"O processo do julgamento do mensalão foi feito para condenar, e não para julgar". Esta é uma das muitas opiniões manifestadas pelo respeitado jurista Dalmo Dallari, professor de direito constitucional, sobre o julgamento do mensalão, especificamente quanto ao polêmico uso jurídico da questão do "domínio do fato", teoria criada pelos nazistas para condenar pessoas acusadas de ações contra o governo durante a segunda Grande Guerra.
O blogueiro Eduardo Guimarães, do blog da Cidadania, http://www.blogdacidadania.com.br/2013/12/jurista-prega-que-barbosa-reembolse-gastos-com-prisao-de-reus-do-mensalao/ entrevistou o jurista Dalmo de Abreu Dallari, e a entrevista está no vídeo abaixo, em que o jurista aponta outras graves acusações sobre o comportamento de alguns juízes do STF durante o julgamento do chamado mensalão.
.
Richard,
ResponderExcluirsó ouvi falar desse jurista,Dalmo Dallari. Ele é advogado? A opinião dele tem algum peso na comunidade acadêmica ou na área jurídica?
Carlos Reuter
Novo Hamburgo
Carlos, o mestre Dallari é advogado e jurista consagrado internacionalmente. É professor Emérito da USP/Univ. São Paulo. Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.
ExcluirÉ concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica.
Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico.
Dallari tem mais de uma dúzia de livros publicados na área jurídica, e foi professor de muitos juízes e ministros do STF.
Se a opinião dele não tiver peso na comunidade acadêmica e jurídica, a minha é que não tem mesmo, não é?
Richard