deveriam colocar outro tipode programa menos vulgar e até pornográfico naquele ho´rário. PEndo que as Tvs brsileiras esquecem que são concessões públicas, portanto de cunho totalmente sociais. DIzem que se dá ao povo o que ele quer, isso é uma mentira. Infelizmente o povo aceita qualquer lixo por falta de opção.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.