sábado, 7 de maio de 2016

Agrisus: 15 anos

Richard Jakubaszko 
Estive lá no IAC para comemorar com o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, sua família e amigos, os 15 anos de fundação da Agrisus.
A gente tem orgulho de ser contemporâneo desse centenário cidadão brasileiro, às vésperas de completar 102 anos, forte e lúcido.
No Portal DBO reproduzimos mais informações e o vídeo abaixo, com um depoimento sintético e objetivo do Dr. Cardoso.



Fundação Agrisus completa 15 anos
Criada pelo engenheiro agrônomo, entidade financia pesquisas de conservação do solo
Com a presença de lideranças e técnicos da área agrícola como o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, Amauri Dimárzio, Orlando Melo de Castro (coordenador da Apta), Sérgio Carbonell (diretor geral do IAC), Alfonso Adriano Sleutjes presidente da Febrapdp (plantio direto), John Landers, Mário Barbosa (ex-diretor da Bunge), Roberto Cano de Arruda (diretor da SRB), José Peres Romero, Mário Von Zuben (diretor executivo da Andef), muitos professores e pesquisadores dos diversos institutos de pesquisa, comemorou-se na tarde de 5 de maio os 15 anos da Fundação Agrisus. O evento aconteceu no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Iniciativa da família do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso e hoje presidida pelo professor da Esalq, doutor Antonio Roque Dechen, a Agrisus – Agricultura Sustentável foi fundada em 24/4/2001. É a única entidade privada que destina recursos próprios a pesquisas de conservação e melhoria da fertilidade do solo.

A missão da Fundação Agrisus (www.agrisus.org.br) é estimular a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, bem como incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade dos solos de forma sustentável e favorável ao ambiente.

Nesses 15 anos de atividades, recebeu 1.798 projetos, dos quais 795 foram aprovados e receberam recursos para execução. O maior número de solicitações se refere a pedidos de apoio para desenvolvimento de pesquisas agronômicas.

.

Um comentário:

  1. Obrigado Richard pela cobertura do evento e por seus amáveis comentários. A visão de uma fertilidade sustentável sempre um sonho agronômico. Grande abraço
    Fernando Cardoso

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.