domingo, 15 de dezembro de 2013

O STF e a hipocrisia do julgamento do mensalão.

Richard Jakubaszko   
"O processo do julgamento do mensalão foi feito para condenar, e não para julgar". Esta é uma das muitas opiniões manifestadas pelo respeitado jurista Dalmo Dallari, professor de direito constitucional, sobre o julgamento do mensalão, especificamente quanto ao polêmico uso jurídico da questão do "domínio do fato", teoria criada pelos nazistas para condenar pessoas acusadas de ações contra o governo durante a segunda Grande Guerra.

O blogueiro Eduardo Guimarães, do blog da Cidadania, http://www.blogdacidadania.com.br/2013/12/jurista-prega-que-barbosa-reembolse-gastos-com-prisao-de-reus-do-mensalao/ entrevistou o jurista Dalmo de Abreu Dallari, e a entrevista está no vídeo abaixo, em que o jurista aponta outras graves acusações sobre o comportamento de alguns juízes do STF durante o julgamento do chamado mensalão.

Eduardo Guimarães fez questão de ressaltar em seu blog que "Dallari, por sua clareza e lucidez, faz pensar que a vida começa aos 80 anos, a faixa de idade dele". Ainda para Eduardo, "para quem é da área do Direito, as opiniões de Dallari não deixam dúvida de que, no mínimo, há algo de muito errado com o julgamento do mensalão".
.
.

2 comentários:

  1. Richard,
    só ouvi falar desse jurista,Dalmo Dallari. Ele é advogado? A opinião dele tem algum peso na comunidade acadêmica ou na área jurídica?
    Carlos Reuter
    Novo Hamburgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, o mestre Dallari é advogado e jurista consagrado internacionalmente. É professor Emérito da USP/Univ. São Paulo. Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.
      É concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica.
      Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico.
      Dallari tem mais de uma dúzia de livros publicados na área jurídica, e foi professor de muitos juízes e ministros do STF.
      Se a opinião dele não tiver peso na comunidade acadêmica e jurídica, a minha é que não tem mesmo, não é?
      Richard

      Excluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.