sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Como se mede a temperatura no planeta?

Richard Jakubaszko
As fotos mostram porque as temperaturas estão "mais altas", e crescendo...

Parece piada... Também pudera, não é? Só tem concreto em volta dos sensores de medição...
É só ver a temperatura nas áreas centrais das grandes cidades: estão de 4ºC a 7ºC acima das registradas nas periferias dessas cidades, onde a vegetação está presente de forma mais exuberante.
Fotos enviadas pelo físico José Carlos Parente de Oliveira, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, co-autor do livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", obra na qual tenho ainda a companhia de Luiz Carlos Baldicero Molion, e também de um grupo fantástico de cientistas e profissionais de áreas correlatas, como Geraldo Luis Lino, Odo Primavesi, Evaristo Eduardo de Miranda, Fernando Penteado Cardoso, Ângelo Paes de Camargo (in memoriam).
Para comprar o livro (R$ 40,00 + despesas postais), envie e-mail para co2clima@gmail.com ou ligue 11 3879.7099 na DBO Editores, com Cristiane.

.

3 comentários:

  1. Prezado Richard, parabéns pelo ativo e sempre pertinente blog.
    Não sou conhecer profundo do assunto, mas há alguns anos fui estudar a questão dos "green roofs" (telhados verdes) como uma alternativa de extensão do negócio de paisagismo de minha esposa (www.laviepaisagismo.com.br). O telhado verde é uma compensação que se faz pela impermeabilização do solo, plantando vegetação no telhado das edificações. Em algumas cidades da Europa, EUA e Canadá os telhados verdes já são previstos em lei e seus benefícios são amplamente divulgados.
    Uma das coisas que aprendi estudando essa questão foi o efeito chamado “ilhas de calor” – que nada mais é do que o aumento da temperatura ambiente nas cidades (ilhas), à medida em que nos afastamos das áreas rurais. O ‘green roof’, se aplicado em larga escala nas edificações, poderia ser um atenuante para esse problema além de muitos outros benefícios relacionados à fauna local, à economia de energia com ar condicionado, à redução da velocidade de escoamento de água das chuvas que potencialmente ajudaria a evitar enchentes urbanas etc. Vamos chegar lá!
    Grande abraço.
    João Hilário da Silva Jr.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o argumento "científico" dos que acham que tudo está bem! "Certamente" daí saem os dados que alimentam as pesquisas! Se quer que o levem a sério, seja sério.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo,
    não acho que está tudo bem; mas acho que há mentiras nessa questão do aquecimento.
    Entretanto, este é um blog de debate, portanto, de opinião. Para debater com alguém preciso saber quem postou o comentário, caso contrário fica difícil levar a sério o comentário. Se quer que o levem a sério, seja sério, e responsável, identifique-se.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.