sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pesquisa científica em vias de extinção em São Paulo

Richard Jakubaszko 
Não estou exagerando, absolutamente, pois é isso o que pode acabar acontecendo no estado mais rico do país, estamos a poucos passos de extinguir os institutos de pesquisa de São Paulo, na agricultura, saúde e também da área ambiental. Já tínhamos, nos últimos 12 anos, a falta de pesquisadorees científicos.

Agora, o governo do estado está colocando à venda várias estações experimentais, especialmente do IAC e do Instituto de Zootecnia. Essas áreas foram consideradas inservíveis pelo governo.
Na entrevista abaixo, com o pesquisador Joaquim Azevedo, da Apta, e também presidente da APQC - Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, pode-se entender o que está acontecendo.

A entrevista foi realizada para o Portal DBO e está também disponível neste link:  http://www.portaldbo.com.br/Agro-DBO/Super-manchete/Pesquisa-cientifica-publica-em-vias-de-extincao-em-Sao-Paulo/16930

.

5 comentários:

  1. José Carlos Arruda Corazza19 de junho de 2016 às 23:51

    É uma vergonha o que a gente acabou de ouvir desse pesquisador. Afinal, o governo trabalha para quem?
    José Carlos

    ResponderExcluir
  2. Sem repor o corpo técnico e de apoio, com salários corrigidos, até o Hospital das Clínicas deixa de ser produtivo e atender seus usuários.
    Mais ciência, menos dependência!

    ResponderExcluir
  3. Esta na hora da mobilização das classe de pesquisadores, das empresas e dos agricultores com suas representações. Não podemos deixar o sucateamento avançar mais do que já está.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Felício / USP21 de junho de 2016 às 18:43

    Está sim em extinção, faz tempo. Veja o sucateamento da USP e ainda o tal "plano de metas produtivistas". Faça pesquisa, publique para garantir seu salário, caso contrário, nós o rebaixaremos. Só tem um ponto altamente ilegal... temos que fazer pesquisa e produção com o próprio salário (principalmente pessoas como eu, que discordam do status quo). Nunca vi ou ouvi falar disto... usar seu salário para fazer produção para uma instituição para que ela te pague seu salário!
    Ab.
    Ricardo Felício

    ResponderExcluir
  5. Somos da Secretaria de Agricultura e concordamos plenamente com o colega Joaquim: há um desincentivo à pesquisa pública no Estado de São Paulo. E sabemos que tal desestímulo não atinge apenas a área agrícola, mas sim todas as áreas, tal como a da saúde. Um possível reflexo deste pouco caso com a pesquisa em SP possivelmente possa ser ilustrado pela recente crise de caxumba, que fez inúmeros vítimas, entre elas meu próprio filho, que estava com o calendário de vacinas em dia. Entretanto, novas linhagens de vírus devem ter tornado a vacina atual ineficaz, não tendo havido o investimento em pesquisas para atualização da vacina.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.